O usuário: a escolha do novo amigo virtual

Continuando nossa jornada com a segunda parte, O usuário: a escolha do novo amigo virtual, teremos conhecimento sobre GNU, Linux, distribuições, escolhendo uma distribuição GNU/Linux e a instalação da distribuição. Então vamos nessa?

[ Hits: 7.117 ]

Por: Merovingio em 11/11/2015


O GNU, o Linux e um resumo completo de tudo



O GNU

É um sistema operacional cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operativo completo e totalmente composto por software livre, isto é respeitar a liberdade dos usuários. Foi iniciado por Richard Matthew Stallman em 1984 sob a famosa GPL (Licença Pública Geral).

Em 1992 o sistema operacional estava quase pronto, mas faltava o núcleo (kernel), Stallman e sua equipe estavam no desenvolvimento de um núcleo chamado HURD, porém no mesmo ano Linus Benedict Torvalds mudou a licença de seu núcleo para uma licença livre compatível com a GPL. Este núcleo era capaz de usar todas as peças do sistema operacional GNU, para mais informações veja em:


Mas porque GNU? GNU é um acrônimo de: GNU is Not Unix (em português: GNU Não é Unix).

O Linux

O Linux nada mais é que um kernel UNIX-Like, escrito por Linus Benedict Torvalds e outros desenvolvedores. Mas o que é kernel?

Kernel é o núcleo do sistema, uma ponte entre aplicativos e processamento real de dados em nível de hardware. Sua principal finalidade é gerenciar recursos do computador e permitir que outros programas usem esses recursos.

Os principais recursos são:
  • Gerenciamento de processos
  • Gerenciamento de memória
  • Gerenciamento de dispositivos e chamadas do sistema.

Bem, Fulano já sabe disso, mas para quem ainda não leu sobre o assunto recomendo um estudo nem que seja superficial, tal informação pode ser vista em:
De volta ao Linux, é comum confundir o kernel como um sistema operacional, sabemos que isso não é 100% verdade, mas uma porte do todo. O kernel Linux foi inspirado no MINIX criado por Andrew Stuart Tanenbaum.

Informações sobre:

Um resumo completo de tudo

Andrew Stuart Tanenbaum em 1987 cria o MINIX, em 05 de outubro de 1991 Linus Benedict Torvalds cria um kernel baseado no MINIX chamado Linux (uma junção de Linus mais UNIX), e em 1992 seu kernel mais as peças do sistema operacional GNU criado pelo Hacker Richard Matthew Stallman e sua equipe mais a maravilhosa filosofia de software livre nasceu o GNU/Linux.

Antes de mais nada só uma dica, não darei aulas de comandos apesar que falarei de alguns, e muito menos explicarei como funciona a árvore de diretórios do GNU/Linux, mas leiam os arquivos disponíveis no Guia Foca Linux, pois preciso que desenvolvam o conhecimento por si próprios, lembrem estaremos dentro desses conhecimentos o tempo todo no decorrer dessa jornada.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O GNU, o Linux e um resumo completo de tudo
   3. Distribuições
   4. Escolhendo uma distribuição GNU/Linux
   5. A instalação
Outros artigos deste autor

O usuário: o computador e você

Leitura recomendada

CrunchBang Backported - Instalação e Configuração

Qual o melhor Linux para eu utilizar?

Ferramentas Linux indispensáveis no reparo de computadores

Projeto Linux nas escolas públicas

Quem disse que micro velho não presta?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por spylinux em 11/11/2015 - 12:40h

Legal o artigo, pra quem está começando e quer entender um pouco mais sobre o mundo linux.

Só acho q quando fala que o usuário não escolheria o RedHat por ser uma distro comercial, poderia ter citado o CentOS, que nada mais é que o RedHat mas sem o suporte comercial.

Abraço
[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts