Instalando e usando o GNUstep no Linux

GNUstep é uma plataforma de desenvolvimento livre que pugna pela simplicidade e elegância. GNUstep é totalmente compatível com a especificação OpenStep desenvolvida pela NeXT (agora Apple Computer Inc.), bem como implementa muitas extensões incluindo Mac OS X / Cocoa. Este artigo aborda a instalação e utilização do GNUstep no Linux.

[ Hits: 26.062 ]

Por: Bilufe em 19/01/2009 | Blog: https://www.vivaolinux.com.br/~bilufe


O que é o GNUstep?



GNUstep é...

... uma ferramenta de desenvolvimento objeto-orientado.

Os dois primeiros volumes (GNUstep-fazer e GNUstep-base) que compõem o núcleo bibliotecas contém um sistema completo para a escrita de ferramentas gráficas em Objective-C. O pacote permite que você faça uma configuração simples e poderoso sistema de construção, instalação e embalagens suas ferramentas. O pacote básico inclui todas as classes necessárias para escrever uma incrível variedade de ferramentas, a partir de pacotes de ferramentas de sistema para web com ferramentas de comunicação e outros tipos de servidores.

... é um kit gráfico de desenvolvimento.

O núcleo de bibliotecas contém classes para o desenvolvimento de uma aplicação gráfica completa para quase qualquer finalidade. Juntamente com o nosso objeto-orientado, desenvolvimento aplicações gráficas, ProjectCenter e Gorm é muito simples e complexo para escrever aplicações comerciais em semanas ou meses, ao invés de anos (ou, muitas vezes, nunca), no caso de outros ambientes desenvolvimento.

GNUstep não é...

... um desktop.

Enquanto o GNUstep projeto em si não é um projeto de desktop, muitos pedidos foram escritos para fornecer uma poderosa experiência do usuário para trabalhar em seu computador. Estes incluem o nosso trabalho gerente, GWorkspace, e o cliente de e-mail, GNUMail. O GNUstep não possui um gerenciador de janelas. Você pode usar qualquer gerenciador de janelas que você deseja, mas recomendamos que você use Window Maker para uma melhor experiência.

... um sistema operacional clone.

GNUstep não é um sistema operacional clone. Não é uma distribuição de Linux, FreeBSD ou qualquer outro sistema operacional agora, nem será no futuro. Embora outras pessoas podem optar por um pacote do sistema operacional com GNUstep como um front-end.

... um gerenciador de janelas.

GNUstep não é um gerenciador de janelas. E as bibliotecas não são utilizados pela WindowMaker atualmente, embora WindowMaker compartilha uma aparência semelhante.

Porque eu deveria usar GNUstep?

GNUstep proporciona uma excelente e madura plataforma para escrever boas aplicações. Há boas evidências que desenvolvedores do OpenStep têm escrito muitas complexas aplicações comerciais em semanas ou meses, ao invés de anos (ou, muitas vezes, nunca), no caso de outros ambientes de desenvolvimento. Utilizando a interface visual modelagem de aplicação, você pode construir um esqueleto digno de interface do usuário em um ou dois dias sem codificação.

GNUstep trabalha com o GNOME, KDE, assim como muitos gerenciadores de janelas. GNUstep é executado no topo do X11. Você ainda pode fazer programação em C (desde Objective-C é um superconjunto puro de C), CGC e acabará por apoiar a mistura de C + + e Objective-C no mesmo arquivo. O GNUstep permite você desenvolver aplicações multi-plataforma, sem o trabalho de desenvolvimento independente de um SO a partir do zero. Dá-lhe várias funcionalidades, incluindo letras Painéis, Unicode cordas, e até mesmo Distributed Objects.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalação (Ubuntu e derivados)
   2. O que é o GNUstep?
   3. Licença de uso
   4. Usando aplicativos GNUstep
Outros artigos deste autor

LibreOffice Writer 5 vs. Microsoft Word 2010

Minha experiência com Linux

Instalação de softwares no Debian Linux e derivados

Software livre e o Windows

LibreOffice - Utilizando macro para preencher um documento no Writer

Leitura recomendada

Aprendendo a linguagem Python - parte II

Bioinformática - Instalação do Mr Bayes em ambiente paralelo

Copiar um DVD através do k9copy no Insigne Momentum 5.0

Máquinas virtuais

Projeto GuaçuLivre - Sistema Operacional e Softwares Educacionais Livres para Computadores Pessoais e do PROINFO Pregão: FNDE 83/2008

  
Comentários
[1] Comentário enviado por odirneto em 19/01/2009 - 17:51h

Cara, esporo ser o primeiro a te parabenizar. Muito bom seu tutorial, bem explicado. São de tutoriais assim, bem descritos e não só "receitas de bolo" que precisamos para fazer do linux algo acessivel. Ta de parabens, sabe, nota 10!

[2] Comentário enviado por Tercio em 20/01/2009 - 00:20h

Esse GNUStep parece ser bom. Pena que a interface visual dele seja feia...

Se eu não me engano, os sistemas das Casas Bahia foram escritos usando ele.

No mais, parabéns pelo artigo!

[3] Comentário enviado por jllitvay em 05/02/2009 - 16:32h

Parabens pelo artigo. Já tinha tentado algumas vezes mas nunca consegui fazer o GWorkspace funfar de fato.
Vamos ver se seguindo as dicas do artigo funciona.

Por falar nisso já utilizaram ou ouviram falar do Etoile ??
http://etoileos.com/

[4] Comentário enviado por bilufe em 06/02/2009 - 23:29h

Consegui pouca informação sobre o Etoilé, e não consegui rodar em minha máquina. Então, resolvi não falar dele neste artigo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts