Alterar nível padrão
Digamos que o seu sistema esteja inicializando no nível 5, com interface gráfica, mas seja mais interessante para você o nível 3, apenas modo texto. O que fazer para definir um nível de execução diferente para a inicialização? Como já foi dito anteriormente, o processo "init" utiliza o arquivo "/etc/inittab" para inicializar o Fedora. Neste arquivo há uma linha que determina em que nível de execução o sistema será iniciado, esta linha é a "initdefault":
id:5:initdefault:
Portanto para alterar o nível de execução padrão, basta alterar o número 5 desta linha para 3.
Escolhendo nível no Grub
Existe também uma forma de inicializar em um nível de execução apenas uma vez. Isto é feito utilizando o gerenciador de boot, grub ou lilo.
Aqui darei um exemplo utilizando o grub, pois este é o gerenciador de boot padrão da distro Fedora.
Imagine que você deseja entrar no nível de execução 1 para realizar uma eventual manutenção no seu sistema, você pode fazer isso seguindo os passos indicados abaixo:
- Na tela de inicialização do grub, pressione 'e' sobre o Fedora;
- Escolha a opção referente ao Kernel, no meu caso é a segunda;
- Pressione 'e' novamente;
- Agora dê um espaço e acrescente o parâmetro 'single';
- Pressione <Enter> e 'b' para inicializar.
OBS.: Ao invés de 'single' poderia ter sido informado '1', ou qualquer outro número referindo-se ao nível de execução que você deseja inicializar.
Alterar nível após a inicialização
É possível também, alterar o nível de execução, mesmo após a inicialização, para isto é utilizado o comando "init", como em:
# init 3
# init 5
No primeiro exemplo alteramos o nível de execução para o nível 3 e no segundo para o nível 5. É importante lembrar que este comando só funciona em um console, ou seja, não funcionará em um xterm ou similar.