Onde os iniciantes devem buscar soluções para os seus problemas

Este artigo traz algumas dicas para a galera que está começando no mundo Linux. Falaremos sobre como e onde buscar informações, os métodos de busca mais utilizados e acreditados pela comunidade.

[ Hits: 16.911 ]

Por: Pablo Carlos de S. Furtado em 22/12/2004


Onde pesquisar



Uma forma de tentar se virar é lendo os arquivos README dos pacotes, as páginas de manuais e sistemas de ajudas dos aplicativos - coisa que é muito difícil no Software Proprietário, mas que no mundo do Software Livre constitui uma importante ferramenta para que se aprenda cada dia mais.

Se você tem alguma mensagem de erro que você não conseguiu solucionar sozinho ou com os sistemas de ajuda, chegou a hora de partir para a Internet e começar a caçar a solução para seus problemas.

Buscar a mensagem de erro no Google para tentar encontrar o que causa seu problema e também quais são as formas de se solucionar o mesmo é uma boa dica. Aliás, o Google é uma mãe para quem quer procurar qualquer coisa! É um ótimo local para pesquisar tudo o que se precisa. Pode-se encontrar desde soluções para o problema que você pode estar passando até aquele pacote que você precisa para resolver aqueles problemas com dependências.

Outra importante fonte de soluções para seus problemas são os sites da comunidade, como o VOL por exemplo. Estes sites contém muitas informações valiosas, como artigos, dicas, notícias, FAQ e muito mais. A importância destes sites é que uma pessoa que consegue superar um problema tenta ajudar outros que possam vir a passar por este mesmo problema. Por isso é importante que se ajude os outros. Não seja egoísta resolvendo apenas seus problemas, tente colaborar com os outros, pois você também pode ter os mesmos problemas!

Como forma de conseguir respostas para seu problema, você pode também postar perguntas nestes sites. Sempre tem alguém disposto a ajudar na comunidade. Todas as vezes que postei perguntas no VOL obtive as respostas que precisava.

Volto a dizer: ajude também os outros, é importante para a comunidade!

Outra importante e confiável fonte de pesquisa são os livros, que trazem valiosas informações e dicas que também ajudam. Procure apostilas, livros e revistas para pesquisar também. Você pode ter a resposta para suas questões ali na sua estante.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Onde pesquisar
   2. Conclusão
Outros artigos deste autor

Shell Script: Primeiros conceitos

Leitura recomendada

Porque se aventurar no Linux (parte 2) - Instalei, e agora?

Comandos básicos do Linux

Diário de um SysAdmin 1 - Truques | Macetes | Atalhos & Comandos

Instalando o Kurumin 7 e outros em um pendrive

Lidando com compactação de arquivos no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Ilovelinux2004 em 22/12/2004 - 09:19h

Poderia ser um pouco mais articulado...rs... :P

Tá bom kra.... continue assim...


Marcelo - Ilovelinux
[email protected]

[2] Comentário enviado por leo_mxs em 23/12/2004 - 15:32h

Eu gostei!! Tá bem redigido e foi uma conselho bem legal. Valeu pela dica!!

[3] Comentário enviado por andrefpacheco em 24/12/2004 - 17:16h

Tb gostei Valeu a dica

[4] Comentário enviado por zapongo em 25/12/2004 - 10:49h

Este Site é D+

Parabens

[5] Comentário enviado por pardalz em 18/09/2007 - 21:35h

ta blz... realmente tem neguim q cria o usuario soh pra resolver o problema dele.. ae resolve e some.. nunca mais se ouve fala do caboco..

[6] Comentário enviado por Teixeira em 30/10/2007 - 19:59h

Oi Pablo Carlos, parabéns pelo artigo.
Continue contribuindo, ok? É assim que nos tornamos uma comunidade. O que parece óbvio para alguns pode ser "aquele" conhecimento que faltava para alguém em busca de socorro.
Com diz o pardalz com muita propriedade, tem alguns que buscam a solução de seus próprios problemas, porém em nada contribuem.
Valeu!

[7] Comentário enviado por metalpunkpointer em 18/08/2010 - 11:42h

Valeu pelo artigo! Para pesquisa de material off-line eu gosto do guia foca, ou entao eu leio os própios mans dos programas que instalo aqui... outra maneira boa de se virar é conferindo os fontes...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts