Coisas a se evitar ao falar sobre o Linux

Pessoal, este é meu primeiro artigo aqui na comunidade e gostaria de falar sobre atitudes. Calma! Não sou um educador ou disciplinador. Apenas amante do Linux e preocupado com a divulgação do nosso S.O., em que algumas pessoas (até mesmo sem perceber), acabam "falando demais" e atrapalhando o crescimento do Linux em Desktops. Vamos aos fatos?

[ Hits: 16.179 ]

Por: Lúcio Marques Martins Júnior em 16/08/2008


Introdução



Pessoal, primeiro gostaria de dizer o quanto amo o Linux e que não estou aqui para falar mal dele. Isto é um debate e temos todos direito de falar o que achamos.

Encontrei na web há alguns dias atrás o seguinte artigo: Sete motivos por que o Linux não terá sucesso em computadores desktop.

Neste artigo são apresentados "7 motivos porque o Linux não terá sucesso em computadores desktop". Se os amigos lerem, verão que muitas coisas que Alexander Wolfe (autor do artigo) diz não tem fundamentos concretos, pois até mesmo aqui no VOL, artigos já mostraram 30 motivos para se usar o Linux.

Conheci o Linux a 3 anos atrás por aqui, lendo alguns desses artigos. Mas uma coisa que ele comentou que eu achei interessante debater foi a questão dos próprios usuários do Linux dizerem que "tem que ser mestre para usá-lo".

Achei interessante porque ontem mesmo estava falando com um amigo meu que usa o Slackware e outro que usa o Windows. O meu amigo disse para o ainda preso nas "janelinhas":

"- Como você pode usar aquilo que se chama de S.O.? Tem que ter antispy, antivírus. No meu, é só manjar igual a mim e ir fuçando que ele fica do jeito que eu quero, e seguro."

Eu aproveitei o gancho e disse:

"O meu S.O. não preciso quebrar a cabeça, porque ele é fácil de usar, seguro, rápido e atende minhas expectativas. Ele questionou-me e retrucando:

"Voltou para o Windows?"

Eu disse:

"Não. O Linux é fácil de usar, seguro, rápido e atende minhas expectativas."

Naquele momento despertei a curiosidade do amigo que usa Windows, pois, naturalmente, ele deve ter pensado:

"Como um fala que é fácil e outro fala que tem ser "hacker" pra mexer?"

Abri meu note, demostrei-o o KUbuntu e no fim da conversa consegui fazê-lo, ao menos testar por liveCD o KUbuntu. O meu amigo usuário do Slackware, com certeza, não quis desmerecer o usuário das janelinhas, mas acabou-o fazendo.

Reconhecemos que o Linux é diferente do Windows em vários sentidos, e é isso que temos que mostrar às pessoas com quem conversamos, que apesar de ser diferente, ele é tão ou mais amigável que o Windows. Foi o que aconteceu na minha casa. Hoje temos 3 computadores lá: 1 do meu pai, da minha irmã e o meu notebook. Meu pai sempre me criticou por usar Linux, pois dizia que era difícil, estranho etc... Hoje, no computador dele está instalado unicamente o Mandriva, e ele agora é quem faz propaganda para minha irmã abandonar o Windows, pois se ele que é "zé" no computador, faz tudo no Pingüim, qualquer um pode.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O que fazer?
Outros artigos deste autor

Como escolher sua distro (de forma imparcial)

Como anda o mundo Linux hoje

Leitura recomendada

A Microsoft morreu

As brigas dos linuxers

E se o Linux finalmente depuser o Windows?

Tux, o cabo eleitoral

O software livre na administração pública

  
Comentários
[1] Comentário enviado por y2h4ck em 16/08/2008 - 17:58h

Eu acho um saco esse lance de "catequização". Eu acho um porre esses Linux Fans que ficam querendo te mostrar como o LinuxXY deles é tão mais legal que o LinuxZW que vc usa.

Eu sou a favor da Expressao "Viva e deixe viver". Seja Livre e deixe os outros serem para usar o que quiserem. Afinal cada um sabe o que é melhor para si :).

Não estou dizendo que o artigo trata-se de catequização, estou apenas comentando algo que realmente é "a pen in the ass"
:)

[]s Bom artigo.

[2] Comentário enviado por albfneto em 16/08/2008 - 18:50h

Artigp legal, e amigo..
Minha opinião, agora... até Slackware é amigável, até Debian...!!!
Só não são muito amigáveis, Gentoo e Arch, e mesmo assim,
Gentoo já tem instalador gráfico que funciona!, na versão 2008.

[3] Comentário enviado por GilsonDeElt em 16/08/2008 - 20:40h

d+ o artigo, Lúcio
tá bem fundamentado
concordo e assino embaixo =)

[4] Comentário enviado por removido em 16/08/2008 - 20:49h

Bom artigo, só pra destacar:
1º Linux é muito bom, mas como todo S.O. tem bugs, corrigidos rapidamente, mas tem bugs, logo não é perfeito.

2º Linux tem muito a crescer, mas creio que à algo fundamental a ser adquirido neste crescimento, maturidade suficiente para alguns usuarios, qualquer coisa que queira crescer, não deve jamais subjulgar seus concorrentes, dizer que é ruim, deve simplesmente ser superior, assim inevitavelmente acaba fazendo sucesso.

3º Uso windows em dual, e a historia da formataçao no meu caso não passa de mito, sim poderia ser melhor, já que a manutenção é um tanto complexa para um usuario iniciante, neste aspecto o linux tem superioridade.

4º Usuario iniciante não se importa com código fonte, e com a pirataria, nao se importa nem com software livre (grátis), então esse fato só importa a programadores, distros puramente livres são bobagem, seu pc foi comprado, produzido sob um sistema capitalista, por o que software não seria assim, é um processo logico e natural, tenho algo valioso e tive o trabalho de faze-lo, lucrarei com ele.

5º Em resumo divulgue as vantagens do sistema Linux, não as falhas de outros sistemas, (isso acaba parecendo inveja).

Estes são alguns pontos que considero importantes para o crescimento do Linux como DESKTOP.

Belo artigo.

[5] Comentário enviado por zoby em 16/08/2008 - 23:44h

Legal o artigo, só q acabou fazendo c/ o Slack o q condenou fazerem c/ o Ruindows. Sugiro, p/ quem quer uma distro muito, mas muito fácil mesmo, usar um Live CD do Puppy.

A questão do pessoal q enaltece o conhecimento p/ usar Linux é só pq eles esquecem q p/ fazer o básico não precisa saber muito. Agora, se o sujeito for conhecedor, vai fazer coisa q em outro sistema não faria. Isso vai!

Nelson Piquet uma vez foi multado em Brasília porque estava dirigindo a 200 Km/h, num Fusca.

[6] Comentário enviado por Tenente em 17/08/2008 - 03:58h

Parabnes ao autor, sintetizou o que eu penso também, e mais se em vez de ficarem criando distribuições, o pessoal se junta-se e melhorasse uma, conjugando os esforços com certeza o Linux seria melhor do que já é.

[7] Comentário enviado por mauro_martins_jr em 17/08/2008 - 04:29h

Se não me engano a primeira vez em que eu vi o Linux foi em 1998 no pc do meu pai...
Desde a primeira vez q o vi me apaxonei pelo sistema. Lembro me bem q enxi o saco do meu pai para q ele instalasse no meu pc tbm, ele disse q não já q na época só me interessava por jogos e me disse q maioria não rodaria mais.. Então fiquei queto...

Tempos depois comprei uma revista em q vinha a edição Kurumin para ser rodada direta do CD. Lembro me bem q odiei do fundo do coração a primeira vez q utilizei... E então esqueci do linux. anos depois me reencontrei com o linux na ksa de um amigo meu qnd seu pai estava testando. Dae resolvi dar uma segunda chance ao sistema.

Hoje, 2 anos mais tarde, embora ainda tenha o WinXP como meu s.o. principal, não abro mão do meu Ubuntu, gosto muito do Linux Satux que conheci através do note da minha namorada, que no começo também odiou Linux, mas com um mês de uso se acostumou, ainda mais por naum pegar vírus e ela tem uma mania desgraçada de abrir qualquer link q vê pela frente, adoro o fato de não ser infectado por vírus, isso me poupa um grande esforço, já q não tenhu q prestar assistencia técnica no pc dela de 1 em 1 mês, diferente de quando ela utilizava windows...

Viva o Linux!!!

[8] Comentário enviado por Fabio_Farias em 17/08/2008 - 10:31h

Parabéns Amigo. Bom artigo.

[9] Comentário enviado por foguinho.peruca em 17/08/2008 - 12:07h

Olá!

Primeiramente, quanto ao artigo "Sete motivos por que o Linux não terá sucesso em computadores desktop. ":

"Os fanáticos são as crianças desobedientes na sala de estar do Linux. Eles não podem ser controlados pelos adultos da comunidade de código aberto, que estão tentando admiravelmente obter sucesso com o sistema operacional. Estou falando da história da The Linux Foundation e de seus predecessores, o OSDL e o Free Standards Group (Grupo de Padrões Gratuitos)."

Padrões gratuito ou livres? Eu jurava q era livre....

"E quanto a Richard Stallman? Ele deveria ser, pela lógica, o próximo profissional de destaque na lista, se Torvalds não se parecesse com o “pregador” destinado a colocar o Linux para desktops em primeiro lugar. Do lado positivo, Stallman tem construído sua reputação como um obsessivo defensor de software gratuito. No entanto, embora seu compromisso com um código gratuito seja admirável, sua filosofia, como foi definida em seu manifesto: "Why Software Should Not Have Owners" (“Por que o software não deve ter proprietários”) o coloca em uma situação ruim com os fabricantes, que estão tentando desenvolver negócios com base no Linux."

Desde quando Richard Stallman defende o sw gratuito? Eu jurava q era livre... mas enfim...


"Não é ofender Stallman dizer que ele parece perder seu rumo, terminando por afastar aliados em potencial. Por exemplo, em sua recente entrevista, ele critica Torvalds por utilizar o termo "código aberto", em vez do nome preferido por Stallman: "software gratuito"."

Ele insiste em software gratuito.... serah q o Stallman não manda um breja na faixa pra mim? D preferencia gelada....

Enfim, acho q a tradução foi ridicula do texto.... uma vergonha... (se a fonte é msm "Alexander Wolfe, da InformationWeek EUA" - presumo q o original está em inglês e essas falácias não aconteceriam). Pelo menos esse site perdeu o respeito... enfim

Quanto ao q o cara diz como um todo, me pareceu q ele foi pago pra falar aquilo tudo, principalmente do jeito de colocar as suas idéias. Na minha opinão, acho que o linux vai bem e realmente é uma bobagem ficar competindo pra saber qual é o melhor ou pior. O linux tem o seu espaço assim como o windows e e cada um está bem onde está. No fim das contas, essa história d qm é melhor ou pior não leva a nada.

Quanto ao artigo, acho que devemos apoiar o linux, divulgando-o mas sem ficar falando mal de windows (se não tivesse o windows seria uma distro qualquer e eu acho que provavelmente seria o ubuntu) ou qqr outro sistema operacional. É bom divulgar as virtudes do linux e caso ele venha a atender a pessoa ela pode experimentar. Além disso é muito importante esse trabalho de ajuda mutúa. Exemplo como esse são vários. O mais óbvio é o VOL.

Mas é isso..
Jeff

[10] Comentário enviado por mosoli em 17/08/2008 - 13:52h

Fala galera...

Não pude deixar de notar que o Alex Wolfe esta "falando bonito". Quem é leigo e não conhece o nosso querido mundo Linux quando se depara com tanta "asneira" junta tal como "Sete motivos por que o Linux não terá sucesso em computadores desktop" com certeza ja desanima de conhecer o nosso Linux.

Veja bem eu uso linux a apenas 4 meses a cada minuto me interesso mais e mais por ele, não apenas pelo fato dele ter tudo que precisamos e ser free e um O.S excepcional. Mas linux é pra quem realmente nao tem preguiça de fazer.

Claro que levando em conta se vc for um usuario windows que tem tudo na mao (next>next>finis) fica um pouco quanto complicado a migração para o pinguim pq aqui ou vc aprende ou aprende e é exatamente por isso que muitos usuarios desistem do pinguim e voltam para o windows. "Nego que usa o linux pensando que é igual a windows ai nao da mesmo".

Resumindo minha irmazinha de apenas 8 anos prefere usar o meu ubuntu (tenho ubuntu e XP no meu micro) do que o windows por que ninguem disse para ela que o Linux é dificil.

Ou seja para que o linux possa ser melhor visto (e ja esta sendo) com um O.S temos que começar a mudar a opinial das pessoal mostrando as vantagens de usar linux e educar as crianças (assim como eu fiz com minha irma) de que Linux é tao simples quanto qualquer outro Sistema Operacional.

Por que aquele tabu de que "linux não presta" ja esta sendo quebrado.

Agora quero que você que esta lendo essas palavras pare e pense um pouco comigo. "Porque o windows é tao popular assim a ponto de ser visto como o melhor O.S de todos?"

A resposta para essa pergunta é simples. ACORDA FILHO você esta em um mundo captalista que tudo gira em torno do dinheiro, por que a 2 anos atraz de 10 computadores 10 tinha o windows, por que a Sr. Microsoft tem acordos comerciais com os maiores fabricantes de computadores voltados a desktop (se nao com todos) para vender o seu produto com o windows instaldo. Isso é uma estrategia de venda que prende a maioria dos usuarios ao windows, sufocando os outros O.S FREE.

Valeww

[11] Comentário enviado por elyssonmr em 17/08/2008 - 14:24h

Belo artigo!

Eu já conheço o linux faz um ano quase mas ainda não sei mecher o meu irmão tem o mandriva no PC e eu acho ele bem bonito e fácil de mecher. De vez em quando eu do umas fuçadas para não perder a pratica heheheh mas ainda uso muito o windows por causa de jogos que a maquina virtual dava muito pau.
Muitas pessoas falam que linux não é seguro, mas elas não sabem que ele não precisa de antivirus (o meu do windows não me protege completamente).

[12] Comentário enviado por chinellato em 17/08/2008 - 19:49h

Tambem acho um porre os egos inflados de alguns usuarios Linux.
Acho que as duas plataformas tem pros e contras.
Sou um usuario avançado de Win, nao concordo quando dizem que o Win nao é um SO.
Ter antivirus e antispy, nao faz tira o titulo de SO do Win.
Pra usuarios finais, o Win ainda é mais amigavel apesar de todos os argumentos de falhas de segurancas e etc.
Meu linux tambem trava, fato...tambem é fato de que ele trava por talvez eu nao te-lo configurado da maneira mais perfeita, porem pra se conseguir isso precisa ter um minimo de conhecimento mais avancado de Linux.

Ja ouvi que quem usa Win nao quer estudar e isso é uma afronta pois eu e muita gente estudou e muito pra ser um desenvolvedor, e estou estudando para conhecer Linux.
Adoro usar os dois...adoro conhecer as duas plataformas.
Nao podemos desmerecer quem usa Microsoft, nao é esse o caminho pro Linux ter mais usuarios.
Ficar preso no mundo Linux é a mesma coisa que ficar preso a qualquer plataforma.
Eu prefiro conhecer o maximo que puder sem me prender a nada. Ai sim estamos sendo livres.

[13] Comentário enviado por uiliangurjon em 17/08/2008 - 21:54h

Falar de S.O. é complicado, hoje trabalho em duas empresa com visões completamente diferentes, em uma estamos trabalhando na migração de todos os aplicativos para linux, na outra tudo gira em torno do Windows, falar que um é melhor que o outro realemte não da, mas como o exemplo de nosso amigo juniorlucio ando sempre armado com eu note para mostrar o pinguim, muitos amigos hoje usam linux mas não por causa de insistência e sim por se indentificarem com a filosofia open source.
Procuro sempre mostrar as vantagens da opção open source.

[14] Comentário enviado por HelderC em 17/08/2008 - 23:21h

Artigo muito legal.

[15] Comentário enviado por juliasse em 18/08/2008 - 01:27h

Pessoalmente, acredito que todos nós, membros da comunidade VOL, amamos o Linux. Cada um na sua distribuição, felizes com tudo o que esse S.O nos oferece. Acredito que não há pessoa nessa comunidade que não tenha iniciado pelo windows e depois migrou para o Linux. A questão é, as pessoas são diferentes e pensam de maneira diferente umas das outras. Não podemos querer que todos gostem das mesmas coisas que nós gostamos, isso é respeito. Viva a liberdade de escolha, viva o respeito às opiniões individuais, viva o software livre, VIVA O LINUX.

[16] Comentário enviado por kalib em 18/08/2008 - 09:19h

Parabéns pelo artigo cara...E parabéns pela sua atitude...
Também não suporto esse tipo de gente que quer se mostrar melhor com afirmações do tipo: É preciso ser fera/hacker para se usar Linux. Temos que mostrar que o Linux está melhorando a cada dia..e que o mesmo se encontra a cada dia mais acessível como um SO que pode ser utilizado sem problemas em Desktops. Meu irmão já usa o kubuntu em casa diariamente em sua máquina..e não manja nada de informática..mas..para o uso dele... navegação, músicas, vídeos, messenger..etc.. está perfeito. ;]

O importante é mostrarmos que o Linux tem sim seu lugar em qualquer ambiente.

abraços

[17] Comentário enviado por apscherbach em 18/08/2008 - 11:44h

Também gostei do artigo. São boas dicas. Essa questão do ego é real. É uma pena que muita gente (eu inclusive) não consegue ficar sem atirar uma pedra na janela sempre que o usuário tem um problema.... =D eu tento... mas não consigo... =D

Abraço.

[18] Comentário enviado por cesar em 18/08/2008 - 13:23h

Parabéns véi,

É isso aí!

[]'s

[19] Comentário enviado por othelo em 18/08/2008 - 17:19h

Bem... gostaria de contribuir um pouco. Sou da epoca do DOS, antigo sistema operacional que rodava em micros XT, 286.. e nessa epoca nao havia janelas e nem ambiente multi tarefa ou multi ambiente e nem windows. Aos poucos o windows apareceu, cheio de boas ideias, muitos problemas e com isso trazendo evolucao tecnologica e nosso desejo de velocidade, qualidade e simplicidade. Bem vejo o linux dentro desse mesmo mundo, comecando feio (conectiva 4.0), ganhando qualidade grafica (mandrake 10), chegando aos dias atuais com Suse 10, mandriva, debian entre outros... vejam a evolucao que esse SO teve durante pouco mais de 10anos. Quando falamos em complexidade no linux em relacao ao windows, nos esquecemos que quando o windows era DOS tambem era dificil, complexo e sem sentido, mas aos poucos fomos entendendo seu jeito de ser e agir e hoje nos parece simples e banal sua utilizacao. Com o linux seguiremos do mesmo jeito, achando-o complexo, estranho e dificil, mas aos poucos sera tao simples e facil quanto o windows. Temos ainda uma grande vantagem com o linux, ele é aberto, todos nós podemos dar palpites, dar ideias, criar algo para ele, só depende de nossa boa vontade e desejo de se embrenhar nesse mundo opensource. Sou analista de sistemas, formado em servidores de rede novell netware e migrado para ambiente linux, hoje dou manutencao em servidores linux suse e me sinto a vontade em sua forma de ser.

[20] Comentário enviado por removido em 18/08/2008 - 17:28h

Oi pessoal, tudo beleza?
Sou da comunidade Suse (hoje OpenSuse) desde 1998 e digo que nesses 10 anos de militancia em pro do Linux, nada funciona melhor do que mostrar como as coisas funcionam na pratica, porque ficar so na teoria, dizendo que meu linux é melhor por n motivos, não resolve nada.

Consegui converter para o linux todos os meus amigos usuarios de windows com a seguinte tática: instalei o linux no pc deles em dual boot com o windows e configurei a maquina com o beryl e o compiz, colocando aqueles efeitos visuais de deixar qualquer um de queixo caido e o ruindows Vista com inveja (já que é o visual o que mais impressiona quem nao entende muito) e depois eles testam o sistema.

Quando descobrem que o linux é muito facil de usar e que não precisam mais ter antivirus, antispyware e nem irao mais passar raiva com a lentidão e o travamento do pc, eles nem pensam duas vezes antes de aposentar o ruindows.

Essa historia de que linux é para mestres em computação era uma idiotice dos antigos nerds dos tempos dos pcs 486. Naquela epoca eles queriam que o linux parecesse coisa mistica so para os iniciados em alguma seita nerd dos redutos mais sombrios da internet... Ainda bem que os tempos mudaram...
Abraços!

Assistam a esses videos sobre o Suse com beryl instalado para verem como o linux desbanca ate o windows Vista em efeitos visuais.

http://www.youtube.com/watch?v=_NJFd37-erA

http://www.youtube.com/watch?v=ibyvF6zZMnU

http://www.youtube.com/watch?v=2LtYSeGRUo8
(esse aqui é o Suse que uso)

[21] Comentário enviado por roberdson em 07/12/2008 - 23:34h

Apesar desse ser um artigo "antigo" quero largar meu comentario aqui.
Adorei o artigo, achei muito bom, realmente Linux é facil de lidar, estavel, seguro enfim muito vantajoso, falar mal do Windows para quem usa realmente é arrumar briga...
Eu li o artigo no outro site, achei um monte de besteiras infundadas um exemplo disso é que o Linux tem crescido sim e muito, tinha uma materia que dizia isso, e vai crescer cada vez mais =D

[22] Comentário enviado por Ignorante em 26/01/2009 - 15:38h

Parabens!!!
Como sempre o que é interessante vai +Favoritos
abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts