O Software Livre precisa de você!

O artigo aborda algumas formas de se ajudar o movimento de Software Livre para aqueles que não se sentem encorajados a fazê-lo por não saberem programar ou acharem que apenas assim se ajuda o Software Livre. Espero que o artigo sirva de impulso para futuros colaboradores no movimento.

[ Hits: 12.935 ]

Por: Marcelo Cavalcante Rocha em 09/08/2008


Introdução



O Software Livre precisa de você! Isso não é mentira. O Software Livre realmente precisa de você.

Como todos sabemos, o Software Livre vem ganhando a cada dia mais nome no mercado e aceitação como solução tecnológica. É comum abrirmos nosso navegador ou leitor de notícias RSS e nos depararmos com notícias que nos mostram claramente essa evolução como a recente "IBM empenhada em oferecer desktops Microsoft-Free", anunciada no site da Linux Magazine, na qual é abordada a nova parceria da IBM com alguns dos principais distribuidores Linux numa tentativa de oferecer melhores e mais viáveis condições de venda de computadores caseiros trazendo o Software Livre como essência da máquina. É importante vermos que ele passa a ganhar seu espaço não apenas pelo custo se comparado à Softwares Proprietários, mas também pelo funcionamento eficaz do mesmo que está cada vez mais claro.

Mas como um software ou sistema operacional como o Linux, que foi criado por uma pessoa inicialmente na Finlândia, poderia vir hoje a ter tamanha repercussão no mundo? Como ele poderia ganhar tanta voz, respeito e aceitação, diante do fato de que hoje é fácil chegar no colégio / faculdade / trabalho e conhecer alguém que fale do tal pinguim que roda gratuitamente em sua máquina? Como esse sistema ganhou importância tal a ponto de se manter diariamente atualizado e recebendo correções de bugs ou falhas de segurança?

A resposta para essas e outras perguntas é o senso de COMUNIDADE que se formou em volta do mesmo. Como muitos já sabem, o Linux nasceu devagar na cabeça de um desenvolvedor chamado Linus Torvalds, que resolveu jogar sua idéia ao mundo expondo o que ele pensava em fazer e o "como" ele estava fazendo até então.

Neste "como" está incluído o código inicialmente criado por ele, bem como a forma na qual ele estava trabalhando em cima do projeto. Juntamente com essas informações, ele deixou o convite para todos os que desejassem ajudar na elaboração daquela que ele, provavelmente, não imaginasse que seria tão popular depois de alguns anos. Em menos de 24 horas Linus já havia recebido várias respostas a este convite com pessoas se oferecendo para lhe ajudar na tarefa que daria origem ao Sistema Operacional que hoje conhecemos como Linux.

Da mesma forma que o Linux precisou de voluntários e pessoas do mundo inteiro para ajudar naquele projeto inicial, o Software Livre como um todo continua precisando, cada vez mais, de pessoas dispostas a ajudar nesta disseminação de uma solução que se mostra a cada dia: Socialmente Justa, Economicamente Viável e Tecnologicamente Sustentável. Que tal você ajudar também?

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Como posso ajudar então?
Outros artigos deste autor

Criando senhas seguras com o mkpasswd

Pydev - Preparando o Eclipse para o Python

Um mês de Arch Linux: Resultado obtido

Linux - Só não usa quem não quer

Jogos no Arch Linux - Porque nem tudo é tela preta!

Leitura recomendada

Como elaborar perguntas para listas de discussão

Software Livre: Redução de custos para as empresas e mais empregos

Regulamentação das profissões na área de informática

A importância do GNU

Patentes de software - O atraso da humanidade

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pink em 09/08/2008 - 09:54h

Bom dia!!!!!
Eita kalib, já está ficando “chato” meus comentários nos seus artigos, mas o que posso fazer? rsrs
Bom, sempre pensei dessa forma, todos por mais leigos que sejam tem poder e capacidade de ajudar o Software Livre, seja desde a mais simples contribuição, tudo é válido. Antes eu achava que eu não tinha conhecimento o suficiente para ajudar (e continuo no momento achando, tenho muito o que aprender...), mas o que eu não percebia era que sempre ajudei, fazem 4 anos que venho divulgando o Software Livre através do GNU/Linux, seja em casa, na faculdade, com os amigos, claro que a intenção não é converter usuários ao pingüim, mas pelo menos apresentar uma alternativa tecnológica indispensável a nós (bom pelo menos pra mim é haha). Enfim GNU/Linux foi criado pela rede e depende da rede, como você disse o senso de COMUNIDADE é essencial, precisamos do Software Livre e o mesmo precisa de nós.
Parabéns pelo artigo, pela ajuda, incentivo e lembre-se precisamos de você!
Beijos.

[2] Comentário enviado por WladCrippa em 09/08/2008 - 11:54h

Realmente, esse é o espírito! Basta parar um pouco pra pensar e vermos que podemos ajudar, e muito, a espalhar pelo mundo a liberdade tecnológica. Parabéns pelo artigo objetivo e direto!

[3] Comentário enviado por removido em 09/08/2008 - 12:12h

muito bom kalib !!!!!!!!

[4] Comentário enviado por jrmessi em 09/08/2008 - 16:35h

Que Alá o proteja Kalib!
É a primeira vez que entro em contato com um comentário seu e o achei pertinente com a realidade que hoje começa a representar o open source no mundo. Também tenho pouco conhecimento em informática e em Línux mas esse pouco que sei devo todinho ao meu Linux Ubuntu 8.04 que substituiu o bom 7.10. Aqui na minha região, a colonização mental é ainda terrivel mas eu e muito colegas temos divulgado na medida do possível, as vantágens únicas de ser, de fato , LIVRE.
Bom domingo e continue objetivo!

[5] Comentário enviado por nariz em 09/08/2008 - 17:43h

kalib.. muito bom cara
parabéns !!!

[6] Comentário enviado por albertguedes em 09/08/2008 - 19:34h

Podem ajudar o SL entrando no canal IRC do VOL também:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Canal-IRC-do-VOL-Participe-voce-tambem

Já tem uma turminha cativa lá, mas espero ver mais gente para discussões sobre o mundo do SL, apareçam lá seus chatos.

[7] Comentário enviado por fulllinux em 09/08/2008 - 20:44h

Esse é o kalib,

Grande apoiador do software livre, é raro ver tamanha gama sobre essa palavra "APOIAR" e isso você faz com extrema qualidade, esse seu artigo é uma amostra do que você fez, faz e sei que continuará fazendo na luta da tão boa liberdade.

Assino em baixo de seu artigo brother, vamos ajudar o software livre, pois ele diretamente ou indiretamente um dia já ajudou você e ele é um cara tão simples, que te ajuda ou já ajudou sem que você ficasse sabendo.

kalib, grande abraço!

[8] Comentário enviado por iz@bel em 09/08/2008 - 22:52h

Bacana essa sua iniciativa de mostrar formas simples onde os usuários não desenvolvedores do GNU/Linux podem contribuir com a comunidade!

Sem contar que vc contribuiu com a comunidade GNU/Linux de todas essas maneiras...
Vc é um exemplo!
Parabéns!
[]'s

[9] Comentário enviado por jairus em 09/08/2008 - 23:17h

Olá Pessoal !!!

É muito interessante saber que não estamos sozinhos, sou técnico de informática na empresa que em trabalho e adm de sistema linux, possuimos em torno de 150 máquinas com o linux, mas precisamente o Debian 4.0, estou imigrando as máquinas que estavam com o conectiva 10 para o debian. Lá além de cumprir o meu papel principal, que é deixar toda a estrutura funcionando e forma adequada, sou divulgador entre os usuários da empresa que não são poucos, do nosso sistema operacional - linux, tenho encontrado algumas resistências, mas estão sendo atravessadas. Faço um trabalho de divulgação em massa através da intranet - toda quarta-feira, utilizo o email interno da empresa para separar algumas dicas para usuário e enviá-las - à chamo de MOMENTO LINUX. Esta sendo um sucesso. Dicas de como usar o open office, formatar disquetes, etc....
Temos que nos unir cada vez mais.

Jairus Lopes
Adm System Linux

[10] Comentário enviado por kalib em 10/08/2008 - 10:02h

@pink, Obrigado pelas palavras... É sempre bom lembrar aos inseguros que todo mundo tem condições de ajudar de alguma forma. Uma pequena retribuição por tudo que o Software Livre já fez para todos nós. ;] abraço

@WladCrippa, Sim..o bom do Software Livre é isso... as inúmeras possibilidades de se ajudar. Isto sim é o sinônimo de Liberdade. []'s

@eu!noel, vlw parceiro...estamos juntos nessa luta.

@jrmessi, hahahahha... adorei essa de Ala.. hauhauh Vlw. ;] Sobre a iniciativa de vocês por aí, é louvável. O Software Livre precisa de pequenas atitudes verdadeiras. Independente de serem poucos, devagar se atrai multidões. O importante é passarem a idéia demonstrando uma possibilidade real e que funciona. grande abraço.

@nariz, Vlw. É bom ver novas pessoas aparecendo nos comentários...Significa que estamos atingindo mais gente com nossa filosofia.

@albertguedes, Sim...sempre bom lembrar que existem outros canais de interação. O irc sempre se mostrou muito forte no software livre. Nos vemos por lá cara. ;]

@fulllinux, É sim brother..estamos no mesmo barco. ;] Essa ajuda mútua é importante para manter a roda girando. É ótimo ver cada vez mais pessoas engajadas na militância do Software Livre fazendo o que quer que seja a favor do mesmo. Grande abraço.

@izabeljp, Obrigado. Formas simples, porém bastante significativas. Isso que é o melhor de tudo.

@jairus, Que bom amigo.. Adorei esta sua iniciativa..e sei como é isso..Lá na empresa também temos pessoas relutantes, mas aos poucos eles vão entendendo as vantagens de se usar Software Livre. Bom trabalho e continue assim. []'s

[11] Comentário enviado por iz@bel em 10/08/2008 - 13:27h

Bastante significativas realmente!
Como na cadeia alimentar, onde todos os envolvidos tem a mesma importância,
na comunidade Linux também...
Os desenvolvedores fazem algum programa para que algum usuário usar.
Sem usuário, desenvolver pra que? Só se for por hobby :)
Então só em usar linux já estamos ajudando com o mesmo.
E se além de usar a gente contribuir de outra forma, a comunidade GNU/Linux vai se fortalecer cada vez mais.

Como eu disse: Bacana essa sua iniciativa de mostrar formas simples (Leia-se não complexa) onde os "usuários não desenvolvedores" (Leia-se usuário comum) do GNU/Linux podem contribuir com a comunidade!
[]'s

[12] Comentário enviado por redhat2 em 11/08/2008 - 07:59h

Muito bom vc foi feliz com o titulo o soft livre precisa de vc.Parabens

[13] Comentário enviado por Teixeira em 11/08/2008 - 12:47h

É isso aí, Kalib.
Muito bom e oportuno o seu artigo.
Parabéns.

[14] Comentário enviado por neutronbg em 12/08/2008 - 15:12h

Caraca, muito bom esse post. Cara meus parabéns, você tem 500% de razão hehe.
Eu era um desses caras que queria ajudar e não sabia como, mas com esses seu post,
vou procurar contribuir em algo, apesar que sempre defendi o linux diante dos meus amigos,
mas a MS fez lavagem cerebral neles, hehehe.
Vlws cara. Abraços.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts