Hyperic HQ: monitore sua rede like a boss

O Hyperic HQ é uma solução de monitoramento, administração e controle de infraestrutura de Data Centers. Trata-se de um Software Livre, disponibilizado sob a licença GNU GPL v2, com o código-fonte hospedado no SourceForge.net e conta com um versão comercial disponível com recursos adicionais de automação, administração e controle.

[ Hits: 45.035 ]

Por: Davidson Rodrigues Paulo em 01/11/2012 | Blog: http://davidsonpaulo.com/


Definindo um alerta



Um dos recursos fundamentais de qualquer software de monitoramento, é a geração de alertas, que notificam o administrador quando algum serviço não está funcionando dentro das condições consideradas satisfatórias.

Para definir um novo alerta no Hyperic HQ, o primeiro passo é localizar o objeto que contem a métrica que será analisada para gerar o alarme. Como exemplo, vamos criar um alerta para quando houver pouca memória RAM livre no servidor "hyperic.davidsonpaulo.com".

Ao abrirmos este servidor, encontramos a métrica Free Memory que indica a quantidade de memória livre. Ao clicar sobre o título da métrica, somos direcionados para seu gráfico detalhado. No canto superior direito, existe um link chamado Define New Alert.

Basta clicar nele e seremos direcionados para o formulário de definição de novo alerta.
Primeiramente, preenchemos os campos da seção Alert Properties: nome, descrição, prioridade, e o alerta deverá ficar ativo imediatamente após a sua configuração.

Depois, devemos selecionar qual será o gatilho do alarme, na subseção If Condition da seção Condition Set. Existem quatro possibilidades:
  1. Metric → Se o valor absoluto da métrica selecionada for menor, maior, igual ou diferente de um valor escolhido;
  2. Inventory Property → Se alguma propriedade fixa do servidor (ex.: arquitetura do processador, IP, gateway padrão etc) for alterada;
  3. Events/Logs Level → Se for encontrada um registro em algum arquivo de log associado que possua os caracteres escolhidos;
  4. Config changed → Se o arquivo de configuração selecionado for alterado.

Neste exemplo, nosso objetivo é disparar o alerta caso o nível da métrica Free Memory seja muito baixo. Então, selecionamos a opção Metric e a métrica Free Memory.

Abaixo, selecionamos a opção: is < (Less than)

E digitamos o limite escolhido de 64MB.

Em seguida, selecionamos o critério para disparo do alarme e sua periodicidade. Os critérios para disparo são dois, a saber:
  1. Each time conditions are met → O alarme será disparado assim que as condições de alarme ocorrerem;
  2. Once every <N> times conditions are met within a time period of <M><unidades> → O alarme só será disparado se as condições alarme ocorrerem N vezes dentro de um período de M unidades de tempo.

A periodicidade do alerta é definida pela opção Generate on alert and then disable alert definition until fixed. Se esta opção estiver desmarcada, um novo alerta será gerado a cada vez que as condições de alarme ocorrerem até que o problema seja resolvido. Se estiver marcada, um único alerta será gerado.

Em nosso exemplo, definiremos o alerta para somente ser disparado se as condições de alarme ocorrem 10 vezes, seguidas, ou seja, 10 vezes nos últimos 10 minutos. Também definiremos que ele seja gerado uma única vez.
Depois de criar o alarme, precisamos configurar a notificação externa. O Hyperic HQ suporta quatro tipos de notificações:
  1. Escalation → Uma espécie de roteiro de notificação que permite escalar o problema automaticamente para diferentes níveis do suporte. É possível configurar, por exemplo, uma sequência similar a:
    1. Notificar o suporte nível 1 e aguardar 20 minutos;
    2. Notificar o suporte nível 2 e aguardar 20 minutos;
    3. Notificar a supervisão e aguardar 15 minutos;
    4. Notificar a gerência e aguardar 20 minutos;
    5. Notificar a diretoria, aguardar 20 minutos e então, repetir o ciclo de notificações.

  2. Notify HQ Users → É possível cadastrar usuários no Hyperic HQ e associar endereços de e-mail para facilitar a seleção dos destinatários dos alertas;
  3. Notify Other Recipients → Enviar os alertas para endereços de e-mail que não estejam associados a nenhum usuário do Hyperic HQ;
  4. OpenNMS → Notificar o alerta através do OpenNMS, caso haja algum servidor instalado na rede.

Em nosso exemplo, escolheremos a opção Notify HQ Users. Clique em ADD TO LIST, selecione o usuário administrador, clique na seta para a direita e então, em OK.
Linux: Hyperic HQ: monitore sua rede like a boss    Linux: Hyperic HQ: monitore sua rede like a boss
Feito isso, o alerta estará definido.

Quando a métrica Free Memory indicar um valor menor que 64MB 10 vezes seguidas num intervalo de 10 minutos, um alerta será gerado e enviado por e-mail para o destinatário [email protected]

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sobre o Hyperic HQ
   2. Instalação do servidor Hyperic HQ
   3. Configuração do agente Hyperic HQ
   4. Monitoramento e visualização
   5. Configurando novos monitoramentos manualmente
   6. Definindo um alerta
   7. Dicas valiosas
Outros artigos deste autor

Fundamentos do sistema Linux - arquivos e diretórios

Site for IE: Até quando?

Passo a passo: Fedora autenticando usuários no Active Directory

Fundamentos do sistema Linux - direcionadores

Dual-boot: instalando o Windows depois do Linux

Leitura recomendada

Nagios - Um poderoso programa de monitoramento de rede (parte 2)

Instalação e configuração do QEMU + AQEMU no Slackware

Compatibilizando as extensões do Firefox

Linguagem LOGO: Crianças programando de maneira divertida

Funcionamento da memória virtual

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ismael_farias em 01/11/2012 - 16:28h

Excelente artigo, parabéns Davidson... Mais uma ótima ferramenta de monitoramento!

Att,
Ismael Farias

[2] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 01/11/2012 - 17:34h

Cara você é muito [email protected]%$, muito legal esse Hyperic, já sei como monitorar meus servers agora, sensacional +10.

Valeu

[3] Comentário enviado por removido em 01/11/2012 - 18:54h

Muito bacana!

[4] Comentário enviado por alexhctp em 06/11/2012 - 17:41h

Parabéns pelo artigo. Acabo de adiciona-lo a minha lista de Favoritos.

Assim que tiver uma oportunidade, vou colocar em produção nos meus servers.

Abraço!

[5] Comentário enviado por dolivervl em 08/11/2012 - 11:18h

Parabéns pelo artigo !!!
Uma dúvida, vc tem como compara-lo com o Zabbix ?

[6] Comentário enviado por davidsonpaulo em 08/11/2012 - 11:40h

Olá dolivervl, eu já tive contato com o Zabbix, vi um pouco como ele funciona. Eu sei que o Zabbix faz quase tudo que o Hyperic faz (com relação às notificações, não sei se o Zabbix suporta escalation), a diferença principal é que no Zabbix dá mais trabalho configurar os monitoramentos, pela falta da detecção automática. Você precisa se preocupar em configurar monitoramentos, gráficos, criar templates e tal, coisa que no Hyperic é bem mais simples. Agora, uma coisa que no Hyperic definitivamente é mais complexa é criar seu próprio plugin de monitoramento, pois isso requer a criação de um arquivo XML que leva um pouquinho de tempo pra entender, mas não é nada do outro mundo.

[7] Comentário enviado por falcomer em 16/01/2013 - 13:14h

Olá, fui tentar fazer a instalação do mesmo no red hat 6.3 com java 7. Ocorreu esses erros:

An ERROR occurred, the installation cannot continue.
FATAL EXCEPTION at /opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup.xml:523: : The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup.xml:532: The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup.xml:777: The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup-db-PostgreSQL.xml:156: The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/setup-db-PostgreSQL.xml:197: The following error occurred while executing this line:
/opt/hyperic/hyperic-hq-installer-4.6.6/installer/data/server.xml:125: exec returned: 126

Você já teve algum problema assim?

[8] Comentário enviado por davidsonpaulo em 16/01/2013 - 13:42h

falcomer, nunca tive esse problema, e com essas informações não consigo imaginar qual possa ser a raiz do problema. Analise as linhas dos arquivos conforme exibido nas mensagens de erro para tentar descobrir o que o instalador está tentando executar quando o erro ocorre. Se não conseguir descobrir, experimente postar sua dúvida nos fóruns do Hyperic HQ, anexando o log de instalação. Um abraço!

[9] Comentário enviado por falcomer em 16/01/2013 - 15:59h

Eu vou tentar em um outro servidor do 0. Preciso instalar algum pacote antes de rodar o setup.sh?

Com o servidor do 0, ele fica me pedindo o JAVA_HOME? Qual java que você instalou?

[10] Comentário enviado por carlos paulo em 24/06/2014 - 10:22h

Amigo. Como seria a configuração pra enviar sms via modem 3g? Eu já tenho o gammu instalado no meu servidor e está totalmente configurado e enviado mensagem. Você saberia como se configura esta parte?


Contribuir com comentário