DeVeDe - Produzindo discos de vídeo

Você gostaria de assistir aqueles vídeos em .rmvb ou em .avi em seu DVD Player? Quer fazer bonito diante dos amigos/parentes com aquele menu fabuloso antes dos vídeos da família? Acha uma tarefa super difícil, já que está longe de ser um profissional do áudio/vídeo? Seus problemas acabaram! Conheça o DeVeDe e produza seus próprios discos de vídeo.

[ Hits: 22.717 ]

Por: Juliao Junior em 19/04/2009


Iniciando



Você gostaria de assistir aqueles vídeos em .rmvb ou em .avi em seu DVD player? Quer fazer bonito diante dos amigos e parentes com aquele menu fabuloso antes dos vídeos da família? Acha isso uma tarefa super difícil, já que está longe de ser um profissional do áudio/vídeo? Seus problemas acabaram! Veja o espetacular software Devede e produza seus próprios discos de vídeo.

Criando a estrutura do disco

A instalação do Devede é muito simples, pois está disponível nos repositórios das principais distribuições. Por exemplo, no Debian/Ubuntu Linux e companhia, basta usar os comandos abaixo:

# apt-get install devede

Se for preciso, baixe o pacote diretamente do site do desenvolvedor, em: Rastersoft.com

Vamos começar com o trabalho. Ao iniciar o programa, a primeira tela mostrará um menu com as opções de disco disponíveis. Escolha o que você deseja fazer e siga em frente. Neste artigo abordo como desenvolver um disco de DVD. Veja a tela de abertura:
Linux: Devede - Produzindo discos de vídeo
O próximo passo é gerar a estrutura do disco, ou seja, escolher os arquivos de vídeo e tudo o mais. A tela para isso é a seguinte:
Linux: Devede - Produzindo discos de vídeo
Algumas explicações antes de continuarmos. Quando você insere um disco em seu DVD player e surge o menu na tela, cada um dos itens a disposição é o que chamamos de título. Portanto, o que você colocar no item "Títulos" visto na figura acima, será mostrado no menu de tela.

Porém, para cada título, você pode acrescentar vários arquivos de vídeo ou apenas um se quiser. Para acrescentar o vídeo, clique em "Adicionar", abaixo do item "Arquivos". Para acrescentar títulos faça o mesmo, porém usando o botão Adicionar do lado esquerdo.

Compreenda que podemos organizar os vídeos de diversas maneiras. Um exemplo: você está com alguns arquivos de vídeo, cada arquivo com um episódio de uma série de documentários, livremente e legalmente disponíveis pela produtora. Então você pode colocar um título para cada vídeo. Desta forma você terá cada vídeo sendo mostrado no menu do disco.

Outro exemplo: você está com vários pequenos arquivos gravados em sua câmera, organizados por "assuntos". Alguns vídeos são de viagens, outros são de festas da família, outros são sabe lá de quê. Você pode incluir títulos como "Família" e neles incluir todos os arquivos de vídeo das festas de família. Coloque outro título como "Viagens" e inclua todos os arquivos de vídeo das suas viagens. Dessa forma no menu do disco não aparecerão todos os trocentos vídeos. Você verá apenas as opções "Família", "Viagens", e quando escolher um deles, todos os arquivos de vídeos daquele título serão reproduzidos em sequência.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Iniciando
   2. Vídeos e menus
Outros artigos deste autor

SpiderOak - Armazenamento Grátis

Instalação ou Recuperação do GRUB

Inkscape - Introdução (parte 1)

Atualização para o Ubuntu 10.10

Guia Introdutório do Linux VI

Leitura recomendada

Montando seu Linux a partir do fonte (método fácil)

Arduino - Crie o seu próprio robô ou sensores inteligentes

Um tour pelos programas de gravação de CD/DVD no Linux

Solução de PaaS Brasileiro - Docker, Shell Script e Golang

Como fazer um servidor de rádio virtual

  
Comentários
[1] Comentário enviado por joserribeirojuni em 19/04/2009 - 14:45h

Quais repositorios do Debian é necessario para instalar esse aplicativo ?
Abraço.

[2] Comentário enviado por Credmann em 19/04/2009 - 16:19h

Sobre a opção "PAL" e "NTSC" mostrada em http://www.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/figura3-propriedadesDoArquivo.png
é importante salientar que o formato mais adequado para nós é o NTSC. Isso não tem nada a ver com cor, como ocorria nos VHS, e sim com tamanho e taxa de quadros. Sempre NTSC.

[3] Comentário enviado por xerxeslins em 19/04/2009 - 16:51h

Favoritado!

[4] Comentário enviado por juliaojunior em 19/04/2009 - 17:33h

kkkkkkkkkk Valeu xerxeslins.

E quanto aos repositórios, vou verificar. No meu caso, não noto muito isso, pois sempre incluo os repositórios non-fre, medi-algumacoisa, e etc. Mas verificarei os repositórios específicos.

[5] Comentário enviado por juliofsn em 19/04/2009 - 20:52h

Programa bom para quem quer algo simples (e/ou para Gnome), para coisas mais complexas eu recomendo o DVD Styler: http://www.dvdstyler.de/

[6] Comentário enviado por valterrezendeeng em 20/04/2009 - 11:46h

Parabens pelo Artigo


[7] Comentário enviado por timm em 22/04/2009 - 08:22h

Legenda, alguém? Já gastei umas 3 mídias com o DeVeDe, nenhuma apareceu a legenda que eu havia adicionado... Por isso, cada vez que preciso acabo usando o ConvertXtoAvi mesmo, no Windows.

[8] Comentário enviado por juliaojunior em 22/04/2009 - 12:53h

quando vc adiciona um arquivo de vídeo (início da página 2 do artigo) há a opção ''Configuração avançada''. Não lembro exatamente se esta é a frase mostrada, pois não estou com o programa disponível no momento. Mas é algo similar, e fica abaixo à esquerda na janela de opções já citada.

[9] Comentário enviado por stremer em 22/04/2009 - 15:22h

timm...
eu tbem tive muitos problemas com legenda no linux!
E o DEVEDE realmente tem problemas... eu nunca consegui colocar uma legenda que ficasse legal no aparelho, pois mesmo ele usando o spumux, ele não tem muitas opções de configuração.
Para a legenda o ideal mesmo é usar o spumux.
Escrevi um artigo pro VOL mostrando passo a passo como colocar o video no devede (de uma maneira que sempre consegui bons resultados e que funcionam), pois tem videos que no programa "faz tudo" no final acaba não ficando muito bom!
Segue o link do artigo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-criar-DVD-de-video-e-embutir-legendas-no-Linux/

Boa sorte!

[10] Comentário enviado por Credmann em 23/04/2009 - 17:08h

Legendas não aprecem? É simples. Ative-as no controle remoto do seu DVD.

[11] Comentário enviado por removido em 05/02/2011 - 13:37h

Uma coisa que ocorre comigo é que o video fica mais rápido que o som (ele acelera e o som fic anormal) e antes do fim termina não são todos.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts