Aplicativos Linux para o dia-a-dia

Este artigo visa informar sobre a grande gama de softwares disponíveis para a plataforma GNU/LINUX nas diversas áreas existentes. Tentarei aqui demonstrar alguns dos mais conhecidos e utilizados, são MAIS DE 140 APLICATIVOS, sendo recomendado a leitura para todos os níveis de usuários, desde iniciantes a profissionais.

[ Hits: 165.125 ]

Por: Robert Lucas em 15/05/2007 | Blog: http://informando.wordpress.com


Utilitários



UDP Cast

Esse programa serve para fazer cópias exatamente iguais de partições e hd's, como o ghost do Windows.

A vantagem do UDP Cast é que você pode enviar essa cópia para toda a rede de uma só vez.

Além disso, você pode também compactar a imagem, transmitir pela rede, e descompactar nas máquinas client, tudo automatizado atravez de um menu em dialog.

Krusader

Gerenciador de arquivo similar ao Midnight Commander, para o KDE. Possui módulo de procura avançado, FTP, sincronização de diretórios, suporte a montagem de sistemas de arquivos, e muito, muito mais. É completamente customizável, tendo uma interface amigável e rápida.

Bacula

Bacula é um conjunto de programas de computador que permitem que você (ou o administrador do sistema) gerencie backups, faça recuperação, e verificação de dados de uma rede de computadores de diferentes tipos.

File Roller

File Roller é um front-end (interface gráfica) para programas de compressão como tar e zip. Os tipos de arquivos suportados são: arquivos Tar sem compactação (.tar) ou compactados com gzip (.tar.gz , .tgz), bzip (.tar.bz , .tbz), bzip2 (.tar.bz2 , .tbz2), compress (.tar.Z , .taz), lzop (.tar.lzo , .tzo), arquivos Zip (.zip), arquivos Jar (.jar , .ear , .war), arquivos Lha (.lzh), arquivos Rar (.rar), arquivos individuais compactados com gzip, bzip, bzip2, compress, lzop.

Wine

Este programa é muito interessante. Após instalado ele utiliza uma partição windows existente no seu computador ou cria um drive C: falso "fake_drive". Dessa forma consegue enganar aplicativos windows rodando uma série de programas. Existem sites especializados em Wine com tutoriais para instalar e rodar uma série de aplicativos Windows em seu Linux. Na realidade não se trata propriamente de um emulador mas sim uma cópia das APIs do windows.

CrossOver Office

Rode aplicativos de produtividade do Windows em seu Linux facilmente. O programa é baseado no Wine e possui fácil instalação / utilização.

Este programa roda diversos aplicativos de acordo com a lista abaixo:
  • Microsoft Office XP, 2000 e 97;
  • Microsoft Word;
  • Microsoft Excel;
  • Microsoft Powerpoint;
  • Microsoft Outlook (somente Office 2000);
  • Microsoft Internet Explorer;
  • Microsoft Access (Office 2000);
  • Adobe Photoshop;
  • Microsoft Visio;
  • Lotus Notes;
  • Quicken.

Esta versão nova do CrossOver Office permite ainda rodar alguns jogos comerciais, dentre eles o aclamado sistema Steam.

bochs

Sistema emulador de máquinas PC. Roda Linux, Windows, e outros sistemas Operacionais dentro de uma máquina emulada. Embora seja diferente o conceito de acessos comparando com o VMware, neste software também é possível rodar tranquilamente estas máquinas virtuais, e é uma alternativa gratuita.

VMware

Rode outros sistemas operacionais em janela. Este computador virtual permite rodar outros sistemas opercionais que estejam no mesmo computador ou em rede. Você poderá, por exemplo, instalar o windows de dentro do Linux e desta forma trabalhar com ambo sistemas ao mesmo tempo.

GNUCash

Fácil de utilizar, mas poderoso e flexível, o GnuCash permite-lhe controlar suas finanças, contas bancárias, ações, receitas e despesas. Tão rápido e intuitivo de utilizar como o registro de um livro de cheques, baseia-se em princípios profissionais de contabilidade para assegurar saldo de contas e relatórios precisos. O GnuCash é suportado por uma comunidade de programadores ativa e está evoluindo para um completo sistema contábil.

OpenOffice.org

Após um longo atraso no calendário, finalmente a equipe do openoffice.org lança a versão 2.0 estável da suite de aplicativos para escritório mais famosa do mundo open source.

Possui uma série de aplicativos:
  • Editor de Textos
  • Editor de Slides
  • Editor de Planilhas
  • Editor de Páginas Web
  • Editor de Fórmulas Matemáticas
  • Editor de banco de dados (NOVO)

Possui suporte a correção ortográfica em várias linguagens, abre e edita documentos do Ms Office, compatível com documentos do Ms Office 2003 e Lotus Smart Suite.

AbiWord

Editor de texto extremamente poderoso e profissional, com recursos comparáveis aos do Microsoft Word embora, evidentemente, não possua todos os recursos do editor da Microsoft.

O programa consegue abrir, mas não salva os arquivos gerados pelo MS Word. Salva documentos em HTML, RTF e em diversos outros formatos, incluindo PDB para leitura em palmtops com sistema operacional Palm OS.

Os filtros de importação já estão maduros o suficiente para manter a formatação original de tabelas, cores e links. Para textos simples, a importação funciona sem problemas.

BrOffice.org

Criado em 2002, o projeto OpenOffice.org.br participou ativamente na tradução e desenvolvimento do software bem como em documentações para o idioma Português do Brasil e incentivou a adoção desta suíte de escritório em empresas, comunidades, instituições em geral etc. Devido a fatores jurídicos (a marca OpenOffice já estava registrada por uma empresa brasileira), o projeto mudou de nome, sendo conhecido a partir de agora como BrOffice.org. O mesmo é um fork da suite OpenOffice, centralizando ao suporte à Lingua Portuguesa. Possui um excelente corretor ortográfico.

Partition Image

Similar ao Ghost, da Symantec, ou ao Drive Image, da Powerquest, serve para gerar imagens idênticas de partições com finalidade de backup ou transporte dos dados para outro HD. Trabalha com os formatos EXT2/EXT3, Reiserfs, (Linux), NTFS (Windows NT/2k/XP), HPFS (OS/2), FAT16, FAT32 (MS-DOS e Windows 9x) JFS (IBM AIX), HFS (MacOS) e UFS (Berkeley e Solaris).

O arquivo de imagem pode ser compactado nos formatos zip, gzip ou bzip2, e pode ser dividido em diversas partes para caber em disquetes. É possível gerar um disquete ou CD de boot com Linux e o Partition Image.

O&O Defrag Linux

Aplicativo de desfragmentação em discos formatados em EXT2 e EXT3. Desfragmenta partições, disquetes, arquivos, diretórios, etc.

É necessário preencher um formulário para download do programa.

Griffith

Excelente catalogador de filmes. Organize seu acervo com este excelente programa digno dos melhores elogios.

O Griffith pega toda ficha técnica na internet de seus filmes incluindo as capinhas e cataloga direitinho no seu computador. Você pode escolher o formato que está o filme (dvd, vcd, divx, xvid, etc...) e ainda indicar a qualidade que estão as mídias, se boas, ruims, ótimas, etc. Como se não bastasse, na ficha técnica que ele baixa pela internet há uma classificação de 0 a 10 dada pelos críticos, mas você pode sobrescrever ela e dar a SUA classificação.

Da ainda pra cadastrar seus amigos ou clientes (no caso de uma locadora) pra você emprestar os filmes. E mais... o programa ainda pode enviar e-mails pra a pessoa que está com seu filme solicitando que devolva, dando o nome do filme e a data em que foi emprestado.

O griffith ainda pode exportar pra PDF o seu catálogo inteiro pra você poder mandar pela internet pros seus amigos caso queira trocar filmes! Como se não bastasse ele faz correção ortográfica na sinopse enquanto você digita.

Esta última versão ainda pode baixar posters do site do amazon e gerar/imprimir capinhas na hora, além de contar com um sistema que exporta diretamente para albuns online, para o flickr, para um diretório ou mesmo para um CD virgem.

GCfilms

GCfilms é um aplicativo para gerenciamento de suas coleção de filmes. Informações detalhadas de cada filme pode ser automaticamente obtida da internet e você poderá guardar dados adicionais, como locação e formato. Você pode fazer uma programa e filtrar sua coleção por critérios como diretor, genêro, avaliação e muito mais.

gDesklets

O gDesklets é um programa que cria desklets (como janelas fixas no desktop) que contém informações sobre espaço em disco, monitor de memoria , relógio, previsão do tempo e muito mais. E tem varios temas e maneiras de arranjar os desklets no desktop deixando tudo mais bonito.

Superkaramba

Superkaramba é uma ferramenta para criar e rodar diversas funções interativas (que variam com o tema usado). Ele pode mostrar o estado do sistema (temperatura, espaço em disco, uso do processador), previsão do tempo, notícias...

Em www.kde-look.org é possível encontrar diversos temas.

AllTray

Com Alltray você pode colocar nos ícones de sistema qualquer aplicativo sem ícone de sistema nativo (como Firefox, Evolution, terminais...). Uma grande característica é que você tem a opção de quando clicar no botão "fechar" o programa minimizando novamente nos ícones do sistema. Ele funciona com KDE, Gnome, XFCE 4, Fluxbox e WindowMaker.

Considerações finais

Este artigo foi baseado em informações disponiveis na internet.

Todos os textos e links foram retirados do portal TUX RESOURCES e são protegidos pela Creative Commons License.

Abraços a todos.

Robert Lucas

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Administração
   3. Imagem
   4. Programação
   5. Rede e Internet
   6. Segurança
   7. Som e vídeo
   8. Utilitários
Outros artigos deste autor

Compiz Fusion no Ubuntu

Avaliando Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon (Ubuntu Studio)

Convocação da Seleção Brasileira do Software Livre

Ubuntu 10.04 no Notebook Acer 5532

OpenSUSE 10.2 sempre atualizado

Leitura recomendada

DragonLinux - Distro levíssima

Backup de roteadores Cisco com o TFTP + Pancho - Slackware 13

Ferramentas de monitoria de tráfego

Clonando máquinas virtuais no VMWare Server

Usando o SlackPorts

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wysiwyg em 15/05/2007 - 15:01h

====================================
Muito obrigada pela iniciativa e parabéns! :)
====================================

[2] Comentário enviado por calaff2 em 15/05/2007 - 15:20h

Muito bom man!!!

[3] Comentário enviado por flipe em 15/05/2007 - 17:10h

alguns que poderiam ser adiacionados na lista

audacious
beep media player
pidgin(antigo gaim)
gqview
mrxvt
seamonkey
clamav
tagtool
transmission - cliente torrent
gnormalize
sdlmame
xmame
comix
nicotine
paco
exaile

e alguns outros.

[4] Comentário enviado por lennon.jesus em 15/05/2007 - 17:13h

Boa lista de softwares!

Abraços.

[5] Comentário enviado por tenchi em 15/05/2007 - 17:38h

Ficou muito bom o artigo, embora eu ainda o ache incompleto.
"Mas como assim incompleto?, são mais de 140 programas!"
Incompleto pela infinidade de aplicativos que há para o linux. Tá, é impossível listar todos eles ;-)
Outra coisa. Acho que vc misturou muito as categorias. Seria legal de separasse alguns programas entre tipo, KDE,GNOME,CLI,independentes,etc.

Obs: foi um comentário de um chato. rsrs

A questão é: aonde achar? Indo direto à fonte:

http://www.sf.net/
http://www.freedesktop.org/
http://www.berlios.de/
http://freshmeat.net/
http://codigolivre.org.br/
http://www.kde-apps.org/
http://qt-apps.org/
http://www.gnomefiles.org/
http://www.happypenguin.org (só jogos)

Seria legal se criássemos um site, estilo wiki, somente sobre programas. Descrição, uso, etc. Em português. Sei que há muitos sites por aí que fazem isso (o vol mesmo), mas falta uma centralização das informações. Pois sempre há quem conheça (ou tenha feito) algum outro programa útil (ou não), e queira adicioná-lo à lista. Num wiki isto é possível.
(Por falar nisso, vc se esqueceu do kivio, do songbird, do ... rsrsr)
Alguém aí se habilita?



[6] Comentário enviado por bicalho em 15/05/2007 - 17:44h

Seria uma boa criar uma tabela (Open Office), com todas as aplicações. E disponibiliza-la. Com o tempo cada um criaria um item a mais e mandaria para vc gerenciar. E mante-la atualizada.

[7] Comentário enviado por edex em 15/05/2007 - 18:38h

Fatou citar o virtualbox como opção para virtualização!! Mas foi um dos melhores artigos que ja li1 Parabens!

[8] Comentário enviado por removido em 15/05/2007 - 21:13h

que fantastico, parabens mesmo
+favoritos
muito bom.

[9] Comentário enviado por Metalbolic em 15/05/2007 - 22:54h

bela dica....parabens...

[10] Comentário enviado por robertlucas em 15/05/2007 - 23:26h

Pessoal,
Muito obrigado pelos comentários, espero que tenham gostado mesmo...
Obviamente ficaram de fora inumeros e incontaveis aplicativos, mas como temos aplicativos para cada gosto, tentei reduzir ao máximo a lista adicionando nomes mais conhecidos pela comunidade (e principalmente por mim), já que não tenho conhecimentos de todos os aplicativos disponiveis, e também pelo fato de eu não utilizar nem 10% dos aplicativos que citei (afinal, quem é que usa né? acho que ninguém).
Fico agradecido demais pela opinião, dica, comentário e iniciativas tomadas.
E se souberem de mais nomes para acrescentar a lista, disponibilizem aqui para que outros possam ler. POR FAVOR =]
Valeu pessoal... ;]

E Viva O Linux SEMPRE!!!

[11] Comentário enviado por jalexandre em 16/05/2007 - 00:33h

Ethereal mudou de nome, agora é wireshark =D
Não li a lista inteira, se já contiver os software que vou citar, perdooe-me, caso contrário, aqui vão meus 2 centavos:

Redes/Administração de sistemas:
Munin, Zabbix - ótimos softwares "nagios like"
SSH, Rsync, NetCat - A trinca para administração remota, sincronização, criação de serviços via rede e o que mais você desejar.

My 2 cents.

[ ] 's

[12] Comentário enviado por dark_slack em 16/05/2007 - 02:34h

são tantos os programas úteis que na hora q um winlooser pergunta "mais não existem muitos programas para linux iguais q tem no windows" eu penso, "poxa, se eu fosse te falar agora eu ficaria te explicando os programas q demoraria dias falando".

:p

[13] Comentário enviado por dark_slack em 16/05/2007 - 02:35h

o gaim virou pidgin

[14] Comentário enviado por jordano em 16/05/2007 - 08:37h

Sensacional! Excelente sua lista, muitos softwares que vc relacionou eu conhecia, mas tem muita coisa que ainda preciso dar uma olhada e instalar. Esta é uma excelente iniciativa, parabens!

[15] Comentário enviado por juliaojunior em 16/05/2007 - 12:18h

muito bom! útil mesmo.

[16] Comentário enviado por Ed_slacker em 16/05/2007 - 16:49h

Excelente artigo!!!
Excelente lista!!!
Excelente iniciativa!!!
Claro que ainda falta muitos programas! Mas levando em consideração os vários programas que temos para Linux e os principais que você colocou em seu artigo o mesmo está em altíssimo nível!!

Parabéns pelo trabalho!! Ficou muito bom...

[17] Comentário enviado por GilsonDeElt em 17/05/2007 - 14:57h

Simplesmente d+!!!

Como disse o dei_oliver:
Excelente artigo!!!
Excelente lista!!!
Excelente iniciativa!!!

Pra aumentar a lista de programas, cito:

KTechlab - Simulador de circuitos eletrônicos, que pode programar CIs (FlowCode e Microbe), gera código em Assembly e C, e exporta os circuitos como imagens PNG.

EAGLE - tem a mesma proposta do KiCad. Prefiro o KiCad :-)

Há vários outros, que não dá pra citar todos agora.

Parabéns a todos pelo artigo e pelos comentários!!!
E Viva O Linux!!!

[18] Comentário enviado por dezao em 24/05/2007 - 09:42h

Cara...

Parabens pelo artigo ..

Mto bom

[19] Comentário enviado por removido em 30/05/2007 - 13:15h

Muito boa a iniciativa, você está de parabéns! Creio que na próxima edição do artigo tenha que realizar algumas atualizações, como os amigos acima escreveram!
Alguns softwares não conhecia, como é o caso do griffith e hoje em dia utilizo p/ catalogar meus filmes!

Favoritos concerteza!

Att

RaFaBRA

[20] Comentário enviado por riick em 08/06/2007 - 20:31h

Otima iniciativa, parabéns cara.

[21] Comentário enviado por Ana Cássia em 10/01/2008 - 20:03h

Obrigada pela ajuda ! Foi muito boa a sua iniciativa de tirar as dúvidas de quem ainda está engatinhando nesse mundo virtual.

Abraços!

[22] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 12/02/2008 - 23:24h

muito bom.


[23] Comentário enviado por tassianed em 22/09/2008 - 22:49h

muito bom..

mas vcê sabe algum aplicativo para gerenciador de e-mail no Linux:?
obrigada!


deixo meu e-mail para respostaS! aguardo..
( [email protected] )

[24] Comentário enviado por doradu em 03/02/2010 - 17:33h

vou testar o Jext


Contribuir com comentário