Exibindo um splash durante o boot com Splashy

Dando continuidade às minhas pesquisas sobre a criação de LiveCDs, decidi seguir a sequência do boot e pesquisar o componente que seria exibido para o usuário logo após o gerenciador de boot: o splash ("tela de carregamento"). Há no Linux diversos programas que podem ser utilizados para tal finalidade, entre eles o Splashy, cujas instalação, configuração e personalização trataremos nesse artigo.

[ Hits: 38.937 ]

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros em 07/06/2010 | Blog: http://www.vinyanalista.com.br/


Utilizando no LiveCD



Nos artigos anteriores, durante a inicialização dos LiveCDs que criamos apareciam mensagens na tela, mostrando os processos e serviços que estavam sendo carregados. A maioria dos usuários, no entanto, prefere saber o andamento do boot em termos de porcentagem e não de processos iniciados. Veremos agora como personalizar o boot do LiveCD com o Splashy.

Assim como fiz no artigo Guia de referência do ISOLINUX, citarei apenas as alterações que devem ser feitas no artigo original. Este, portanto, é de leitura obrigatória para a execução do passo-a-passo que descreverei a seguir.

Recomendo que antes de começar a criação do LiveCD o tema que será aplicado já esteja pronto, dispensando a instalação de programas no LiveCD apenas para criar um tema para o Splashy. Se este tema estiver na Internet (você pode obter temas bem interessantes no site do KDE-Look.org ou no próprio site do Splashy), você poderá baixá-lo enquanto estiver dentro do sistema de trabalho. Se estiver no seu computador, você deverá passá-lo de alguma forma para o sistema de trabalho.

Uma sugestão é copiar o arquivo .tar.gz do tema para a pasta "/tmp" do seu sistema (não do sistema de trabalho). Essa pasta será utilizada durante a criação do LiveCD mas não será mantida no mesmo. Perceba que na Etapa C, imediatamente antes de entrarmos no sistema de trabalho, nós a "emprestamos" ao sistema de trabalho (por isso passamos o parâmetro --bind ao programa mount) e no final da Etapa D, ao desmontá-la nós a "tomamos de volta".

Terminadas as recomendações, vamos ao passo-a-passo. Se você decidiu seguir minha recomendação de copiar o arquivo .tar. gz do tema para a pasta "/tmp" do seu sistema, deve fazê-lo em qualquer momento antes de entrar no sistema de trabalho na Etapa C. Sendo esta a primeira alteração, a Etapa A e a Etapa B não têm modificações.

Na Etapa C, após entrar no sistema de trabalho, instale o Splashy usando o comando:

# apt-get install splashy

Agora, ainda na Etapa C e dentro do sistema de trabalho, vamos instalar o tema do Splashy. Se você vai baixar um tema da internet, deve fazê-lo agora. De posse do tema, vá até a pasta onde o mesmo se encontra e execute os comandos a seguir. Lembre-se de que você deve alterar esses comandos conforme o tema que esteja instalando:

# splashy_config -i avmlinux-theme-1.0.tar.gz
# rm avmlinux-theme-1.0.tar.gz
# splashy_config -s AvmLinux
# update-initramfs -u -t -k $(uname -r)


A última alteração ocorre na Etapa E, quando da configuração do gerenciador de boot. A seguir, apresento exemplos dos arquivos de configuração do GRUB e do ISOLINUX. Configuração do GRUB ("/boot/grub/menu.lst"):

DEFAULT 0
TIMEOUT 30
COLOR cyan/blue white/blue

TITLE Iniciar o Linux em modo grafico
KERNEL /boot/vmlinuz BOOT=live boot=live nopersistent rw quiet splash vga=791
INITRD /boot/initrd.gz

TITLE Iniciar o Linux em modo texto
KERNEL /boot/vmlinuz BOOT=live boot=live nopersistent textonly rw quiet vga=791
INITRD /boot/initrd.gz

TITLE Testar a memoria
KERNEL /boot/memtest86+.bin

TITLE Iniciar a partir do disco rigido
ROOT (hd0)
CHAINLOADER +1

Configuração do ISOLINUX ("/boot/isolinux/isolinux.cfg"):

DEFAULT vesamenu.c32
TIMEOUT 300
PROMPT 0

LABEL live
  MENU LABEL ^Iniciar o Linux em modo grafico
  KERNEL /boot/vmlinuz
  INITRD /boot/initrd.gz
  APPEND boot=live nopersistent rw quiet splash vga=791

LABEL text_only
  MENU LABEL Iniciar o Linux em modo ^texto
  KERNEL /boot/vmlinuz
  INITRD /boot/initrd.gz
  APPEND boot=live nopersistent textonly rw quiet vga=791

LABEL memtest
  MENU LABEL Testar a ^memoria
  KERNEL /boot/memtest86
  APPEND -

LABEL hd
  MENU LABEL Iniciar a partir do ^disco rigido
  LOCALBOOT 0x80
  APPEND -

Executados todos os passos, durante o teste do LiveCD você deverá ver o Splashy em execução durante o boot. Veja como ficou o tema que eu criei como exemplo desse tutorial:
Linux: Exibindo um splash durante o boot com Splashy
Nesse artigo vimos como personalizar o LiveCD em mais um de seus vários aspectos: o bootsplash. O mais interessante dessa personalização é que ela pode ser aplicada não só ao LiveCD, como também ao sistema que está instalado no disco rígido. Isso nos permite visualizar nosso tema antes mesmo que o LiveCD esteja criado.

À medida em que for pesquisando e experimentando mais possibilidades escreverei mais artigos aqui no blog. Espero que estejam gostando dos artigos e que me acompanhem nas minhas pesquisas, corrigindo meus erros, enviando sugestões e compartilhando suas experiências.

Um abraço a todos e até a próxima.

Fontes


Esse artigo foi publicado originalmente no meu blog:
Antônio Vinícius

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação do Splashy
   3. Instalação de programas adicionais
   4. Instalando novos temas para o Splashy
   5. Criando um tema
   6. Modificando um tema
   7. Utilizando no LiveCD
Outros artigos deste autor

Instalação do MediaWiki em uma Project web do SourceForge

Incrementando o visual do KDE 4

Desmistificando a instalação do Dazuko

Guia de referência do ISOLINUX (parte 2)

Portugol Online - Software livre para facilitar o estudo de algoritmos

Leitura recomendada

Fãs do pinguim, vamos à luta!

Linux, a pirataria de software e a desvalorização do desenvolvedor (parte 2)

FwLogWatch - Analisando Registros do IPtables

Software Livre - Migração concluída

Padrões Abertos e Interoperabilidade na Geotecnologia

  
Comentários
[1] Comentário enviado por giovani2003 em 07/06/2010 - 16:21h

Cara muito bom esse teu artigo. Estou trabalhando exatamente com algumas questões... que dentre elas tenho que criar um splash customizado para deixar uma instalação mais visual para o usuário e este teu artigo veio em boa hora me economizou algumas horas de pesquisa.

[2] Comentário enviado por giovani2003 em 07/06/2010 - 16:23h

Aproveitando... Você já usou o simple-cdd? Se sim... Você já customizou a imagem inicial (menu de opções "Graph Installer, memteste, etc) splash.png (o padrão mostra do Debian).

[3] Comentário enviado por vinyanalista em 08/06/2010 - 15:05h

Olá Giovani, que bom que você gostou do artigo.

Eu não sabia o que era o Simple-CDD, então olhei rapidinho no Google, é um CD de instalação do Debian personalizado, certo?

Quando àquela imagem que você me perguntou, o "splash.png", que você vê no menu inicial do CD de instalação do Debian, eu não sei se há uma forma de alterar pelo próprio comando Simple-CDD, mas acredito que se você montar a ISO do CD depois que ela estiver pronta, copiar todo seu conteúdo para uma pasta temporária, substituir aquela imagem e depois regerar a ISO deve funcionar.

Aquela imagem é a imagem de fundo do menu de boot do ISOLINUX. Você pode olhar dois artigos que eu publiquei aqui antes sobre o ISOLINUX para saber como personalizar aquele menu.

Espero que tenha ajudado,

Um abraço, até mais.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts