A
Impressora 3d da
Factor é derivada de um dos projetos mais requisitados da comunidade RepRap a qual abriga a grande maioria dos projetos de impressoras 3d abertas do mundo todo garantindo assim uma grande capacidade de proporcionar o intercambio e fabricação de peças e upgrades sem depender da fábrica para tal.
Do projeto
Dentre as características que chamam a atenção está na posição onde o motor de passo que empurra o filamento* (matéria prima) para o hotend (saída quente do material) montado no topo do frame, isso na prática significa menos peso sobre as barras aumentando a durabilidade do projeto. A mesma também utiliza bowden (tubo de ptfe para guiar o filamento até o hotend mantendo o material relativamente estável até o seu destino final.
MATERIAIS homologados
ABS e PLA, ambos utilizados com sucesso.
Estrutura
Particularmente gosto da construção do frame da 3D Factor por ser limpo e a fiação fica bem escondida evitando que os cabos e fios encostem em áreas críticas, porém a espessura do mdf revestido de branco deixa um tanto a desejar, já que com o tempo tende a descascar e mostrar sinais de desgaste após alguns meses de uso.
Quanto a utilização de bowden para condução de filamento em impressoras como esta, não é usual pois impossibilita o uso de materiais mais moles como o filamento flexível por exemplo. Outro ponto não tão positivo foi a fixação das barras roscadas e dos parafusos que seguram os motores, necessitando reapertos constantes em pontos diferentes.
Durabilidade
O equipamento utiliza hotend allmetal, o que aumenta a durabilidade do conjunto, sem mover a impressora a confiabilidade se mostrou adequada mesmo em peças grandes com mais de 16 horas de impressão
A decisão de usar hotend allmetal foi acertada pois aumenta a durabilidade do conjunto, o Arduíno fica localizado do lado esquerdo da impressora bem longe da mesa aquecida e do hotend garantindo uma refrigeração adequada via cooler.

Crânio de tiranossauro 19 cm de altura. Impressão durou 20 horas e 30 minutos
Considerando o volume de impressões diárias com as pausas para reapertos o índice de desperdício de material ficou em torno dos 7% para cada 500 gramas de filamento gasto.

Aqui temos a produção de cerca de uma semana

O desperdício ocorre quando a impressão não é concluída com sucesso por diversos motivos como por exemplo vibrações na bancada ou mesmo perda de passo dos motores
Garantia
Durante uma palestra a fonte apresentou problemas e foi substituída pela fábrica sem maiores aborrecimentos. O suporte também foi adequado quando a mesa foi desalinhada por pequeno impacto.