Instale já o Audacity na sua máquina!

O Audacity é um editor de audio profisional para GNU/Linux, com ports para MacOSX e aquele outro sistema. Com o lançamento do pre-release3 muitas novidades foram acrescentadas, com destaque para os plugins VST que deixam a edição com efeitos mais fácil e profissional. Ele aceita ogg, mp3, aiff e wave, além de abrir midi. Se você mexe com audio, instale-o agora!

[ Hits: 44.875 ]

Por: Lincoln Lordello em 04/11/2003


Descrição



O audacity é um editor de audio profissional para GNU/Linux com ports para MacOSX e aquele outro sistema. Com o lançamento do pré-release3 muitas novidades foram acrescentadas, com destaque aos plug-ins VST que deixam a edição com efeitos mais fácil e profissional. Ele aceita ogg, mp3, aiff e wave, além de abrir midi. Se você mexe com audio, instale-o agora!

O audacity trabalha com taxa de amostragem de 16, 24 e 32bits, chegando a 96kHz e com um re-sampling excelente. Possui também controles de volume independentes para cada track de audio, tendo infinitas pistas e com uma ferramenta para fading que você praticamente desenha na tela e vê na hora o resultado com a mudança em tempo real das ondas do audio.

Você pode exportar seu trabalho dentro de um projeto próprio do audacity, com base em xml e arquivos .au, que permite voltar a mexer no projeto mais tarde ou usar um dos formatos conhecidos pela galera, como ogg vorbis, que recomendo e o famoso e futuramente extinto mp3, incluindo informações id3, além de exportar para aiff ou wav sem compressão.

Com ele é possível gravar enquanto escuta a trilha presente no time line, bom para quem quer dublar algum vídeo, além de poder gravar múltiplas trilhas de audio ao mesmo tempo. Com controle de input direto na interface principal, a única coisa que falta no audacity é um VU, mas ele mostra as ondas em tempo real enquanto você grava, não deixando claro você na mão.

Na parte de efeitos ele não está deixando faltar nada. Agora com suporte aos plug-ins VST habilitados colocar efeitos ficou bem melhor. Com destaque ao "Change Tempo" e "Change Speed" que alteram o tempo do audio com perfeição. Além de efeitos noise remover, wahwah, phaser, compressor e muitos outros, sendo possível adquirir na internet plug-ins proprietários VST profissionais! Também há suporte a plug-ins LADSPA. Você vai poder até criar seu próprio plug-in.

Ele aceita vários tipos de contagem de tempo, como segundos, minutos, horas, cdda (padrão de cd de audio), sistemas de vídeo como NTSC e PAL, isso é muito útil para mim que edito comerciais para a TV.

Observação: Todo o processo de instalação foi feito num Slackware 9.1 com uma instalação completa. A biblioteca lame-3.93.1 foi previamente instalada e a libogg já vem com o Slackware 9.1. Portanto, caso falte algo para sua distro ou mesmo para o seu Slackware, instale o programas necessários, no caso do Slack:

# installpkg /mnt/cdrom/slackware/d/*.tgz

Para uma instalação completa do diretório devel ou então procure no README do Audacity as dependências necessárias, lembrando que algumas já estão contidas no código fonte, como a libnyquist...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Descrição
   2. Instalação do binário
   3. Instalação do código-fonte
   4. Configurando o Audacity
Outros artigos deste autor

Mandrake x LG

Criando pacotes no Slackware

Nautilus Scripts

Como mudar o logo no kernel 2.6

Instalando fontes TTF de forma fácil com rpm-buid

Leitura recomendada

Wildfire - Comunicação instantânea (Jabber) integrada ao Active Directory

Como instalar o software p2p XMule no Red Hat Linux 9

Instalando e configurando o DOSemu no Slackware

Debian-BR CDD: Mais um excelente trabalho brazuca

DD-WRT no D-Link Dir-300 Rev A

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 04/11/2003 - 05:05h

Parabéns lordello, excelente artigo! E completando, para os usuários de Debian Woody ou posteriores, para instalar o audacity é moleza, basta digitar:

# apt-get install audacity

Ele já vem empacotado na distribuição. E abaixo o link para o screenshot do Audacity que o lordello enviou:
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/verScreenshot.php?codigo=360

[2] Comentário enviado por Ragen em 04/11/2003 - 08:15h

Fabio,

Só corrigindo a URL (Na página indicada a popup tá com link quebrado)

http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/comunidade/1067878280.TelaCapturada.jpg

[]`s

Ragen

[3] Comentário enviado por cabelo em 06/11/2003 - 15:14h

Desculpe a minha ignorância, o que faz este plugin VST?

[4] Comentário enviado por romarioj em 03/12/2003 - 10:48h

cabelo,
VST é um padrão de plugins, como existem tb os plugins DX (directX). Existem plgins de efeitos (reverb, delay, compressor ect.) e tb de emulação de instrumentos. A maioria dos programas de edição de áudio tem suprotam VST, incluindo o Cubase, SoundForge, Cakewalk Sonar, etc.
Espero ter ajudado....

lordello,
Para usar VST no audacity pra linux, é só instalar o ladspa-vst-bridge-0.1.0.tgz, e copiar os plugins para a pasta, como no windows? (Atualmente o a versão for win - justamente por causa dos plugins...)

[5] Comentário enviado por lordello em 03/12/2003 - 11:46h

Romario, é isso mesmo, eu não entrei nesses "por menores" no meu artigo pois isso engloba instalar e configurar o wine, que pode ser uma dor de cabeça dependendo da distribuição. Esse ladspa-vst usa o wine para emular os dll do vst, segundo eu vi no site funciona perfeitamente, mas não tentei instalar ainda, pois uso o audacity no trabalho e não preciso de plug-ins vst, pois só edito o áudio, sem efeitos.
Falow!

[6] Comentário enviado por canaman em 17/02/2004 - 17:02h

Eu posso estar errado mas as configurações da taxa de amostragem e da resolução (padrão de amostragem), não dependem da placa de som. Por exemplor, a maioria esmagadora das placas de som on board tem taxas de amostragem de 44.1KHz e resolução de 16 bits. Se eu tentar tocar um arquivo com 96KHz e 24 Bits, a placa de som não conseguirá executar o arquivo com essa qualidade e executará em 44.1KHZ/16 Bits, náo adiantando eu colocar essa qualidade no arquivo. A não ser que eu faça tudo dessa maneira, embora a placa de som reproduza um arquivo inferior, e eu grave em um dispositivo que suporte essa qualidade. Estou errado ou certo?

[7] Comentário enviado por flaviolordello em 31/03/2004 - 21:48h

Tá certo. Você pode trabalhar com taxas de 96khz e 24bits, mas sua placa de som irá tocar a 44 16 bits. Grave num MD, CD, HD como dado e pronto. Só que não consiguirá gravar isso em formato audio de forma alguma, porque sua placa de som só roda a 44.

[8] Comentário enviado por ivoaudio em 07/05/2004 - 20:19h

Eu acho que falta fazer os plug-ins atuarem em tempo real, como inserts nas pistas. Pelo menos os mais básicos, como eq, compressão. E reverberação, por exemplo, precisa estar disponível num bus, com sends.

Falta também a pista de mixagem (master). Bem como medidores de nível (VU, picos).

Não encontrei maneira de configurar o mp3, mas deve ser porque eu não instalei o lame ainda.

Para não parecer que estou só espancando, achei muito legal poder usar plug-ins VST. Existem vários free por aí, fora os comerciais.

Ivo Eduardo

[9] Comentário enviado por aantonov em 13/10/2006 - 00:30h

O Audacity é compativel com o Fedora Core 5 ? O que devo instalar para que ele funcionne no meu FC5 ?

Sou novo em linux, por isso tenho essas duvidas de principiante:

[10] Comentário enviado por chr_184 em 18/10/2006 - 23:51h

cara mata uma duvida minha como posso criar um cd, com as musicas que gravei no audacity??? Quero criar um cd normal para fazer tipo um play back!!!!

[11] Comentário enviado por lordello em 29/10/2006 - 16:56h

Depois de gravar as músicas com o audacity, você deve marcar o início de cada trilha com um "label" (Ctrl+B) dando nome para elas, como track1, track2 etc... clique no menu "File => Export Multiple" e deixe as opções marcadas:

Export format: WAV
Split files based on: LABELS
include audio before first label: DESMARCADO
Name files: Using Label/Track Name

Depois é só gravar o CDA no modo disck-at-once, ou seja, sem as tais pausas de 2 segundos.

[12] Comentário enviado por lostedsoul em 06/12/2006 - 19:42h

alguém pode dizer como se usam os plugins vst no audacity? era mesmo muito util pois é das poucas coisas q nao consigo fazer em linux.. estava habituado ao windows. Se puderem explicar ou dar o link para uma pagina q explique agradeço ;)

[13] Comentário enviado por catanidahora em 01/04/2009 - 13:28h

o audacy é otimo mas quando falo minha voz tem um atrazo de 1segundo antes de sair na caixinha, sendo assim é impossivel gravar em cima de outra gravaçao, pois não é em tempo real. como devo configurar para q minha voz saia em tempop real? se é q tem jeito


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts