Instalei o Ubuntu! E agora?

Este artigo é destinado àqueles que acabaram de entrar no mundo Linux, e instalaram o Ubuntu. Vamos ver tudo no sistema de forma básica, para poder entender como o Ubuntu funciona.

[ Hits: 14.590 ]

Por: Raul Lopes S. Grangeiro em 21/03/2011


Introdução



Bem amigos, sou Raul, estou escrevendo este artigo para ajudar as pessoas que chegaram nesse momento ao Linux. Como eu, essas pessoas devem ter dificuldades para entender o sistema, pois estávamos acostumados ao Windows, e chegar ao Linux pode ser difícil. Então, vamos ver e comparar cada parte do sistema, e vendo o básico, nos acostumarmos com o avançado!

Nesse primeiro momento você ligou sua máquina, você está entrando no seu Linux, e você não entende nada. O que fazer agora?

O que é uma distribuição?

O Linux é um sistema operacional de código aberto, mas ele é só o kernel, que é o centro de comando do sistema. Uma distribuição é um pacote com softwares e um ambiente gráfico pré-configurado, que é gravado em um CD e distribuído para uso. O Ubuntu é uma distribuição, e eu recomendo a todos os iniciantes começarem a usar Linux por ela, pois é muito simples de usar.

Ambiente gráfico

O Linux pode usar vários tipos de ambientes gráficos, por exemplo, KDE, Gnome, LXDE, XFCE etc. Você não deve estar acostumado com essa ideia porque o Windows possui um único ambiente gráfico, não permitindo ao usuário escolher a que mais lhe agrada. Mas no Linux isso é possível. Mas por padrão, o Ubuntu usa o Gnome, que é bem simples e fácil de configurar.

Gerenciador de arquivos

No Windows o gerenciador de arquivos é o explorer (explorer.exe), mas no Ubuntu o gerenciador de arquivos padrão é o nautilus, você usará este para abrir suas pastas e mexer nos arquivos no seu computador da mesma maneira que usava o explorer no Windows.

Área de trabalho

Vamos entender a área de trabalho. No seu Ubuntu você deve estar vendo duas barras na tela, uma na parte superior da tela, e outra na parte inferior. No Windows, você acessava seus programas a partir do Menu Iniciar, mas aqui é um pouco diferente, pois na barra superior temos três menus: Aplicativos, Locais e Sistema.

O menu Aplicativos contém os programas instalados no seu computador, e estes ficarão subdivididos em categorias.

O menu Locais contém as partições do seu HD e alguns atalhos para pastas do seu computador.

O menu Sistema é como o Painel de Controle do Windows, pois é a partir desse menu que você irá configurar o seu computador em coisas como: usuários, resolução da tela, proteção de tela, atualizações e etc. Na parte inferior de sua tela você terá a barra onde os aplicativos ficarão quando estiverem sendo executados.

Navegador de internet

Por padrão no Windows você tem o Internet Explorer como navegador, mas no Ubuntu, o navegador padrão é o Mozilla Firefox, que é um navegador excelente. Mas você também vai poder instalar outros. No meu caso uso o Google Chrome e o Opera além do Firefox.

Editor de texto - Office

No Windows você geralmente usa o Microsoft Office, mas no Ubuntu você já tem por padrão o OpenOffice, que é um software livre. Este é um excelente editor de texto, e a equipe de desenvolvedores trabalha constantemente para melhorá-lo.

Gerenciador de processos

No Windows você tem o Gerenciador de Tarefas do Windows, mas no Ubuntu o "gerenciador de tarefas" é o Monitor do Sistema, que está em Sistema > Administração > Monitor do Sistema. Por meio deste software você pode gerenciar os processos de seu computador e obter informações do uso de CPU e memória RAM etc.

Atualizações do sistema

O Ubuntu tem atualizações quase que diariamente, é altamente recomendável instalá-las. O sistema irá abrir automaticamente o Gerenciador de Atualizações, ou você pode acessá-lo em Sistema > Administração > Gerenciador de Atualizações.

Instalação de programas

A instalação de softwares no Linux é um pouco diferente do Windows. No Windows você baixa o software para instalar, já no Linux você procura nos repositórios do sistema, que são servidores online que disponibilizam softwares para instalação.

Dentro do seu Ubuntu tem um centro de softwares, onde você pode procurar programas para instalar. Este pode ser acessado em Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu. Caso você não encontre o software para o seu sistema na Central de Programas do Ubuntu, você pode procurar o software online.

Uma observação importante é: o Windows usa a extensão .exe nos seus programas, mas o Ubuntu suporta a extensão .deb, então, se for procurar programas procure em pacotes .deb.

Players de música e vídeo

O Windows tem por padrão o Windows Media Player para tocar áudio e vídeo. Já o Ubuntu tem o Rythmbox para tocar áudio, e este é uma biblioteca de músicas, onde você pode organizar suas músicas e comprar músicas online. Para tocar vídeo o Ubuntu tem o Reprodutor de Filmes, que é muito bom na minha opinião. Mas recomendo a você instalar o VLC, que é um player melhor. Você pode encontrá-lo na Central de Programas do Ubuntu.

Conclusão

Bem, este é um pequeno tutorial para você começar no mundo Linux. Não pare por aqui, pesquise, aprenda, compartilhe Linux, e ajude outras pessoas a entrar nesse mundo também.

Recomendo a leitura das apostilas Guia Foca Linux. O site oficial é este:
Deus abençoe a vida de cada um de nós!

Até mais amigos!!!!!

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Qual distribuição Linux devo escolher?

Visão Geral do Linux Mint

Rakarrack - Uma pedaleira virtual no Fedora 21

Mamãe mandou eu escolher esse daqui... será?

Fedora 21 - Configuração pós-instalação

Leitura recomendada

Como ser um expert em GNU/Linux!

Convertendo novos usuários ao Linux

Instalação do Debian Lenny 5

OpenSUSE - Uma ótima opção de distribuição

Crise de distro!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tonyrecife em 21/03/2011 - 18:13h

O título do teu artigo é no mínimo engraçado "e agora?". Mas é isso mesmo, é um paradigma muito forte, até acostumar leva um tempo. A grande sacada agora é focar na continuidade, pra não correr o risco de sentir saudade do outro. rsrsrsrsrs

[2] Comentário enviado por raulgrangeiro em 21/03/2011 - 19:10h

Verdade, seria bem legal, dar continuidade ao artigo, para ajudar os usuários a iniciarem, pois é o mais difícil.

Valeu mesmo amigo!

[3] Comentário enviado por julio_hoffimann em 21/03/2011 - 19:58h

Parabéns Raul!

Duas informações adicionais:

1. O OpenOffice já é algo do passado, agora vivemos o LibreOffice. :-)

2. Se alguém usa o KDE como ambiente gráfico e deseja acessar o gerenciador de processos, basta pressionar [Ctrl]+[Esc] se não me engano.

Abraço!

[4] Comentário enviado por albfneto em 21/03/2011 - 22:07h

é muito bom, é o que o iniciante precisa saber depois que instala o Ubuntu.

[5] Comentário enviado por nicolo em 22/03/2011 - 07:20h

Se algu'em quer fazer algo depois da instalç~ao do Ubuntu
Leia alguma coisa util como abaixo

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Completando-o-Ubuntu-(para-principiantes)/


[6] Comentário enviado por danilobs em 22/03/2011 - 14:32h

Muito bom o artigo! Me considero iniciante no mundo Linux e achei o artigo além de interessante!
Tudo de bom Raul, continue escrevendo!

Abraço.

[7] Comentário enviado por avencurt em 23/03/2011 - 09:15h

Um artigo simples e direto como este teria me ajudado bastante quando comecei.

[8] Comentário enviado por removido em 23/03/2011 - 16:28h

Muito bacana!

[9] Comentário enviado por Eliab venancio em 24/03/2011 - 09:22h

Muito bom o artigo! Há um tempo atrás fiz um artigo parecido e qua também ajuda muito o iniciante
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Ubuntu-Manual-do-Iniciante/
Abraços.

[10] Comentário enviado por raulgrangeiro em 24/03/2011 - 13:43h

É verdade, quando você escreveu o seu eu li e comentei, é muito bom o seu artigo!

Um abraço a todos! Deus abençõe a cada um de nós!!!

[11] Comentário enviado por souldeath em 24/03/2011 - 22:56h

Ainda não consegui trocar de sistema só porque não achei um programa tão bom quanto o iTunes para linux, e também tem algumas coisas que não funcionam, como o home theater e os botãos adicionais do mouse

[12] Comentário enviado por julio_hoffimann em 25/03/2011 - 13:40h

André,

Talvez este link lhe ajude quanto ao iTunes, a instalação é através do Wine:

http://br-linux.org/2010/como-instalar-o-itunes-no-linux/

Sobre o mouse, tenho um Multilaser com 8 botões (se não me engano) e todos funcionam perfeitamente.

Abraço!

[13] Comentário enviado por MilbolTylerDurde em 25/03/2011 - 15:56h

Eu só vou migrar totalmente pro Linux quando tiver um notebook ou desktop só meu, é compartilhado aqui e ninguém quer aprender Linux..
Bom resumo.

[14] Comentário enviado por francicodara em 28/03/2011 - 11:22h

Sou ubuntero a algum tempo e tenho influenciado muita gente a mudar do "rwindows" para o "freebuntu". Tenho tipo um problema que é o tempo que tenho levado pra instalar o ubuntu nos pc's de meus amigos. Somos a maioria design gráficos e web e temos vários aplicativos e configurações pós instalação que demanda muito tempo. Ex.? Inkscape, Gimp, Scribus, "Compizes", Quanta, Lamp etc. Na época "pré-histórica" do rwindows, tinha na net uns CD's modificados que já vinham com alguns programas essenciais e era possível personalizar um CD de instalação.

Em fim, é possível gravar um CD para instalações futuras já contendo os principais aplicativos que uso?

[15] Comentário enviado por julio_hoffimann em 28/03/2011 - 22:28h

Francisco,

Veja este tópico do fórum:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/CD-para-instalacoes-ja-contendo-os-principais-a...

Abraço!

[16] Comentário enviado por julio_hoffimann em 28/03/2011 - 22:30h

Agora percebi que foi você quem fez a pergunta! hehehe.

Abraço!

[17] Comentário enviado por raulgrangeiro em 29/03/2011 - 22:29h

Olha francicodara, não sei se te ajudaria muito, mas você tem algumas opções, por exemplo, usar alguma distro que já vem pronta pra isso. Ex: Artistx. Mas se você é como eu, que gosta do Ubuntu, então você pode usar o APTonCD e gravar os pacotes necessários nessas instalações, então pode usar pra instalar nos computadores de seus amigos!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts