Exibindo um splash durante o boot com Splashy

Dando continuidade às minhas pesquisas sobre a criação de LiveCDs, decidi seguir a sequência do boot e pesquisar o componente que seria exibido para o usuário logo após o gerenciador de boot: o splash ("tela de carregamento"). Há no Linux diversos programas que podem ser utilizados para tal finalidade, entre eles o Splashy, cujas instalação, configuração e personalização trataremos nesse artigo.

[ Hits: 38.935 ]

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros em 07/06/2010 | Blog: http://www.vinyanalista.com.br/


Modificando um tema



Nem sempre nós acertamos todas as configurações durante a criação de um tema. Infelizmente, o Splashy Manager, utilizado no tópico anterior para criar o tema, não permite modificar um tema já existente. É bom saber, no entanto, que isso é possível e que, apesar de ser um processo manual, não é difícil de forma alguma.

Para modificar um tema do Splashy já existente vá até a pasta onde estão os temas do Splashy, "/etc/splashy/themes", abra a pasta do tema que você deseja editar e abra utilizando um editor de texto o arquivo "theme.xml".

Se você examinar esse arquivo, perceberá que ele contém as informações que nós passamos para o Splashy Manager durante a criação do tema. Você pode alterar esses valores como desejar e depois salvar o arquivo "theme.xml" e gerar um novo arquivo .tar.gz com o tema atualizado.

Quando acabar a edição, salve o arquivo, feche o editor de texto, e gere um novo arquivo .tar.gz com o tema atualizado:

# cd /etc/splashy/themes
# tar czf nome_do_tema.tar.gz nome_do_tema


Se desejar aplicar as mudanças para que elas já sejam exibidas na próxima inicialização, execute os seguintes comandos no terminal:

# splashy_config -s nome_do_tema
# update-initramfs -u -t -k $(uname -r)


Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação do Splashy
   3. Instalação de programas adicionais
   4. Instalando novos temas para o Splashy
   5. Criando um tema
   6. Modificando um tema
   7. Utilizando no LiveCD
Outros artigos deste autor

Instalação do ClamAV com DazukoFS

Portugol Online - Software livre para facilitar o estudo de algoritmos

Desmistificando a instalação do Dazuko

Incrementando o visual do KDE 4

Guia de referência do ISOLINUX (parte 2)

Leitura recomendada

Burg - Gerenciador de Boot

Apresentação visual do Basic Linux

Porque o PC popular é ruim?

Os Codinomes do Ubuntu

fprint: Biometria livre, completa e total!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por giovani2003 em 07/06/2010 - 16:21h

Cara muito bom esse teu artigo. Estou trabalhando exatamente com algumas questões... que dentre elas tenho que criar um splash customizado para deixar uma instalação mais visual para o usuário e este teu artigo veio em boa hora me economizou algumas horas de pesquisa.

[2] Comentário enviado por giovani2003 em 07/06/2010 - 16:23h

Aproveitando... Você já usou o simple-cdd? Se sim... Você já customizou a imagem inicial (menu de opções "Graph Installer, memteste, etc) splash.png (o padrão mostra do Debian).

[3] Comentário enviado por vinyanalista em 08/06/2010 - 15:05h

Olá Giovani, que bom que você gostou do artigo.

Eu não sabia o que era o Simple-CDD, então olhei rapidinho no Google, é um CD de instalação do Debian personalizado, certo?

Quando àquela imagem que você me perguntou, o "splash.png", que você vê no menu inicial do CD de instalação do Debian, eu não sei se há uma forma de alterar pelo próprio comando Simple-CDD, mas acredito que se você montar a ISO do CD depois que ela estiver pronta, copiar todo seu conteúdo para uma pasta temporária, substituir aquela imagem e depois regerar a ISO deve funcionar.

Aquela imagem é a imagem de fundo do menu de boot do ISOLINUX. Você pode olhar dois artigos que eu publiquei aqui antes sobre o ISOLINUX para saber como personalizar aquele menu.

Espero que tenha ajudado,

Um abraço, até mais.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts