Banco de dados e Cloud Computing, melhor opção?

Este artigo tem como objetivo falar um pouco sobre a utilização de banco de dados nas nuvens.

[ Hits: 21.109 ]

Por: Perfil removido em 23/11/2010


Alguns serviços - SaaS, PaaS, IaaS



O conceito de Cloud Computing possui, no momento, 11 categorias de serviços. As mais populares são: Saas, PaaS e IaaS. As demais vertentes são aprimoradas dia a dia. Em curto prazo, outros serviços estarão segmentados de acordo com essas categorias no mercado. Entretanto, o ideal é analisar, mais de perto, as categorias mais populares quando o assunto é computação em nuvem.

Saas (Software as a Service)

É um conceito de software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços. O software é executado em um servidor remoto. Não é necessário instalar o sistema no computador do cliente, basta acessá-lo pela internet. Alguns serviços que se encaixam nessa modalidade são:
  • PABX Virtual e Call Center Virtual
  • E-mail Marketing
  • Mobimail
  • Loja Pronta

Os serviços do tipo SaaS mais comuns no mercado:
  • Google Docs
  • Gmail
  • Sales Force (salesforce.com)

PaaS (Platform as a Service)

Este conceito oferece uma plataforma de desenvolvimento de aplicações, inclusive de software como um serviço. Em resumo: ações como desenvolver, compilar, debugar, deploy e teste em uma aplicação passaram a ser executadas na nuvem.

Pode parecer que estamos voltando à época dos mainframes - e, de certa forma é isso mesmo -, porém de forma organizada e escalar. A vantagem deste serviço é poupar custos, não alocar hardware desnecessariamente e poder escalar dados de forma simples sem ter que lidar com o ambiente físico diretamente. Alguns serviços que se encaixam nessa modalidade são:
  • Hospedagem de sites
  • Revenda

Serviços comuns no mercado:
  • Google AppEngine
  • Force.com da Salesforce

IaaS (Infrastructure as a Service)

Refere-se ao fornecimento de infraestrutura computacional (geralmente em ambientes virtualizados) como um serviço. Em vez de o cliente comprar servidores para uma determinada aplicação, ele contrata um serviço dentro de um datacenter proporcional aos seus requisitos de infraestrutura e tem acesso completo à plataforma e ao software. Esse tipo de serviço é cobrado de acordo com a utilização ou pela reserva de recursos contratados.

Alguns serviços que se encaixam nessa modalidade são:
  • Cloud Server com gerenciamento pelo cliente
  • Servidor dedicado com gerenciamento pelo cliente

Serviços comuns no mercado:
  • EC2 da Amazon
  • Blue Cloud da IBM

Fora as categorias de Cloud Computing mencionadas, existem outras que estão ganhando força no mercado. Segue uma lista com outras categorias:
  • DaaS (DB as a Service) - Oferece serviço de banco de dados como serviço operando em um datacenter, podendo ser acessado externamente por qualquer tipo de aplicação, como se fosse local.
  • Governance as a Service - Serviço que viabiliza o gerenciamento de topologias, monitoramento de recursos e virtualização via internet, com base em políticas definidas para dados e serviços.
  • Process as a Service - Recurso que oferece remotamente meios de criar processos de negócio. O aplicativo pode interagir com sistemas, serviços e informações, que, combinados, geram uma sequência de processos empresariais.
  • Security as a Service - Oferece serviços de segurança lógica aplicadas a e-mail, navegação, controle de vulnerabilidades, entre outros, incluindo uma interface de monitoramento via internet.
  • Storage as a Service - Modalidade que oferece armazenamento como serviço dentro de um datacenter, podendo ser acessado por aplicações externas.
  • Test as a Service - Ambiente para testes de aplicações em nuvem, websites e aplicações remotas disponibilizado na internet.

O conceito vem evoluindo constantemente, tanto que já se fala até em Everything as a Service (EaaS ou XaaS), ou seja, "tudo como serviço" rodando na nuvem. O caminho, sem dúvida, tende a esse final, visto que a rede pode, de fato, viabilizar essa tendência.

Conclusão

Independentemente da escolha de arquitetura que façamos para fornecer nossa aplicação, devemos nos preocupar também com a administração e manutenção do banco de dados, pois, ao adotar uma plataforma usando Cloud Computing, precisaremos gerenciá-la a distância, e as "velhas rotinas" seguidas à risca pelos DBAs deverão ser mantidas.

É arriscado não se preocupar com backup, migração e extração, administração correta de dados e usuários, controle de performance e modelagem de dados. Já temos no mercado ferramentas para lidar com arquiteturas mais complexas, como Computação em Nuvens, e que podem ajudar a maximizar ainda mais a performance do banco de dados e também garantir que SLAs firmadas na contratação do serviço sejam atingidas.

Além disso, você terá a certeza de que o problema do banco não está em quem o administra - no caso, não em você, contratante do serviço, mas sim em quem o oferece a você.

Fontes de pesquisa:
Agradeço pela atenção de todos.

Viva o Linux, porque nos amamos a liberdade!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Banco de dados na era da Cloud Computing
   2. Alguns serviços - SaaS, PaaS, IaaS
Outros artigos deste autor

Por que existem mais games para Windows do que para Linux?

Grub animado no Ubuntu? BURG nele!

Instalando discador "vppp" para terminais leves

Uma geral pela configuração pós-instalação do Slackware

Zenwalk - Uma distro e tanto

Leitura recomendada

Banco de dados orientados a documentos

Internet: Amiga ou inimiga?

Gambas2: Inserindo dados em tabela SQLite

Desafios da Segurança de Informação

Uma vulnerabilidade chamada de SQL Injection

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dolivervl em 23/11/2010 - 15:44h

Muito bom o artigo, parabéns !!!

[2] Comentário enviado por removido em 23/11/2010 - 20:24h

Obrigado pelo comentário. Valeu mesmo.

Vamos que vamos !

[3] Comentário enviado por vorazbr em 24/11/2010 - 08:38h

Muito bom seu artigo, Thalysson S

Parabens!, Espero ver mais artigos sobre Cloud aqui no Vol!

[4] Comentário enviado por pichiliani em 26/11/2010 - 13:34h

Bem legal o artigo.

Só para complementar, eu e alguns amigos gravamos um episódio do podcast DabaseCast, o primeiro podcast sobre banco de dados brasileiro, falando sobre banco de dados na núvem. Discutimos alguns pontos e falamos das tecnologias relacionadas a colocação do banco de dados na núvem. Para quem quiser ouvir o problema, aí vai o link:

http://imasters.com.br/artigo/18950/bancodedados/databasecast_5_banco_de_dados_na_nuvem/

Mauro Pichiliani

[5] Comentário enviado por alexandre_dumas em 18/08/2011 - 18:20h

Achei interessante quem sabe ajude alguem a abrir os olhos http://webtuning.com.br/o-que-e-cloud-computing

[6] Comentário enviado por removido em 18/08/2011 - 18:24h

Legal alexandre !

[7] Comentário enviado por Zero0 em 26/12/2016 - 11:35h

Muito bom!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts