O usuário: o computador e você

Para quem deseja entrar no mundo da tecnologia da informação. O usuário é uma série de artigos que abordará os princípios básicos aos mais complexos de um sistema computacional, irá da escolha do hardware até as configurações fundamentais e de extrema importância de um sistema operativo. Vamos dar início?

[ Hits: 4.632 ]

Por: Merovingio em 16/07/2015


Introdução



Este artigo tem como objetivo passar conhecimentos básicos e importantes para quem deseja entrar no mundo da tecnologia da informação. Este é o primeiro artigo da sequência de vários, que, de acordo com o interesse dos mesmos, sendo ele positivo, gradativamente será publicado.

Os artigos sempre serão apresentados recebendo o título de: "O usuário" e o subtítulo, conforme o tema a ser abordado.

Essa primeira parte veremos muitos conceitos básicos, um pouco cansativos mas importantes. Observação: é importante frisar que, todo o conteúdo do material é de autoria própria.

Base de conhecimento do artigo:
  • O usuário
  • O computador
  • Conhecendo o computador, importâncias e cuidados
  • Inicialização de um sistema computacional
  • Importâncias e cuidados
  • O usuário e o computador, definição do seu uso
  • Sistemas operativos
  • Sistemas de código aberto (não proprietário)
  • Sistemas de código fechado (proprietário)

Vamos dar início!

O usuário

De acordo com o dicionário da língua portuguesa o termo da palavra usuário é: "Aquele que usa ou desfruta algo coletivo". A partir desse conhecimento entendemos que, o usuário tem por obrigação saber: O que irá usar? O que estou usando? E pra que irá usá-lo?

Nosso foco é um usuário de sistema, que irá fazer uso de um computador, que sabe o que está usando e para que irá usá-lo, então vamos criar um com o nome de "Fulano".

Vamos conhecer um pouco sobre Fulano. Fulano pretende iniciar um curso na área de tecnologia da informação, com o objetivo de garantir uma vaga mercado de trabalho, mas para isso ele precisa de um computador.

O computador

O que é? O que computa, calcula, máquina destinada ao processamento de dados, capaz de obedecer as instruções que visam produzir certas transformações nesses dados para alcançar um fim determinado.

Fulano sabe que não adianta comprar um bom computador sem conhecê-lo, e foi em busca do conhecimento.

Conhecendo o computador, importâncias e cuidados.

Pronto! Fulano já tem todas as informações que precisava para ter um bom computador, centrado no seu objetivo de uso, necessita de alguns componentes como:
  • Fonte de alimentação (energia) - responsável pela a alimentação dos componentes.
  • Uma boa placa mãe - responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.
  • Um bom processador (ou microprocessador) - realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Podemos chamar de cérebro do computador por realizar todas estas funções.
  • Dispositivos de armazenamento (volátil) - memória de acesso aleatório (RAM)*. Cache usada pelo processador para armazenamento de instruções e dados mais frequentemente acessados.
  • Disco rígido (HD) - memória secundária (não volátil) - principal dispositivo de armazenamento em massa. Por que não volátil? Isso quer dizer que os dados não são temporários, ou melhor, não são perdidos quando o computador é desligado.

* Um dispositivo de memória de acesso aleatório depende de uma fonte de energia para manter os dados armazenados, isso quer dizer que esses dados são perdidos quando essa fonte é desligada, por isso (volátil), os dados são armazenados na memória RAM por ela ser eletrônica se torna muito mais rápida. Quanto maior a capacidade de armazenamento (em Bytes), maior a capacidade de processamento.

Inicialização de um sistema computacional:
  • BIOS (Basic Input/Output System) ou sistema básico de entrada e saída - O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente, ele tem as instruções de inicialização do computador.
  • CMOS (Complementary Metal Oxyde Semicondutor) - é uma memória especial para armazenamento de configurações de inicialização, também detecta novos dispositivos conectados.

O funcionamento ocorre seguinte forma:

A fonte de alimentação fornece energia elétrica para as diferentes partes do sistema, em seguida o processador procura o BIOS, ele realiza o POST (Power-On Self Test), onde são verificados os componentes conectados, tais como: mouse, teclado etc. Esses resultados de verificação do POST é comparado com os dados armazenados no CMOS, o BIOS procura os arquivos do sistema no drive A (disco flexível/drive de CD/DVD), se não houver nada vai ao disco rígido (HD), o programa de boot é carregado na memória RAM junto ao kernel do sistema operacional armazenado no disco rígido, o qual assume o controle do computador.

Fulano ficou impressionado com essas informações e notou que precisava de algo mais, o sistema operacional. Antes de falar sobre o sistema operacional veremos alguns cuidados que devemos ter com nosso computador.

Importâncias e cuidados:

Veja como é simples, o que temos que fazer é praticamente cuidar e zelar. E como fazemos isso?

Ter um bom redirecionamento de energia, pois é do que ele se alimenta, mantê-lo em local seco e limpo com a temperatura climática agradável, entre 10 ºC à 30 ºC, e fazer manutenção a cada 6 meses.

O usuário e o computador, definição do seu uso

A definição de uso de um computador se resume ao objetivo de seu usuário. Se ele quer uma máquina para rodar games, sabe que vai precisar de uma boa placa de vídeo, um bom processador, um disco rígido com uma grande capacidade de armazenamento etc.

Dica simples: de acordo com sua necessidade pesquise o que a sua máquina precisa ter para atender seus requisitos de uso.

Fulano agora tem uma máquina que o ajudará no seu dia a dia, e melhor, tem o conhecimento total sobre ela, pois ele teve muito cuidado na sua escolha, selecionou cada componente de acordo com sua necessidade. Agora o que ele precisa é de um sistema operacional para controlar o seu novo computador.

Sistemas operativos

Um sistema operacional é um conjunto de programas que contém instruções que controlam todas as atividades computacionais. E o que são programas? É um conjunto de instruções, dentro de uma sequência, com o intuito de produzir um determinado resultado.

Funções de um sistema operacional:
  • Inicialização do computador
  • Gestão de programas
  • Gestão da memória
  • Programação de tarefas
  • Configuração de dispositivos
  • Acesso à web
  • Segurança do sistema
  • Controle da rede
  • Monitoração do desempenho
  • Interfaceamento com o usuário

Em sua busca de um sistema operacional, Fulano se deparou com dois tipos de sistemas, o de código aberto e o de código fechado.

Sistemas de código aberto (não proprietário)

Um sistema operacional de código aberto quer dizer que o seu fonte está aberto, e lhe dá o direito de estudá-lo, modificá-lo e distribuí-lo de graça para qualquer um e para qualquer finalidade, lhe proporciona o total controle, transparência e segurança sem precisar gastar dinheiro algum por isso.

As mais conhecidas são as distribuições GNU/Linux, mas também existe o FreeBSD, OpenBSD, FreeDOS, entre outros.

Sistemas de código fechado (proprietário)

É o conceito oposto de um de código aberto, seu fonte não é disponível para o seu usuário, tirando o direito de controle total do sistema, além disso é cobrado um valor em dinheiro para poder utilizá-lo chamado licença de uso. Sem transparência e uma fraca segurança.

Fulano sabendo dessas características descartou o sistema de código fechado, pois o que ele quer, é fazer uso de algo que tenha o controle. Assim, como já conhece seu computador, precisa também conhecer seu sistema operacional, e optou por usar o GNU/Linux, mas aí veio um novo "problema", chamado "distribuições".

Existem várias distribuições GNU/Linux, cada uma com um propósito específico. Porém Fulano precisa conhecer o GNU/Linux antes de escolher uma distribuição, então novamente foi em busca do conhecimento.

Bem, em sua busca do conhecimento em GNU/Linux Fulano visitou vários fóruns, sites, etc. Ele acabou conhecendo o Guia Foca, que lhe ajudou muito no controle e manipulação do GNU/Linux em si. Vamos dar um tempo para que ele ganhe um certo domínio desses novos conhecimentos. Paramos por aqui, o próximo capitulo será "O usuário: A escolha do novo amigo virtual", onde abordaremos tópicos como:
  • O que são distribuições
  • Dicas de como escolhendo uma distribuição GNU/Linux
  • Instalação da distribuição
  • Particionamento e configurações do sistema
  • E muito mais.

Sim, comentem, pois os comentários são fonte de fortalecimento para a construção das próximas matérias. Até a próxima.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

O usuário: a escolha do novo amigo virtual

Leitura recomendada

Instalação do Zenwalk Linux

Lógica para computação - parte III

Ambiente X-Window, a continuação

Sabayon Linux - Novos Repositórios da Comunidade

Utilizando o apt para gerenciamento de pacotes

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rbonfim em 17/07/2015 - 08:37h

Paabéns velho! Muito promissor!
__#$
root@human:/#apt-get install -y brain
"Conhecimento é livre"

[2] Comentário enviado por albfneto em 17/07/2015 - 17:08h

Excelente Artigo! Recomendo para quem está começando!
Favoritado, porque mesmo para usuários avançados, é bem interessante.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: [i] Sabayon, Gentoo, OpenSUSE, Mageia e OpenMandriva[/i].

[3] Comentário enviado por sacioz em 17/07/2015 - 17:23h


Obrigado , ^C+d foi dado , espero o proximo capitulo com grandes esperanças .

[4] Comentário enviado por mhigor em 18/07/2015 - 11:58h


Muito bom meu amigo. Seria ótimo se tivesse uma oportunidade dessas de aprender quando comecei. Vou continuar ligado na Saga Fulano.\o/

[5] Comentário enviado por Merovingio em 18/07/2015 - 22:11h

Boa noite a todos! muito obrigado pelos os comentários, o próximo artigo esta quase pronto e posso dizer que a brincadeira ira começar agora, muitas coisas viram nesse novo artigo da série. Fico a espera de mais comentários e mais uma vez muito obrigado a todos.

[6] Comentário enviado por lopesjv em 20/07/2015 - 20:48h

Show de bola, vai ajudar até mesmo os mais experiente
Artigo favorito e estarei acompanhandos os demais

[7] Comentário enviado por wagnerfs em 20/07/2015 - 21:39h

Parabéns por compartilhar o conhecimento e trazer informações bem esclarecedores para quem está começando no mundo da informática.
_________________________
Wagner F. de Souza
Técnico/Instrutor de Informática
"GNU/Linux for human beings."
LPI ID: LPI000297782

[8] Comentário enviado por olneiaa em 21/07/2015 - 13:40h

Sensacional!!
Com uma linguagem simples e divertida, os mais leigos têm acesso a este complexo e fascinante mundo da informática.
Muito bacana a sua iniciativa. Parabéns, obrigado e que venham os próximos artigos.


[9] Comentário enviado por orieltito em 22/07/2015 - 15:32h


muito bom ainda não tenho um conhecimento aprofundado no linux agora que estou iniciando e esse tipo de artigo ajuda muito.

[10] Comentário enviado por demoncyber em 22/07/2015 - 15:49h

Olá,

Então já que disse para estimular a produção de textos de acordo com os comentários :) segue minha sugestão

Usuário: A rede e você: Explicaria conceitos básicos de rede, roteamento, configuração de rede ..
Usuário: A internet web e você: Explicaria como funciona a renderização das paginas, a parte serve side e client, javascript, html, css .. protocolo HTTP.

No mais continue sua boa iniciativa cada vez que escrevemos para outras pessoas, crescemos em conhecimento e humanidade ... Vulgo seu personagem do joguinho vida vai ganhando mais xp .. :P

Abraços o/

[11] Comentário enviado por Allhunt em 22/07/2015 - 22:44h


Excelente artigo, meus parabéns.

[12] Comentário enviado por Merovingio em 27/07/2015 - 18:45h

O segundo artigo esta pronto! Logo mais estará disponível.

[13] Comentário enviado por leosoaresbatista em 28/07/2015 - 19:20h


Está de parabéns!

Iniciei meus conhecimentos no linux por agora e seu artigo irá muito me ajudar, como também ajuda muitos outros iniciantes. Abraço!

[14] Comentário enviado por erisrjr em 29/08/2015 - 16:46h

De acordo com o dicionario do "Guia de sobrevivência do profissional de TI":
Usuário = Ser mitológico, possivelmente de outro mundo, imprevisível e capaz de proezas inimagináveis.

Falando sério:
Bacana o artigo, favoritado.

---------------------------------
Keep it Simple, Stupid


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts