Sinais em Linux

Você sabia que o comando kill não serve para apenas "matar" um processo? Esta é apenas uma de suas finalidades. Na verdade trata-se de comunicação por sinais, um IPC (InterProcess Communication) muito útil e simples de ser usado. Existem outros sinais que podem ser muito úteis, principalmente em programação C. Os exemplos deste artigo são todos em C.

Por: Elgio Schlemer


Alocação dinâmica de memória em C

Esta artigo objetiva mostrar com se faz alocação dinâmica de memória para programas em C (utilizando o malloc). A alocação dinâmica é um recurso muito utilizado, em especial para as linguagens de alto nível.

Por: Carlos Roberto S. Junior


Cuidado com números em Ponto Flutuante

Quanto seria (200*0,7) + 200? 340 você diria? Então você deve ler este artigo. Dependendo da situação esta operação matemática não resultará em 340. Absurdo? Quem programa em linguagem de programação C deve ficar atento!

Por: Elgio Schlemer


Compilando Templates C++

Neste artigo você verá um pouco sobre como Templates C++ funcionam e sobre técnicas de como compilá-los num ambiente modularizado.

Por: Hugo Benício


Bug afeta todas as distros

Quer ver se o seu Linux tem o bug? Digite no terminal: "date -d 01/19/2038". Veja o resultado e depois digite: "date -d 01/20/2038". Quer concertar? Veja o artigo.

Por: M4iir1c10


Estudando recursividade direta e indireta

Uma rápida explicação e demonstração de como funciona a recursividade para programas em C especialmente, usando como exemplo o algoritmo de Euclides para o cálculo do MDC.

Por: Carlos Roberto S. Junior


Dynamic libraries com libtool

Este artigo tem como objetivo dar uma pequena noção de como utilizar a ferramenta libtool para gerar uma biblioteca dinâmica, os famosos libalgumacoisa.so. Isso permite que você linke várias funções que são usadas em vários códigos numa mesma biblioteca.

Por: Perfil removido


Alocação dinâmica

A alocação dinâmica é o processo que aloca memória em tempo de execução. Ela é utilizada quando não se sabe ao certo quanto de memória será necessário para o armazenamento das informações, podendo ser determinadas em tempo de execução conforme a necessidade do programa. Dessa forma evita-se o desperdício de memória.

Por: Daniel Gurgel Pinheiro


Acessando a porta paralela via Linux

A porta paralela vai além da comunicação com uma impressora, podemos conectar qualquer tipo de dispositivo, tanto para controle e transmissão, como para aquisição e recuperação de dados. Para manipular esse dispositivo tão interessante podemos usar a poderosa linguagem C/C++, porém existem algumas particularidades para acessar as portas paralelas via Windows e Linux.

Por: Daniel Gurgel Pinheiro


Projeto Icecream (parte 1)

O Icecream é um projeto que visa fornecer um ambiente de desenvolvimento web para programadores de sistema GNU/Linux. Eis aqui o Making Off para quem está interessado em aprender mais sobre programação visual em Linux utilizando o framework Qt.

Por: Ragen Dazs


SDL - Ótimo para criação de jogos

A biblioteca SDL foi criada para facilitar a criação de jogos em Linux, *BSD, MacOS, Win32 e BeOS. Por ser uma biblioteca multi-plataforma, você terá um único código de seu jogo para diferentes sistemas operacionais. Neste artigo abordarei o básico sobre o uso dessa poderosa biblioteca.

Por: Hunz


Desenvolvendo para microcontroladores em GNU/Linux

Este artigo irá demonstrar como o GNU/Linux pode ser uma plataforma de desenvolvimento de programas para microcontroladores. O foco do artigo será como utilizar as ferramentas de compilação, simulação e gravação. Será explicado um pouco da teoria de programação para microcontroladores. Como exemplo, usaremos o microcontrolador PIC16F877.

Por: Thiago Marcos P. Santos






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts