Olá a todos do
Viva o Linux, este é meu primeiro artigo e vou falar sobre a instalação padrão de alguns programas durante a instalação do
Slackware.
O que muita gente não sabe é que o Slackware vem com muitos pacotes prontos para usar e acabam se matando depois para instalar coisas como servidor de FTP, HTTP, MySQL ou o simples suporte para português do Brasil no KDE.
Todas estas opções estão disponíveis na instalação do sistema. Basta ter um pouco de paciência e escolher modos de instalação que perguntem os pacotes desejados.
Uma coisa que eu sempre fiz foi mandar o instalador instalar "tudo" para mim (ele diz que serão mais de 3GB), até que um dia quando tive que reinstalar o sistema (devido aos testes que faço, pois trabalho pesquisando alternativas livres para uma empresa), daí resolvi escolher o modo de instalação com MENUS, que é até simples, pois você não precisa escolher pacote por pacote, mas somente os programas que deseja.
Este modo menu mostra os pacotes em ordem alfabética, então basta você escolher o que deseja marcando um [x] nas opções.
Nestes pacotes estão disponíveis os seguintes pacotes que foram interessantes para mim:
Servidores de FTP:
Servidor HTTP:
- Apache HTTP;
- Mod SSL para o APACHE.
Servidor de Banco de Dados:
Linguagem de Programação:
- Python;
- Exemplos de Python;
- Diversos Mods para Python.
Suporte a Pt-Brasil no KDE.
As opções sobre os pacotes para o KDE serão serão feitas quando você colocar o segundo CD para a cópia de arquivos, lá estarão opções para várias línguas e caracteres.
Conclusão
É claro que os pacotes disponíveis durante a instalação não são os mais atualizados e nem as últimas versões, mas servem perfeitamente para quem precisa de um servidorzinho caseiro para testar suas aulas de HTML ou de SQL.
O suporte a Português do Brasil já dá uma tremenda ajuda para quem não manja de inglês e não consegue instalar o suporte depois.
Bem, fico por aqui, espero ter ajudado quem tem duvidas (ou medo) sobre a seleção de pacotes no instalador do
Slackware.
Em breve escrever um tutorial de instalação do Jakarta-Tomcat com o JVM 1.5 e postar aqui no VOL.
Até mais pessoal.