Este é o terceiro artigo da série sobre programação e vamos falar aqui sobre POO, que não é a melhor coisa do mundo, mas é o melhor que já vi para a programação nestes meus 25 anos no ramo.
O conceito principal em POO é o de CLASSE. E classe é um sinônimo de categoria!
De fato, quando definimos uma classe, estamos representando através dela todos os objetos daquele tipo que estejam no escopo do nosso programa. Os objetos serão então INSTÂNCIAS daquela classe.
Já que começamos as falar em "objetos de sentar", vamos continuar com essa analogia e usá-la durante todo o decorrer do artigo, para discutir todos os aspectos da POO. Todos os exemplos de agora em diante serão dados em C++.
Discutiremos, nessa ordem, CLASSE, IMPLEMENTAÇÃO, ESCOPO e ENCAPSULAMENTO, INSTÂNCIA (OBJETO), HERANÇA e POLIMORFISMO, que são os conceitos mais importantes em POO.
Claro que o assunto é muito extenso e não cobriremos tudo a respeito nesse artigo. Mas para ajudar a prosseguir no estudo, no final forneço uma lista de referências para quem quiser saber mais sobre o tema.
[2] Comentário enviado por ssdeassis em 05/07/2008 - 21:56h
esperei muito pela terceira parte do artigo continua muito bom como os dois primeiros tenho aprendido muito com a sua série de artigos. Agora vamos ao proximo. Meus parabems.