Membro da comunidade Viva O Linux na Espanha

Não achei prudente elaborar um documento narrando a minha palestra e todo o evento, pois o texto seria extenso e cansativo. Sendo assim, decidi relatar alguns fatos marcantes. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos aqui no VOL pelo apoio que a comunidade brasileira proporcionou em 2005.

[ Hits: 24.447 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 03/01/2006 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Primeiro dia: 15 de dezembro de 2005.




O público participante da I Jornada de Software Livre não foi grande em função da semana festiva próxima ao Natal. A divulgação intensa na região não foi possível pelo fato dos recursos financeiros serem disponibilizados muito próximo a data do evento, porém composto de representantes de conselhos, órgãos públicos e empresários. O evento foi aberto com o conselheiro da Casa da Cultura de Fene, Xosé Anxo González Tomé.

Roberto Brenlla ministrou uma excelente apresentação sobre Software Livre, onde apresentou os conceitos básicos para a compreensão do movimento Software Livre, citou exemplos de implantação e todos os benefícios sobre o assunto.

Já na minha palestra, mencionei que mesmo com a corrupção atrapalhando o crescimento do Software Livre no país, o Brasil é um dos países que mais evolui neste aspecto. Também comentei que desde pequeno ouvi dizer que este mundo é injusto, e nada podemos fazer para combater estas injustiças contra os grandes impérios. Por algum motivo as pessoas estão ouvindo os formadores de opinião do movimento Software Livre. Sendo assim, existe a oportunidade de mudar este quadro.

Citei nomes de pessoas que participam ativamente dentro desse movimento no Brasil, tais como: Piter Punk, Sulamita e demais membros formadores de opinião. Não podia deixar de mencionar o calor humano dos brasileiros em favor do Software Livre, como exemplo o XIX SEPAI em Belém do Pará, setembro de 2005 e a exemplar fidelidade e união da comunidade Viva o Linux (obrigado Fábio).

Outro ponto importante a ser mencionado foi quando presenciei a qualidade da saúde pública no Brasil, com o adoecimento de minha avó. Disse que nem todas as pessoas tem a sorte que minha família e eu tivemos, ou seja, proporcionar tratamento com recursos financeiros e ajuda de amigos de minha cidade natal. Mas com o movimento do Software Livre, os altíssimos valores disponibilizados para licenças de software proprietários, poderiam ser redirecionados para saúde pública, assim proporcionando um atendimento melhor em todo país.

Fiquei impressionado com a apresentação de Jordi Mas, de Barcelona, engenheiro técnico, trabalha na Novell e participa do projeto Mono e Abiword. É emocionante sentir como o Brasil é referência quando o assunto é Software Livre. Comentei que o reconhecimento com agradecimentos, palavras de incentivo é uma grande característica marcante em nosso país. Pois muitas vezes fui impulsionado pelo apoio da comunidade em forma de gratidão e elogios. Eu não tenho palavras para mensurar o que senti quando, nada mais nada menos, Jordi mostrou que vestia a camiseta da comunidade brasileira OpenOffice.org.br. Este tipo de emoção não tem preço que pague, pois é o reconhecimento do trabalho de nossa comunidade brasileira.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Agradecimentos:
   2. Primeiro dia: 15 de dezembro de 2005.
   3. Segundo dia: 16 de dezembro de 2005
   4. Terceiro dia: 17 de dezembro de 2005.
Outros artigos deste autor

Transmitindo dados para relógios Timex Datalink no GNU/Linux

PEAGLE: Serviço Web de busca indexada em seu servidor local

fprint: Biometria livre, completa e total!

Zebra Barcode Reader: Lendo código de barras com a sua Webcam no Linux

Transmitindo vídeo de eventos ao vivo via Internet com GNU/Linux

Leitura recomendada

Pirataria - Como prejudica desenvolvedores, cria monopólios e facilita ações de crackers

Atualizar Slackware 10.1 para 10.2

Ressuscitando os 386 e 486 da vida com Linux

Eu aprendi!

Daemons com shell script

  
Comentários
[1] Comentário enviado por franzejr em 03/01/2006 - 18:01h

Muito legal seu artigo, é bom saber que o software livre está crescendo em nível mundial, parabéns pelo artigo e pelo seu trabalho aqui na comunidade. Continue assim, pois pessoas como você só vão multiplicar o software livre no Brasil e no mundo à fora...

[2] Comentário enviado por jragomes em 03/01/2006 - 18:24h

Nós também devemos agradecer ao seu trabalho, CABELO. As horas que você dispende fazendo tutoriais, escrevendo código e nos ajudando não têm preço. Você ir para a Espanha é só o reconhecimento do seu trabalho.

Meus Parabéns!!!!

[3] Comentário enviado por piazinhodolinux em 03/01/2006 - 22:13h

grande cabelo...
Valeu em!!!

[4] Comentário enviado por fernandus em 04/01/2006 - 08:51h

Parabéns Cabelo.
Estamos muito bem representados!!
[]´s

[5] Comentário enviado por douglasbgodoy em 04/01/2006 - 12:39h

ola Alessandro vc pode me ajudar ?

como criar um servidor proxy no conectiva linux 10

para bloquear site

EX(www.orkut.com/www.sexo.com/ETC)

obrigado por sua atencao

[6] Comentário enviado por matheusslima em 04/01/2006 - 16:13h

Cabelo, ja tinha lido pelo link q vc me passo e cara, sem comentarios, tudo isso é pq vc merece, parabens mesmo.

abraços
e devo mto a vc pelo incentivo
matheus

[7] Comentário enviado por casterman em 07/01/2006 - 00:51h

parabéns cara quando eu crescer quero ser igual a vc careca e fera :)

[8] Comentário enviado por josir em 09/01/2006 - 18:58h

Parabéns Cabelo!
o Brasil foi muito bem representado por você!

[9] Comentário enviado por capeleiro em 12/01/2006 - 13:38h

Parabéns,
Já tenho lido muitas dicas e tutoriais postados por vc! e aprendido muito com isso, acho que a sua ida a Espanha é realmente o reconhecimento pelo seu grande trabalho junto com a comunidade de Software Livre.
Abraços.

[10] Comentário enviado por afca em 31/01/2006 - 03:31h

muito bom o artigo e a frase no final
um abs


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts