Instalando Slackware "na marra"

Mudança de HD. Fiz backup dos meus dados e formatei tudo, só para depois descobrir que meus CDs do Slackware, tanto o 11 quanto o 12, não davam boot de modo algum pela minha novíssima gravadora de DVD! Quanta tristeza. Mas linuxeiro não passa sufoco e aqui está uma alternativa para instalar o seu Linux, ainda que meio "na marra".

[ Hits: 22.341 ]

Por: Edvaldo Silva de Almeida Júnior em 05/03/2008 | Blog: http://emeraldframework.net


Como tudo começou



Comprei um HD novo e resolvi organizar todas as minhas distribuições Linux nele. A verdade é que tenho um monte de distribuições no meu computador. No último censo que fiz eram seis (Slackware, Debian, Damn Small Linux, Kurumin, Fedora e Dudux - essa última é uma distribuição que estou preparando, voltada para crianças, com muitos jogos e software educativo - depois faço um artigo sobre ela, quando der os últimos retoques e publicá-la).

Só que, depois de ter formatado tudo (pois aproveitei o HD antigo para outras funções), descobri que todos os meus CDs de instalação davam boot, menos os do Slackware... Justo a minha distribuição predileta!

De qualquer forma, instalei as outras distribuições na madrugada e pela manhã seguinte fui para o trabalho tristonho. O Slackware é minha principal plataforma de desenvolvimento e eu realmente tenho muito trabalho em andamento no momento, não podendo ficar sem ele de modo algum.

Andando pelo depósito de sucata da empresa onde trabalho, achei um "micrelho" desativado. Um Pentium 100, com um HD de 3.2 Gbytes. Na mesma hora em que vi essa preciosidade um raio de esperança brilhou em minha mente! Se o HD funcionasse eu estava salvo!

Imediatamente tirei o HD e testei. Perfeito! Nem mesmo um bad block para perturbar minha vida.

Instalei nele o básico do Slackware (séries A e L) e levei-o para casa comigo à noite.

Começava o trabalho interessante...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Como tudo começou
   2. O Debian salvou o Slackware
   3. Retoques finais
   4. Considerações finais
Outros artigos deste autor

Programação (II) - Modularização

O "Linux Tinha Chapéu"

Software Livre... e um passo além

Programação (III) - Programação Orientada a Objetos (POO)

Afinal, qual a melhor distribuição?

Leitura recomendada

Trazendo toda a usabilidade do GNOME 2 para o GNOME 3 do Ubuntu 11.10

Ubuntu 7.10 "levinho" para PCs antigos

Instalando Apache 2.2 com múltiplos sites no OpenSuSE 10.2

Pós-instalação do Sabayon LXDE

Configuração de Servidor Web no FreeBSD 9

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eliz em 05/03/2008 - 16:13h

Como diria um certo professor meu:
Isso foi fantástico!

[2] Comentário enviado por fulllinux em 05/03/2008 - 16:35h

Sensacional!!!!

De uma esplendida copetencia... hauhauhau, parabens brother pela coragem... rss

Qaunto ao artigo, gostei do sentimentalismo... e do que podemos dizer de hilário...

Quanto ao Windows... Em 1999 lecionei aulas de informática, e tambem tinha a reponsabilidade de fazer manutenções nos computadores dessa escola... lembro-me ter feito uma copia de HD para HD do Win 98 pirata edition... posso te dizer que a copia em si foi perfeita, a unica coisa que tive que alterar foi drivers pois havia uma certa instabilidade...

Sem mais...

[]'s

[3] Comentário enviado por removido em 05/03/2008 - 16:54h

Só gostaria de fazer um pequeno comentário à respeito desta distribuição Dudux, quando pretende lançá-la? pode ser que isto seja uma excelente alternativa ao Edubuntu mas em Português nativo...

Por favor, não deixe de nos apresentar esta distribuição assim que possível, obrigado...

Ps.: É baseada em qual distribuição a Dudux? poderia nos dizer?

[4] Comentário enviado por kalib em 05/03/2008 - 17:01h

Huahuahuhaa...
Show de bola amigo...
Adorei a parte: Debian salvou o Slackware.. hauhuaha

o artigo está bem detalhado...a idéia e as possibilidades são excelentes. ;]

parabéns

[5] Comentário enviado por fdavid em 05/03/2008 - 17:48h

Como disse ter ainda o 11, poderia ter criado um disco de boot:
cat <CD SLACKWARE>/bootdisks/bare.i > /dev/fd0

depois os discos de instalação:
cat <CD SLACKWARE>/rootdisks/install.1 > /dev/fd0
cat <CD SLACKWARE>/rootdisks/install.2 > /dev/fd0


[6] Comentário enviado por john.fernando em 05/03/2008 - 18:58h

Huaehae... acredite, já fiz coisas piores, até já instalei um slackware funcional num pendrive (não live) pra testar compatibilidade de hardware em uma máquina que não podia formatar e nem tinha CD, disquete, nada, nem bootava pen live, maior doidera que já fiz.
Estranho você não conseguir bootar com o CD do slackware, bootei um notebook DELL C600 (deve ter uns 7 anos já) esses dias, instalei só o basicão, depois montei um compartilhamento com o DVD do 12 em outra máquina, copiei a instalação em uma partição no note e mandei o lilo bootar ela, como se fosse o próprio DVD.
Hmm.. se tem USB que suporta boot, vem imagem a partir do slackware 11 para tal, é só dar um dd if=algumacoisaquenaummelembroagora.img of=/dev/seupendrive e bootar por ele. Vale também o esquema dos disquetes, se bem que faz tempo que não vejo uma máquina com floppy.
valewz!

[7] Comentário enviado por leoberbert em 05/03/2008 - 19:56h

Muito bom Artigo.. ja passei por coisas similares.. Eu era Debiano.. agora sou Slackuser :D......

Duas distros boas...

Parabéns pelo artigo.

[8] Comentário enviado por Ruy_Go em 06/03/2008 - 00:56h

Amigo eu ja passei por algo parecido, porém com maior complicação e resolvi com um curto espaço de tempo..... Mas eu digo uma coisa, cada um tem sua forma de raciocinar e buscar as soluções para os seus problemas, o meu foi com um simples iPod eu coloquei a imagem do slack12 la dentro e mandei ver no resto via USB ;D

O principio foi o mesmo já que o iPod é um Hd portátil ;D

Abraço.

[9] Comentário enviado por slack felix em 06/03/2008 - 10:09h

Meus parabéns,

Pela sua destreza, competência e principalmente pela sua calma para encontrar uma solução para o seu problema. Embora encontrar um HD funcionando em meio a sucata é também um pouquinho de sorte.
Parabéns também por ter o Slackware como sua principal plataforma, como plataforma do "coração".

Valeu , até mais.

[10] Comentário enviado por john.fernando em 06/03/2008 - 10:43h

Hm... lembrei de uma coisa: se você tinha outra distro qualquer instalada na máquina, dava pra bootar por uma, copiar o conteúdo do CD/DVD de instalação do slackware em uma pasta qualquer de uma partição qualquer (menos na que ia instalar ele, lógico) e configurar o lilo/grub pra bootar o kernel, fica aê a dica (lilo):

image = /mnt/hda4/slack_inst/kernels/huge26.s/bzImage
initrd = /mnt/hda4/slack_inst/isolinux/initrd.img
label = INSTALL
root = /dev/ram0
append = "load_ramdisk=1 prompt_ramdisk=0 ramdisk_size=6464 SLACK_KERNEL=huge26.s"
read-write

(fonte: http://www.slackware-ce.com.br/?p=23)

Já usei este procedimento, aí na instalação é só dizer que vai instalar a partir da pasta em outra partição (tem que montar primeiro em algum lugar diferente de /mnt, pois o slackware usa /mnt) ao invés do CD/DVD.

Valewz!

[11] Comentário enviado por tiagodib em 06/03/2008 - 13:39h

Belo artigo amigo, esse problema já ocorreu comigo também, quando tentei instalar o slack12 em uma maquina ele não dava o boot pelo dvd de forma alguma. Então achei no google como criar um disquete de boot. Segui os passos que era basicamente copiar alguns arquivos do dvd para o disquete, feito isso, coloquei o disquete no drive pedi para dar boot por ele. Ele carregou um software e eu selecionei o dvd rom ai ele ja iniciou o processo de instalação pelo dvd.

Foi muito útil, como faz um tempo que fiz não tenho o link para postar como fazer, mas só procurar no google que tem, inclusive esse software pode ser usado acredito eu em qualquer distro...

Abraços

Tiago Dib.

[12] Comentário enviado por jalexandre em 06/03/2008 - 16:15h

Isso me lembrou quando eu instalei slacware em um notebook compaq sem nenhum drive de CD.
Só que, na época, eu utilizei 3 discos de boot + acesso ao FTP. =)

[ ] 's

[13] Comentário enviado por Teixeira em 06/03/2008 - 19:05h

Parabéns pelo artigo, que demonstra claramente não apenas por si, mas igualmente pelos comentários que tem recebido, que conhecimento de causa, é coisa fundamental.
Veja quantas soluções viáveis para o mesmo problema!
Saúde e paz!

[14] Comentário enviado por marujo em 06/03/2008 - 20:19h

Cara!!! tu é um héroi!!!! muito bom, gostei do artigo.... Ta seguindo os passos do Piter Punk, Herhehrehr um negócio mesmo bem Slackware.... parabéns para os slackusers... Sempre se superando...

é... KISS Keep it Sample and Stupid

[15] Comentário enviado por ario em 07/03/2008 - 10:04h

?comentario=Quem sabe salvar os registros do windows funcione, eu tentaria isto. Quem gosta do windows entao que use. Eu adoro aquelas pessoas chatas vindo com o CD de instalaçao do windows pedindo para formatar... e ainda perguntam "Voce nao vai formatar, nao?" Inserir CD, resetar e clicar nos botoes.... Todavia prefiro o mundo linux por inumeras razoes. Em algum lugar nele tem nem que seja uma virgula minha . Quanto a versatilidade: neste momento minha estaçao esta no CDI para "Formatacao". Entao pego alguma maquina encostada rodo o "dsl to ram" e estou aqui, apesar de nao me preocupar com acentuaçao (me perdoem, nao eh dificil). Entao vai aqui o que eu faço em certos desesperos: uso o disco (live cd ou modo recuperaçao) do dsl, gento, *ubuntu, kurimin, etc e tudo rola com as copias de partiçoes e "chroot". Entao atualizo as instalaoes, recupero o grub... e tudo volta funcionar.







[16] Comentário enviado por tekmania em 08/03/2008 - 07:00h

?comentario= Aqui tbm o dvd nao rodava, entao eu reniciava o pc 5 vezes ai dava certo mais na maioria das vezes não, entao baixei o cd do slackware e na hora que pede cd ou dvd eu tirei o cd e colokei o dvd e continuei a instalação, sempre fisso assim e sempre deu certo. Cada com seu cada um.

[17] Comentário enviado por Teixeira em 08/03/2008 - 12:17h

Pôxa, ario!
Mexer com os registros do Windows?
Isso pode ser bem mais difícil que aprender a mexer com o Linux.
Acho que a própria Microsoft treme nos alicerces antes de fazer uma coisa dessas...
hehehehe

[18] Comentário enviado por hiroyuki em 11/03/2008 - 11:27h

sugoiii... como pode né..comooo pode... owww sisteminha porreta esse tal de linux...

[19] Comentário enviado por EdDeAlmeida em 11/03/2008 - 18:00h

Sim, encontrar um HD operacional em meio à sucata foi mesmo sorte.

Quanto ao DUDUX, a minha distribuição voltada para a educação infantil, creio que ela estará disponível dentro de uns dois meses. Estou dando os retoques finais. Assim que estiver ok eu posto aqui informando.

Grato pelos comentários de todos.

[20] Comentário enviado por removido em 19/03/2008 - 19:27h

tive o mesmo problema com o ubuntu, mas eu tinha 2 cd's de boot dele entãofoi mais facil...
como sou iniciante tive certo receio de fazer algo similar ao que vc fez...
vi em um tutorial,, mas não fiz .

otima contribuição

[21] Comentário enviado por removido em 06/09/2008 - 21:20h

ótimo artigo

Solução simples para um problema complicado


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts