A mágica do polimorfismo e seus conceitos na ótica de C/C++

llg

Linkagem Dinâmica x Linkagem Estática? Quais os tipos de polimorfismo? Overhiding ou Overloading? Como C/C++ proporciona a linkagem dinâmica? Método da tabela virtual?

Por: Lucas Lira Gomes


Tratamento de exceções na linguagem C

Uma implementação de tratamento de exceções usando a linguagem C, discutindo vários modelos e suas limitações, possíveis vazamentos de memórias, testes comparativos, muitos exemplos, introdução a certos recursos da linguagem, ... É certamente um assunto interessante se você quer expandir seus conhecimentos da linguagem C.

Por: Vinícius dos Santos Oliveira


Criando aplicativos para o iPhone no Linux (sem Xcode e MacOS X)

Consultando diversos especialistas da plataforma iPhone, não obtive sucesso na busca de alternativa ao desenvolvimento para os aparelhos da APPLE no Linux. Mas no fundo o Cortex-A8 é um processador ARM, então deixo neste documento como usar o compilador llvm-gcc-4.2 para a arquitetura Darwin-Arm, assim permitindo criar binários para os dispositivos APPLE a partir de fontes C/C++ e Obj-C.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


Algum humor e C++ Design Patterns (parte 2)

Continuamos a discussão a respeito de Singletons, iniciada na primeira parte desse artigo até chegarmos à Injeção de Dependência. As coisas agora se tornam profundamente C++. Transformamos os Singletons em contêineres, para torná-los efetivamente reutilizáveis e discutimos a teoria que existe por trás dos Templates do C++ e de como a metaprogramação é feita nessa linguagem.

Por: Paulo Silva Filho


Algum humor e C++ Design Patterns (parte 1)

Uma apresentação e descrição bem humorada a respeito dos "design patterns" clássicos de programação implementados em C++. Visa ajudar os desenvolvedores C++ (e em alguns casos os de C, apenas) a deixar o seu código mais bonito, seguro e elegante. Bem, e as piadas não visam ser de mal gosto - se forem, por favor, me avisem, que eu as retiro!

Por: Paulo Silva Filho


Mapear objetos em C

Este artigo visa passar uma visão geral de como mapear os conceitos da Orientação a Objetos para uma linguagem não orientada a objetos, utilizando como estudo de caso a linguagem C.

Por: Fábio Felix Dias


O Produtor e o Consumidor

Este artigo tem por finalidade apresentar um problema clássico em sistemas operacionais, a relação "o produtor e o consumidor", que visa por em prática a gerência de processos concorrentes em um sistema operacional. Problema: um processo escreve em um buffer limitado, enquanto outro lê e limpa o mesmo, preservando a integridade dos dados.

Por: Ricardo Bocchi


Programação com números inteiros gigantes

Quanto é o fatorial de 5? 120, fácil, não? E quanto é o fatorial de 6000? É um número com 20 mil dígitos. És capaz de escrever um programa que calcule isto? Depois de ler este artigo, você será!

Por: Elgio Schlemer


Parâmetros interessantes do scanf e do printf em C

O scanf pode parecer chato ao ler strings pelo fato de não tratar espaços em branco e não retirar o ENTER do teclado. Seu domínio tem sido, junto com o printf, um dos maiores problemas para quem está aprendendo C. Mas eles são poderosos.

Por: Elgio Schlemer


A duplicação do buffer de saída na chamada de sistema fork() do Linux

Este artigo relata uma situação inusitada que ocorreu durante a execução de um programa de teste da chamada de sistema fork() do Unix e do Linux, esclarecendo detalhes sobre o funcionamento desta chamada de sistema no que diz respeito a buffers.

Por: Roland Teodorowitsch


Compilando o Mono 2.2 no Ubuntu 8.10

Como estava tendo muita dificuldade no início, resolvi documentar todos os passos do processo de compilação do Mono 2.2 e todos os pacotes dependentes e auxiliares, para poder refazer tudo novamente ou rever onde estava errando. Agora disponibilizo para que possa ajudar outros. O processo pode ser feito tanto no Linux Ubuntu 8.10 quanto no Debian.

Por: Claudio Rocha de Jesus


Desenvolvendo aplicativo para autenticação biométrica utilizando a Libfprint

Neste tutorial vou explicar como utilizar a libfprint a seu favor, ou seja, desenvolver um software utilizando a mesma para leitura de impressões digitais no Linux.

Por: Rafael Wagner Souza da Silva






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts