DJVU o formato que pode ameaçar o reinado do PDF

Djvu (Déjà Vu, do francês) é um formato para distribuição de documentos com foco na web.
Pode substituir com vantagens formatos como PDF, PS, TIFF, etc para a distribuição de documentos scaneados, documentos digitais ou imagens de alta resolução.

[ Hits: 27.611 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 16/06/2003 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Djvu



Djvu (Déjà Vu, do francês) é um formato para distribuição de documentos com foco na web. Pode substituir com vantagens formatos como PDF, PS, TIFF, etc para a distribuição de documentos scaneados, documentos digitais ou imagens de alta resolução.

Originalmente desenvolvido nos Bell Labs da AT&T, a partir de 1995, o formato hoje está sendo comercialmente explorado pela empresa Lizardtech e ao mesmo tempo sendo desenvolvido, como software aberto, pelo projeto DjVuLibre, conduzido pelos próprios inventores da tecnologia.

Um arquivo digitalizado, em formato PDF, ocupa 20MB, já o mesmo arquivo, no formato djvu ocupa apenas 4MB, um quinto do total. Outra grande vantagem em relação à outros formatos, o download não é feito do documento inteiro, mas de suas partes. No caso do PDF você só consegue ver o documento após o download dos 40MB. Já com o djvu as páginas são carregadas individualmente, o que gera um tempo de espera equivalente à carga de uma página html normal, talvez um pouco mais.

Outra coisa interessante, acoplando-se o djvu a um software de reconhecimento de caracteres, é possível fazer busca textual. O software de OCR empregado, o Clara OCR, que embora ainda não faça um reconhecimento 100% dos caracteres, certamente contribui para exibir inequivocamente a eficácia de tal solução.

O software Clara OCR, desenvolvido por Ricardo Ueda (http://www.ime.usp.br/~ueda/), é licenciado sob a GPL e pode ser baixado no endereço http://www.claraocr.org.

Como o PDF, o DjVu exige um visualizador para a sua leitura. O visualizador é gratuito e pode ser instalado como um plugin nos browsers mais comuns. Visualizadores para Windows, Mac e Linux encontram-se no site da LizardTech, Inc. Downloads em: Para sistemas Unix, o projeto DjVuLibre disponibiliza visualizadores com o programa fonte. Existem ainda pacotes binários para as principais distribuições do Linux. Alguns deles são: Utilitários sofisticados para criar e manipular arquivos DjVu estão comercialmente disponíveis. Estão disponíveis também excelentes utilitários com código aberto no projeto DjVuLibre. Estes utilitários incluem programas para manipulação das imagens e dos textos, implementando, inclusive, algumas interfaces em XML. Um pacote Debian com binários de alguns dos programas de desenvolvimento é o djvulibre-dev.

Segue abaixo um tutorial para criação de documento .djvu:

   

Páginas do artigo
   1. Djvu
Outros artigos deste autor

GNA: um Coprocessador para Aceleração Neural

Blu-ray: Reproduzindo, copiando, ripando e assistindo no GNU/Linux

Conceito: Evitando acidentes com visão computacional

openCertiface: Biométrica Facial em nuvem baseada em software livre

Neste Natal: liberte o seu Motorola Atrix, e o transforme no desktop perfeito

Leitura recomendada

Qualidade dos profissionais de TI

Agendando tarefas com o crontab

Já falamos do PC Popular, mas será que o laptop também é ruim?

Reaproveitamento e meio ambiente

A mágica do dc

  
Comentários
[1] Comentário enviado por francodof em 11/03/2006 - 01:21h

Alguém sabe quais pacotes instalar para criar um documento djvu? Não entendi pelo link indicado; segundo o mesmo, é fácil fazer a conversão usando a linha de comando:
documenttodjvu document.ps document.djvu

Ainda sobre o tema, descobri um site que faz a conversão online para djvu. Fiz o teste com um documento pdf e o resultado foi até satisfatório. O link é: http://any2djvu.djvuzone.org/any2djvu.php.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts