Instalação do MediaWiki em uma Project web do SourceForge

O SourceForge disponibiliza uma wiki pré-instalada para os projetos de seus usuários, porém ela é um tanto limitada de recursos. Eu decidi fazer minha própria instalação do MediaWiki na Project web do AvmLinux. Foi um pouco difícil, mas eu consegui. Por isso escrevo esse tutorial com o passo-a-passo completo para os que tiverem seus projetos no SourceForge e decidirem fazer o mesmo.

[ Hits: 35.922 ]

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros em 07/07/2010 | Blog: http://www.vinyanalista.com.br/


Introdução



No final deste artigo você terá uma wiki como home page do seu site. Somente a título de curiosidade, o MediaWiki foi o mesmo software utilizado para produzir a wiki da Wikipédia. Acho que só esse exemplo já basta para ilustrar o quanto este software é funcional.

Vou procurar focar na finalidade do artigo, que é conseguir implantar uma wiki em uma Project web do SourceForge. Este artigo, portanto, destina-se a pessoas que utilizam o SourceForge para armazenar seus projetos e não abordará quaisquer conceitos que não estejam diretamente ligados ao seu objetivo, apesar de não ser de difícil compreensão.

Você pode encontrar mais informações a respeito do SourceForge e do MediaWiki nas suas respectivas documentações aqui e aqui.

Para facilitar a explicação, suponhamos que:
  • seu login no SourceForge é "usuário"
  • o nome UNIX do seu projeto é "meuprojeto"
  • o GROUP ID do seu projeto é 123456

DICA: Se você não sabe o GROUP ID do seu projeto, faça login no SourceForge, acesse a página do seu projeto ("http://sourceforge.net/projects/meuprojeto/") e clique em "Project Admin". Você deve ser levado a uma página com o endereço "https://sourceforge.net/project/admin/?group_id=123456". Esse último número do endereço é o GROUP ID do seu projeto.
  

Requisitos

Antes de tudo nós devemos baixar a versão estável mais recente do MediaWiki (no momento da elaboração deste tutorial é a 1.15.4). Para isso, execute o comando a seguir (você pode ir até a página de Download do MediaWiki para verificar se já existe uma versão mais nova).

wget http://download.wikimedia.org/mediawiki/1.15/mediawiki-1.15.4.tar.gz

Além disso, precisaremos de um cliente de FTP para enviar o MediaWiki para a Project web. Eu utilizei dois: o FileZilla (aplicação gráfica) e o sftp (programa de linha de comando), dando preferência a usar o FileZilla e deixando o sftp apenas para criar os symbolic links, já que o FileZilla não consegue fazer isso. Darei aqui instruções genéricas, que poderão ser executadas em qualquer cliente de FTP. Utilize aquele com o qual você já está acostumado.

Para instalar o FileZilla e o sftp em uma distribuição Debian ou derivada, você pode executar o seguinte comando no terminal:

# apt-get install openssh-client filezilla

No mais, precisaremos de um navegador para acessar os sites (provavelmente você está usando um para ler isto, então com navegador não precisamos nos preocupar) e algum programa para editar os arquivos PHP. Para isso um editor de texto já é suficiente (o KWrite, que foi o que eu utilizei, reconhece inclusive a sintaxe do PHP), mas você pode utilizar algum programa mais específico, se preferir.

Pelo menos em tese não é necessário um ambiente Linux para realizar esse passo-a-passo, visto que o que descrevo aqui é basicamente a instalação de uma aplicação web. No entanto, é recomendável, visto que precisaremos criar symbolic links, que são característicos do Linux. Se você encontrar um cliente de FTP para Windows que ofereça a possibilidade de criar symbolic links, pode fazer todo o passo-a-passo utilizando programas de Windows.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configurações preliminares
   3. Upload do MediaWiki
   4. Instalação
   5. Utilização
Outros artigos deste autor

Incrementando o visual do KDE 4

Guia de referência do ISOLINUX (parte 1)

Portugol Online - Software livre para facilitar o estudo de algoritmos

Guia de referência do ISOLINUX (parte 2)

Instalação do ClamAV com DazukoFS

Leitura recomendada

JOOMLA no openSUSE em 10 passos

Gerando gráficos com PHP e highcharts.com

Migração de dados no Joomla

A simples classe Date Operations

Solução open source para clínicas médicas

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cooperrj em 08/07/2010 - 17:42h

Parabéns pelo artigo mestre. Muito bem explicado e é de grande utilidade. Irei deixar nos meus favoritos.

[2] Comentário enviado por removido em 25/06/2017 - 00:33h

Uma alternativa é fazer logon via SSH e realizar todas as operações dentro do servidor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts