Outra possibilidade, mais genérica e mais efetiva, é a recompilação do kernel.
Testei isso com o Slackware versão 12, mas utilizei o procedimento do Debian.
Não vou explicar aqui como se recompila o kernel pois há explicações suficientes em artigos no VOL.
Passo apenas algumas recomendações:
O passo mais importante na recompilação do kernel é quando você edita a configuração do kernel fonte.
Após executar o comando "make menuconfig" aparece uma tela com um menu onde você navega com as setas, com a barra espaço e com a tecla enter, e faz as suas escolhas.
Existe embaixo uma opção de importar uma configuração. Sugiro copiar o arquivo de configuração que existe em /boot para o diretório /usr/src/linux. O nome do arquivo é config mesmo.
# cp /boot/config /usr/src/linux/config
Dessa maneira você pode adotar para o novo kernel a mesma configuração do kernel velho, e mudar só o que precisa ser mudado. Pode parecer medíocre, mas a configuração tem tantos parâmetros que confunde muito. Fica bem mais fácil se você utilizar o fonte da mesma versão do kernel.
O que precisa ser mudado? Há centenas de dicas e recomendações sobre isso, mas duas coisas são imperativas:
Primeiro alterar a família do processador para o seu processador. O Kernel em geral é para i486 ou para i586, o seu é um pentium dual core ou um AMD Athlon 64. Escolha a família do seu processador.
Segundo alterar o System timer resolution de 250 para 1000.
Depois disso você já pode salvar e continuar com a rotina de compilação.
Utilizo o modo Debian de copiar o bzimage e os outros arquivos manualmente para o /boot.
Não se esqueça de atualizar o GRUB.
Lembre-se que os módulos que foram compilados para o kernel antigo podem não funcionar. Você terá que reinstalar os programas.
[3] Comentário enviado por nicolo em 19/04/2008 - 10:23h
?comentario Juliaojunior. se após instalar o kernel recompilado tudo funcionaou, exceto o modem, é possível que seja algum módulo. Se você instalou o modem com um driver externo ao kernel, é possivel que seja isso, porque a compilação do kernel recompila os drivers e reinstala tudo o que tem no kernel. Um driver instalado ou compilado a parte precisa ser recompilado, ou reinstalado para o novo kernel, pois os módulos antigos não são compatíveis. Ocorreu isso com meu driver nvidia no Slackware. Foi só reinstar e funcionou, porque a reinstalação recompilou o módulo para o nvidia.
[5] Comentário enviado por mbsalgueiro em 24/04/2008 - 09:49h
Cara muitoooo bom essa dicaaa nao conhecida!! =)
mas fico triste que voces esquecem da galera leiga gente..! =(
posta como realmente fez... o passo a passo, nao joge apenas no ar algumas informacoes...! assim os
novos usuario desistem de aprender.... vamos difundir cada vez mais...
a informacao, ela tem que chegar para todos e com bastante claridade....
como diz um amigo meu o TC ele disse numa discurcao no fisl tudo depende de como a informacao chega as pessoas... ele citou: "Voce chega com um guarda-chuva numa cidade... fala bem pacas do guarda-chuva para que server e percebe que as pessoas olham estranhamente para voce... e uma dessas pessoas vai e diz:
- 'Para que esse guarda-chuva se aqui nao chove!' "
Bom mas voltando da minha viagem... eu testei e funciono com o Debian lenny kernel 2.6.22-3-686. Tem um programinha legal para galera debian like e para outras tambem um programa chamado o preload que carrega mais rapido o sistema... no boot! ;)
abracao a todos!!!