GNA: um Coprocessador para Aceleração Neural

GNA é um coprocessador responsável pela aceleração Gausiana e processamento de inferência integrados em alguns modelos de processadores. O GNA é similar ao coprocessador matemático dos processadores 386 da década de 90. Neste texto veremos como utilizá-lo junto ao kernel do Linux.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


A poderosa nuvem: Intel® DevCloud com GPU Iris Xe Max!

Neste artigo veremos como utilizar o poder computacional das últimas gerações de hardware Intel na nuvem DevCloud gratuitamente, mas por tempo limitado. Além de processadores de última geração, poderemos testar a nova e primeira GPU da Intel dedicada Iris Xe MAX.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


OneAPI: A plataforma da Intel para facilitar o desenvolvimento com chips Intel, AMD, ARM, NVIDIA POWER e FPGA

Não existe uma única arquitetura perfeita. Desenvolver para todas as plataformas é um grande desafio. Sendo assim, como Innovator Certificado Oficial Intel, disponibilizo aqui no Viva o Linux um modelo de desenvolvimento unificado denominado projeto OneAPI.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


Instalando Facebook Folly através do Conan

Esse blog post tem o objetivo de apresentar o projeto Facebook Folly e sua complexa cadeia de dependências, bem como o seu uso. Também irá apresentar Conan como uma solução para a sua instalação e de suas dependências.

Por: Uilian Ries


Linguagem C - Funções Variádicas

Artigo com o intuito de demonstrar o funcionamento de funções com número variável de argumentos. As famosas funções declaradas como func(int, ...).

Por: Enzo de Brito Ferber


openCertiface: Biométrica Facial em nuvem baseada em software livre

É com muita satisfação que disponibilizo aqui no Viva O Linux o primeiro documento técnico oficial sobre a utilização do openCertiface, um software livre baseado no projeto CERTIFACE, no qual sou o inventor e nasceu para combater a fraude e proteger as pessoas do bem.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


Tutorial OpenGL v3.0

Nesse artigo, trago-lhes a biblioteca SFML junto com OpenGL.

Por: Thiago Henrique Hüpner


Tutorial SFML

Neste artigo, abordarei a biblioteca SFML utilizando a linguagem C++. Segurem os cintos e vamos nessa!

Por: Thiago Henrique Hüpner


Programação de Jogos com SDL

Este é um tutorial 2 em 1, vamos programar passo a passo dois jogos. O primeiro jogo será um jogo de labirinto e o segundo um snake (jogo da cobrinha). Os jogos serão feitos usando linguagem C e a biblioteca SDL.

Por: Samuel Leonardo


Ponteiros - Saindo de Pesadelos

Aqui, vou explicar como trabalhar com ponteiros em C da forma mais fácil possível, tentarei mostrar algo avançado também. Enfim, quer aprender a usar ponteiro? Leia este artigo, nunca mais irá apanhar.

Por: C00L3R_


Android NDK: Desmistificando o acesso a códigos nativos em C

Acredito que quase todo usuário da plataforma Android provavelmente já questionou como é possível algumas aplicações gráficas apresentarem tamanha performance, mesmo com modelos de equipamentos que apresentam o mais modesto hardware e/ou versão do Android? O NDK (Native Development Kit) é a resposta para todas estas dúvidas e muitas outras.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


SDL e C - Uma dupla sensacional

Neste artigo tentarei apresentar o uso simples da SDL com a linguagem C. Estarei mostrando alguns exemplos práticos para isso.

Por: André






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts