Nepomuk - O que é isso?

Ao tentar identificar que aplicativo estava mantendo o processador da minha máquina tão ocupado e qual o motivo disso, acabei conhecendo o projeto Nepomuk. Trago aqui minhas impressões e as informações coletadas no site do projeto e na internet.

[ Hits: 59.392 ]

Por: Lisandro Guerra em 05/05/2010


O projeto Nepomuk



Nepomuk é a sigla do nome do projeto:

Networked
Environment for
Personal
Ontology-based
Management of
Unified
Knowledge

O projeto visa melhorar ou criar condições para um melhor comunicação e intercâmbio de informações, permeando as redes sociais e organizacionais. A ideia, que é muito interessante, é formar uma espécie de rede social de compartilhamento de informações. Esta solução está sendo chamada de Social Semantic Desktop, ou em tradução livre de Desktop Semântico Social.
É constituído por metodologias e soluções técnicas para dar suporte ao ciclo de conhecimento, principalmente pela geração e troca de ideias dentro de um modelo de partilha de informações, gestão de todas as informações relevantes no espaço de trabalho pessoal através de cross-media e de aplicação transversal, ligando e vendo de elementos de informação com base na norma de estruturas de dados da Web Semântica, juntamente com o apoio das Nações Unidas na análise de metadados gerados, e comunicação do conhecimento dentro das redes sociais e busca e armazenamento distribuídos para construir, manter e empregar as relações inter-espaço de trabalho em larga escala distribuída, constituição de cenários.

O Nepomuk mantém um framework de código aberto que permite a fácil conexão de aplicativos de terceiros, aberta às propostas da comunidade e com comitês de normalização adequadas como OASIS e W3C.

Vamos aos objetivos do projeto.

Objetivos do projeto

O Nepomuk pretende criar e implantar uma solução abrangente, com métodos, estruturas de dados e um conjunto de ferramentas para estender o uso do computador pessoal como plataforma de busca de, geração e troca de informação em um ambiente colaborativo, o que seria o estado da arte em colaboração online e gerenciamento de dados pessoais e aumentaria o conhecimento das pessoas no que diz respeito ao fornecimento e a organização de informações criadas por esforços individuais ou em grupo.

Este espaço de trabalho pessoal (Desktop) será Semântico, uma vez que dará à informação um significado bem definido, tornando-se processável pelo computador. Será Social, uma vez que apoiará a interligação e intercâmbio com outras áreas de trabalho e seus usuários.

É, os objetivos são nobres e grandiosos, mas o bichinho é um consumidor de recursos da máquina, principalmente da CPU. O tal de Nepomuk é um devorador de processamento.
Ao olhar os processos o campeão de consumo de recursos constava como o "nepomukservicestub nepomukstorage", que é processo filho do "nepomukserver". Os processadores ficam com carga de 70% e temperatura de trabalho em torno de 52°C quando o dito cujo está rodando e cai para 10%, ou menos, de carga e 33°C de temperatura quando desativado.

Será que vale o sacrifício de processamento?

Bom, cada um sabe da sua máquina...

Vamos ver agora vê-lo no Desktop KDE.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O projeto Nepomuk
   2. O Nepomuk-KDE
Outros artigos deste autor

Instalando o Linux direto do HD

Gerenciando o HD com o fdisk

Brackets - Editor Open Source no Linux Mint e Ubuntu

Google Chrome no Linux Mint

Servidor LAMP no Linux Mint e Ubuntu

Leitura recomendada

IRPF 2005 no Linux

Servidor de impressão com Ubuntu e Pykota

Nautilus Scripts

Instalando Linux dentro do Windows

Instalando o Gnome-2.20.3 no Slackware 12 usando o Gslapt

  
Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 05/05/2010 - 17:21h

Nepomuk está instalado por padrão em várias distros com KDE4, como no openSUSE, no sabayon e no mandriva.

Eu estou testando o OpenSUSE novo, o 11.3 Milestone 6, e o Nepomuk está dabdo parios problemas, devo desabilita-lo?

nas outras distros ele roda bem e ainda me avisa, me da infos do sistema, gosto e meu comp é bem grande, ele tá rodando bem.

[2] Comentário enviado por rootgerr em 05/05/2010 - 20:53h

Procurei nas suas dicas mas não encontrei

[3] Comentário enviado por Lisandro em 05/05/2010 - 23:25h

Infelizmente a dica voltou com moderação. Mas já reenviei e acredito que em breve deverá estar no VOL.

[4] Comentário enviado por fabio em 06/05/2010 - 11:30h

Dica publicada: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Nepomuk-Desabilitando-no-KDE/

[]'s

[5] Comentário enviado por Feko em 06/05/2010 - 11:37h

Então, se apenas eu uso meu computador, em casa... Posso desabiltiar essa coisa, que não vou perder nada?

[6] Comentário enviado por teixeira em 06/05/2010 - 20:45h

Não é de adimirar ele consumir tantos recursos:Só O NOME do arquivo já ocupa vários yottabytes...
Isso não é nome: É o rascunho do Estadão...

[7] Comentário enviado por darkchet em 10/09/2010 - 11:35h

Cara, aqui no meu PC o "nepomukserver" e processos com mesmo nome ou parecido não consomem mais do que 20% do tempo do processador ou mais do que 60MB de meméria. E olha que eu somei todos os processos com "nepomuk" no nome. Então não vejo necessidade de desabilitar o nepomuk.

Além do mais vocês podem configurar quanto de memória querem que o Nepomuk use.

[8] Comentário enviado por Lisandro em 10/09/2010 - 11:44h

É Feko, não perde nada mesmo.
Bom Darkchet o consumo depende da auntidade de arquivos e da velocidade com que novos são gravados no HD ou com que os antigos são modificados. Além é claro de que o início do trabalho o programa consome mais por ter que indexa todo o HD.
Abraço

[9] Comentário enviado por JoseRenan em 19/01/2013 - 23:49h

Hoje o Nepomuk não é mais um devorador de recursos, ele fica ali no canto dele sem atrapalhar. Graças a Deus!! heheheh

[10] Comentário enviado por norberto em 23/01/2013 - 00:45h

Já desliguei aqui, quando estou assistindo um seriado e ele começa a indexar gera uma enorme atividade no hd e trava o filme, fica impossível de assistir. Uma coisa me deixa curioso, se ele esta indexando informação, esta deveria ser útil para mim e não consegui descobrir um único programa que me retorne alguma informação útil via nepomuk. Quando preciso achar algum arquivo uso o kfind e este varre na hora o local indicado para a pesquisa, ou seja, não aproveita o serviço feito pelo nepomuk. Afinal, alguém sabe dizer se há alguma utilidade prática imediata para o usuário de desktop standalone?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts