Inkscape - Introdução (Parte 3)

Nos dois primeiros artigos da série introduzimos os principais aspectos e ferramentas do Inkscape, além de mostrar alguns exemplos de seu uso. O Inkscape é um excelente software de desenho vetorial, do mesmo tipo do Corel Draw. Aprenda como trabalhar com textos e algumas maravilhas a mais.

[ Hits: 46.129 ]

Por: Juliao Junior em 02/10/2008


Exemplo



Vejamos mais um exemplo de como utilizar o que aprendemos até agora. Nosso objetivo é construir a figura abaixo. Como sempre, um exemplo bem simples: apenas um cartão de identificação. Neste caso, identificação de membro do Viva o Linux. Embora simples, serve para tornar óbvio como é fácil utilizar os recursos que aprendemos até este momento nessa série de artigos.
Linux: Inkscape - Exemplo
Cada um dos elementos pode ser construído separadamente, e depois reunido para formar a figura final. Um dos elementos é o formato geral do cartão, e isso é fácil. Basta usar a ferramenta retângulo, F4, e desenhar o formato do cartão.

O outro elemento é a faixa arredondada no lado esquerdo do cartão. Para construir esse elemento, desenhe um quadrado, altere a cor do preenchimento e do contorno, transforme o objeto em um caminho (conforme vimos na seção anterior), mude o formato do retângulo. Para mudar o formato, basta puxar cada lado vertical do quadrado para a esquerda, e depois dar uma "melhorada" na aparência usando os nós. Veja os passos na figura abaixo.
Linux: Inkscape - Faixa arredondada
Para escrever o texto "VivaOLinux", desenhe uma curva Bezier e aproxime para a inclinação do elemento anterior. Assim o texto parecerá seguir o contorno da figura. Escreva o texto (F8), selecione o texto e a curva e use o menu "Texto > Por no Caminho". Lembre de mudar a cor do texto para aquela que desejar.
Linux: Inkscape - Por no caminho
Estamos quase acabando. Novamente usando a ferramenta Texto (F8), escreva os itens de identificação do usuário (no exemplo dados, usamos "Usuário", "Distribuição" e "Cidade").

Para finalizar, use o menu "Arquivo > Importar" e importe a sua foto. Pronto! Agora é só colocar cada elemento em seu lugar - esta é certamente a parte mais fácil. Para garantir que não perderá o trabalho, lembre de agrupar os elementos (CTRL + G).

Conclusão

Terminamos mais um artigo. Com essa etapa terminamos a parte introdutória de nosso trabalho. No próximos artigos veremos técnicas que incrementam o uso do Inkscape, como o uso de sombra em figuras tridimensionais, uso avançado de nós, gradientes com mais cores, uso de reflexos, e o uso de perspectiva.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Trabalhando com textos
   2. Curvas Bezier
   3. Trabalhando com nós
   4. Exemplo
Outros artigos deste autor

Instalação ou Recuperação do GRUB

Inkscape - Introdução (parte 1)

Administração de sistema via WEB

Instalação do sidux

Processing - Programando para Android e iOS

Leitura recomendada

Programação: Tomada de decisão

Instalar o Composer - Framework para o Ginga - NCL

Criando um pacote DEB manualmente

Administração de sistema via WEB

WPS Office Atualizado no Slackware 14.2 em Português

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eduardo em 02/10/2008 - 16:50h

Já foi pros favoritos ;)

[2] Comentário enviado por jaguillera em 01/06/2010 - 08:07h

Parabéns pela iniciativa. No windows eu ja usada o Corel e minha transição foi tranquila para o Ink. E eu achei o Ink mais leve e bem menor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts