Aplicativos Linux para o dia-a-dia

Este artigo visa informar sobre a grande gama de softwares disponíveis para a plataforma GNU/LINUX nas diversas áreas existentes. Tentarei aqui demonstrar alguns dos mais conhecidos e utilizados, são MAIS DE 140 APLICATIVOS, sendo recomendado a leitura para todos os níveis de usuários, desde iniciantes a profissionais.

[ Hits: 165.096 ]

Por: Robert Lucas em 15/05/2007 | Blog: http://informando.wordpress.com


Rede e Internet



Gnome Blog

Ferramenta para postagem rápido em blogs, com uma interface limpa, suporte a WYSIWYG, opera como objeto do painel (applet) no Gnome ou como um programa normal, verificação ortográfica, suporte a "arrastas e soltar" de imagens (se o seu Blog tiver suporte).

O Gnome Blog oferece suporte ao Blogger.com/Blogspot.com, Advogato.org, Movable Type, New WordPress, New LiveJournal.com, Pyblosxom, e qualquer outro blog usando Api do blogger ou MetaWeblog.

Joomla

O Joomla é um dos melhores gestores de conteúdo de código aberto disponível no mercado. Fácil de instalar e simples de gerir, o Joomla serve tanto para execução de sites simples até sites mais elaborados.

KBlogger

KBlogger é applet para o kicker (KDE) para blogagem rápida de mensagens, ao estilo do gnome-blog. É só apertar o botão blog e blogar!

Atualmente suporta o Meta-Weblog-Api, que é suportado pela maioria dos blogs, e blogspot/blogger.com. Suporte a outras Apis é planejada para as futuras versões.

Mambo

O Mambo é um CMS, gerenciador de conteúdo para web, que se destaca por ser muito simples de instalar e administrar além de ter recursos profissionais ao alcance de todos.

Tem uma comunidade bastante ativa contribuindo com módulos dos mais variados tipos como jogos, menus, galeria de fotos para você adicionar ao seu site sem complicações. Também há components, que são blogs, fóruns, área para download, webmail, vídeo player e muito mais.

Foi o vencedor do LinuxUser & Developer Award 2004 for'Best Linux Open Source Software' que é dado ao melhor software open-source do ano, o Mambo disputou com o KDE, Firebird SQL, e eGroupware.

Zope

O Zope é um aplicação open-source para controle de conteúdo, intranet, portais e aplicações personalizadas escrito em Python.

Amsn messenger

Um clone do MSN Messenger do windows. Possui uma interface bastante semelhante, imagem de exibição, emoticons personalizados, transferência de arquivos, avisa quando chegam novos emails e mensagens com uma caixinha que sobre no canto inferior direito da tela, conecta diretamente na caixa de entrada e ainda aceita skins.

Mercury

Programa em Java, com ampla compatibilidade com o MSN Messenger: suporte a webcam, jogos, winks, música sendo tocada no momento, clips de voz (apenas receber, ainda), mensagem pessoal, video conferência (em fase beta), etc.

E também tem características próprias: pode se conectar a mais de uma conta MSN ao mesmo tempo, suporta diversas plataformas, permite uso de um nick diferente para cada conversa, vários plugins, jogos customizados, versão do MSN usada pelo contato, mostra quando a pessoa com qual conversa fecha a janela, mostra quem deletou ou te bloqueou, mostra quem está invisível, e muito mais!

Gaim

Excelente programa para enviar e receber mensagens instantâneas. Conecta nos principais protocolos: ICQ, AOL, YAHOO, MSN, Napster, IRQ, Gadu-Gadu, TOC, Zephyr e Jabber. Aceita conexões com vários protocolos simultaneamente.

Possui as principais funções como emoticons e possui uma interface bastante leve e bem acabada. Também conta com suporte a diversos plugins que aplicam sua funcionalidade.

Compus MSN Messenger

Cliente do MSN Messenger para Linux muito leve escrito em TCL/TK. Verifica se os seus amigos estão conectados à Internet, envia e recebe mensagens instantâneas, permite conversar com vários amigos em simultâneo, e controlar quem poderá lhe contactar através do programa.

Exibe a lista de usuários de uma maneira hierárquica e suporta chat com mais de dois usuários, além de emoticons. Também poderá verificar se você tem alguma mensagem em sua conta Hotmail. Permite também se comunicar com usuários dos comunicadores AOL Instant Messenger e ICQ.

Gizmo

Excelente comunicador instantâneo do nível do Skype. Faça chats de voz e conferências, ligue para telefones fixos usando a tecnologia VOIP. Uma alternativa ao Skype, principalmente para usuários do Gnome e XFCE.

Além de tudo utiliza um protocolo Open Source: O SIP! Ele pode gravar ligações, possui secretária eletrônica de voz e ainda localiza exatamente a posição da pessoa com quem está falando pelo Google Maps.

Enfim, uma série de recursos muito bons neste programa concorrente direto do Skype.

Ekiga

Ekiga é um excelente programa de VoIP que possibilita você fazer ligações pela internet com áudio e vídeo.

Skype

Skype é um software gratuito capaz de fazer conexões sobre VoIP (Voz Sobre IP). Criado pelas mesmas pessoas que inventaram o KaZaA, usa a tecnologia P2P (ponto-a-ponto) para o conectar com outros utilizadores do Skype. Esta nova versão permite conferência com vídeo.

Características: Som de qualidade (melhor que o de um telefone regular), funciona sob firewall, NAT e roteadores (não é preciso configurá-los), exibe uma lista de amigos (assim como o ICQ, MSN, Jabber...), simples de usar...

Downloader for X

Gerenciador de downloads de excelente qualidade. Todas as principais opções estão presentes neste programa, como agendador, quebra em partes menores, mirrors, e muito mais. Um dos melhores gerenciadores de download para Linux em modo gráfico. Também é conhecido como, simplesmente, D4X.

Getleft

Gerenciador de downloads equivalente ao famoso GetRight do Windows, com seus principais recursos.

Smb4K

Navegador de compartilhamento do SAMBA, funcionando como um "Ambiente de Rede", podendo ter acesso gráfico e simples as máquinas Windows na rede local.

AutoScan

AutoScan é uma aplicação desenvolvida para explorar e administrar sua rede. Todas subredes podem ser varridas simultaneamente sem intervenção humana. Ele pode detectar o sistema operacional, detectar o tipo de rede, varrer as portas, pode navegar pelos compartilhamentos do Samba e ainda pode salvar o estado da rede para futura verificação.

KNemo

O Knemo (KDE Network Monitor) oferece um monitor de conexão similar ao encontrado no Windows. Para cada conexão, ele exibe um ícone na bandeja do sistema. Suporta conexões ethernet, wireless e ppp.

Nagios

O Nagios é uma das ferramentas mais poderosas para gerenciar uma rede de computadores repleto de recursos. Com ele você consegue tirar relatórios de acesso, status das maquinas, problemas que podem estar ocorrendo na sua máquina antes que eles afetem gravemente o sistema.

Apache Server

O Apache é um servidor Web extremamente configurável, robusto e de alta performance desenvolvido por uma equipe de voluntários (conhecida como Apache Group) buscando criar um servidor web com muitas características e com código fonte disponível gratuitamente via Internet. Segundo a Netcraft (http://www.netcraft.com/), o Apache é mais usado que todos os outros servidores web do mundo juntos.

O servidor web é um programa responsável por disponibilizar páginas, fotos, ou qualquer outro tipo de objeto ao navegador do cliente. Ele também pode operar recebendo dados do cliente, processando e enviando o resultado para que o cliente possa tomar a ação desejada (como em aplicações CGI's, banco de dados web, preenchimento de formulários, etc).

Samba

Troque arquivos entre o Windows e o Linux. O protocolo SMB é usado pelo Windows 3.11, NT e 95 para compartilhar discos e impressoras. Usando o Samba, as máquinas Unix podem compartilhar discos e impressoras com os sistemas Windows.

Asterisk

Oficialmente, Asterisk é um software TDM híbrido de Código Aberto, uma plataforma de pacotes de voz PBX e uma plataforma IVR com funcionalidades ACD. Informalmente o Asterisk é, possivelmente, a peça de integração de telecomunicações mais potente, flexível e extensível disponível no mercado de software. Seu nome vem do símbolo asterisco, *, o qual em UNIX (incluindo Linux e DOS) representa um wildcard, significando qualquer nome de arquivo.

Similarmente, Asterisk o PBX é destinado a integrar qualquer peça de telefonia, seja hardware ou software, a aplicações, com facilidade e consistência.

PostgreSQL

PostgreSQL é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) objeto-relacional de código aberto, com mais de 15 anos de desenvolvimento. É extremamente robusto e confiável, além de ser extremamente flexível e rico em recursos.

Ele é considerado objeto-relacional por implementar, além das características de um SGBD relacional, algumas características de orientação a objetos, como herança e tipos personalizados. A equipe de desenvolvimento do PostgreSQL sempre teve uma grande preocupação em manter a compatibilidade com os padrões SQL92/SQL99.

Firefox

Um ótimo browser criado pela equipe de desenvolvimento do Mozilla. É razoavelmente leve, é apontado por muitos como o navegador gráfico mais rápido, até mesmo que o famoso Opera! Conta com bloqueio de pop-ups (aquelas janelinhas de propaganda que "pulam" na tela), SmartUpdate (atualização do Firefox automática), correção ortográfica e inúmeros outros recursos.

Possui suporte a inúmeros temas (disponíveis na página do projeto), e conta também com a instalação das extensões, que ampliam as opções e configurações do Firefox.

Opera

Um ótimo navegador. Uma de suas características principais é a velocidade. Atualmente disponível em 14 línguas diferentes dentre elas o português.

O navegador é grátis, e não possui mais banners de propaganda. Agora é gratuito. Suporta HTML 4.0, Javascript 1.3, SSL 3, XML, WML, CSS2 alguns plug-ins do Netscape, navegação pelo teclado e auxílio a deficientes (pode usar apenas uma tecla) e muito mais.

Também tem cliente de e-mail, gerenciador de download com suporte para continuar downloads perdidos, leitor de newsgroups, leitor de notícias RSS, cliente para IRC, gerenciador de contatos, gerenciador de senhas, área para anotações, suporte para skins, sistema de busca integrado (Google, Alltheweb, Lycos, etc.), bloqueador de pop-ups, preenchimento automático de formulários e sistema de navegação por gestos com o mouse.

XChat

O X-Chat é um programa completo. Trata-se de um cliente gráfico de IRC com suporte a DCC Chat, DCC Send/Receive, DCC Resume, scripts Perl, plugins, e muito mais.

BitchX

Excelente cliente IRC em modo texto. Clone do ircII. Um dos mais utilizados e melhores clientes IRC para Linux.

KVirc

Cliente IRC, altamente customizável, suporte a transparência, DCC CHAT (com ou sem SSL) e SEND (com "resume"), lista de notificação... tudo que um bom cliente IRC precisa ter :)!

Kasablanca

Pequeno e rápido cliente FTP, com a mesma facilidade do famoso GFTP. Uma ótima alternativa para os usuários do KDE que procuram uma ferramenta de FTP mais simples que o KBear!

Suporte a encriptação SSL/TSL, fxp (transferência direta de FTP para FTP), favoritos..

gFTP

Cliente FTP para X, que suporta downloads simultâneos, resumo de transferências e queues. Muito fácil de utilizar e muito bom.

Evolution

Ótimo leitor de e-mail com muitas opções como filtros anti-spam, calendário e agenda. Um concorrente a altura do Outlook presente no pacote Microsoft Office. Integra-se com outlook-server, e pode usar uma lista de contatos compartilhada.

Mozilla Thunderbird

O Mozilla Thunderbird é um redesenho do Mozilla Mail. É um poderoso cliente de e-mail e de grupo de notícias.

Conta com um inteligente filtro anti-spam, verificador ortográfico, encriptação de mensagem, suporte a certificados e muito mais.

aMule

Ótimo programa que se conecta nas redes eMule. Baixa qualquer tipo de arquivos, como vídeos, músicas, imagens, aplicativos e mais, tendo praticamente a mesma interface do eMule original

Apollon

Apollon é um "front-end" para o GiFT (OpenFT, FastTrack(Kazaa!), Gnutella, OpenNap), deixando a tarefa de compartilhar músicas, vídeos e arquivos muito mais intuitiva e fácil! Conta com um pequeno player para visualização prévia dos arquivos que estão sendo baixados...

LimeWire

Excelente P2P todo em java. Acha muita coisa e é muito rápido. Talvez o melhor P2P para se conectar na rede Gnutela existente para Linux.

Azureus

Download de múltiplos torrents, possibilidade de setar prioridades (para torrents e arquivos), parar e iniciar o "semeando", e acesso rápido a numerosas informações sobre seus torrents... A versão 2.x agora possui limitador de download e um plugin que facilita a atualização do programa entre outras novidades.

Bittorrent

O BitTorrent é uma tecnologia criada por Bram Cohen que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela internet, sendo muito usado para a distribuição de vídeos, músicas e programas. Sua forma de trabalho é muito eficaz e evita, por exemplo, que determinados usuários só façam download, mas não compartilhem arquivos (pelos menos teoricamente).

Isso porque a taxa de download é equivalente à taxa de upload, ou seja, somente compartilhando é que você consegue baixar arquivos. Por esta razão, quando você está iniciando um determinado download, a velocidade utilizada é lenta e vai aumentando de acordo com o que já foi baixado do arquivo. Quanto mais você tiver de um arquivo, mais usuários se conectarão ao seu computador e pela regra, a taxa de velocidade do seu download aumenta.

jSMS

Para aqueles que adoram mandar mensagens pra celular essa ferramenta caiu do céu. O jSMS é uma poderosa ferramenta Open Source nacional criada em Java para enviar mensagens pra celulares nacionais.

Trabalha com Vivo, Tim, Claro, Oi e Brasil Telecom e suporta configurações Proxy e envio a contatos individuais ou em grupo. Logicamente o serviço do jSMS depende da disponibilidade do serviço da operadora no estado em questão e algumas features podem necessitar de senha (como envio para TIM ou envio para grupos via Vivo).

Mas para as operadoras que possuem este serviço gratuito o envio das mensagens também é gratuito.
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Administração
   3. Imagem
   4. Programação
   5. Rede e Internet
   6. Segurança
   7. Som e vídeo
   8. Utilitários
Outros artigos deste autor

Ubuntu Studio 10.04 conheça e instale

Compiz Fusion no Ubuntu

Desktop 3D - XGL + Compiz + KDE

Convocação da Seleção Brasileira do Software Livre

23 distribuições Linux brasileiras

Leitura recomendada

Asterisk: Entendendo o arquivo extensions.conf

OpenAudit - Sistema de inventário

Virtualização de desktops, uma solução econômica?

MrProject: O gerenciador de projetos (MSProject) para Linux

Vamos usar Slack!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wysiwyg em 15/05/2007 - 15:01h

====================================
Muito obrigada pela iniciativa e parabéns! :)
====================================

[2] Comentário enviado por calaff2 em 15/05/2007 - 15:20h

Muito bom man!!!

[3] Comentário enviado por flipe em 15/05/2007 - 17:10h

alguns que poderiam ser adiacionados na lista

audacious
beep media player
pidgin(antigo gaim)
gqview
mrxvt
seamonkey
clamav
tagtool
transmission - cliente torrent
gnormalize
sdlmame
xmame
comix
nicotine
paco
exaile

e alguns outros.

[4] Comentário enviado por lennon.jesus em 15/05/2007 - 17:13h

Boa lista de softwares!

Abraços.

[5] Comentário enviado por tenchi em 15/05/2007 - 17:38h

Ficou muito bom o artigo, embora eu ainda o ache incompleto.
"Mas como assim incompleto?, são mais de 140 programas!"
Incompleto pela infinidade de aplicativos que há para o linux. Tá, é impossível listar todos eles ;-)
Outra coisa. Acho que vc misturou muito as categorias. Seria legal de separasse alguns programas entre tipo, KDE,GNOME,CLI,independentes,etc.

Obs: foi um comentário de um chato. rsrs

A questão é: aonde achar? Indo direto à fonte:

http://www.sf.net/
http://www.freedesktop.org/
http://www.berlios.de/
http://freshmeat.net/
http://codigolivre.org.br/
http://www.kde-apps.org/
http://qt-apps.org/
http://www.gnomefiles.org/
http://www.happypenguin.org (só jogos)

Seria legal se criássemos um site, estilo wiki, somente sobre programas. Descrição, uso, etc. Em português. Sei que há muitos sites por aí que fazem isso (o vol mesmo), mas falta uma centralização das informações. Pois sempre há quem conheça (ou tenha feito) algum outro programa útil (ou não), e queira adicioná-lo à lista. Num wiki isto é possível.
(Por falar nisso, vc se esqueceu do kivio, do songbird, do ... rsrsr)
Alguém aí se habilita?



[6] Comentário enviado por bicalho em 15/05/2007 - 17:44h

Seria uma boa criar uma tabela (Open Office), com todas as aplicações. E disponibiliza-la. Com o tempo cada um criaria um item a mais e mandaria para vc gerenciar. E mante-la atualizada.

[7] Comentário enviado por edex em 15/05/2007 - 18:38h

Fatou citar o virtualbox como opção para virtualização!! Mas foi um dos melhores artigos que ja li1 Parabens!

[8] Comentário enviado por removido em 15/05/2007 - 21:13h

que fantastico, parabens mesmo
+favoritos
muito bom.

[9] Comentário enviado por Metalbolic em 15/05/2007 - 22:54h

bela dica....parabens...

[10] Comentário enviado por robertlucas em 15/05/2007 - 23:26h

Pessoal,
Muito obrigado pelos comentários, espero que tenham gostado mesmo...
Obviamente ficaram de fora inumeros e incontaveis aplicativos, mas como temos aplicativos para cada gosto, tentei reduzir ao máximo a lista adicionando nomes mais conhecidos pela comunidade (e principalmente por mim), já que não tenho conhecimentos de todos os aplicativos disponiveis, e também pelo fato de eu não utilizar nem 10% dos aplicativos que citei (afinal, quem é que usa né? acho que ninguém).
Fico agradecido demais pela opinião, dica, comentário e iniciativas tomadas.
E se souberem de mais nomes para acrescentar a lista, disponibilizem aqui para que outros possam ler. POR FAVOR =]
Valeu pessoal... ;]

E Viva O Linux SEMPRE!!!

[11] Comentário enviado por jalexandre em 16/05/2007 - 00:33h

Ethereal mudou de nome, agora é wireshark =D
Não li a lista inteira, se já contiver os software que vou citar, perdooe-me, caso contrário, aqui vão meus 2 centavos:

Redes/Administração de sistemas:
Munin, Zabbix - ótimos softwares "nagios like"
SSH, Rsync, NetCat - A trinca para administração remota, sincronização, criação de serviços via rede e o que mais você desejar.

My 2 cents.

[ ] 's

[12] Comentário enviado por dark_slack em 16/05/2007 - 02:34h

são tantos os programas úteis que na hora q um winlooser pergunta "mais não existem muitos programas para linux iguais q tem no windows" eu penso, "poxa, se eu fosse te falar agora eu ficaria te explicando os programas q demoraria dias falando".

:p

[13] Comentário enviado por dark_slack em 16/05/2007 - 02:35h

o gaim virou pidgin

[14] Comentário enviado por jordano em 16/05/2007 - 08:37h

Sensacional! Excelente sua lista, muitos softwares que vc relacionou eu conhecia, mas tem muita coisa que ainda preciso dar uma olhada e instalar. Esta é uma excelente iniciativa, parabens!

[15] Comentário enviado por juliaojunior em 16/05/2007 - 12:18h

muito bom! útil mesmo.

[16] Comentário enviado por Ed_slacker em 16/05/2007 - 16:49h

Excelente artigo!!!
Excelente lista!!!
Excelente iniciativa!!!
Claro que ainda falta muitos programas! Mas levando em consideração os vários programas que temos para Linux e os principais que você colocou em seu artigo o mesmo está em altíssimo nível!!

Parabéns pelo trabalho!! Ficou muito bom...

[17] Comentário enviado por GilsonDeElt em 17/05/2007 - 14:57h

Simplesmente d+!!!

Como disse o dei_oliver:
Excelente artigo!!!
Excelente lista!!!
Excelente iniciativa!!!

Pra aumentar a lista de programas, cito:

KTechlab - Simulador de circuitos eletrônicos, que pode programar CIs (FlowCode e Microbe), gera código em Assembly e C, e exporta os circuitos como imagens PNG.

EAGLE - tem a mesma proposta do KiCad. Prefiro o KiCad :-)

Há vários outros, que não dá pra citar todos agora.

Parabéns a todos pelo artigo e pelos comentários!!!
E Viva O Linux!!!

[18] Comentário enviado por dezao em 24/05/2007 - 09:42h

Cara...

Parabens pelo artigo ..

Mto bom

[19] Comentário enviado por removido em 30/05/2007 - 13:15h

Muito boa a iniciativa, você está de parabéns! Creio que na próxima edição do artigo tenha que realizar algumas atualizações, como os amigos acima escreveram!
Alguns softwares não conhecia, como é o caso do griffith e hoje em dia utilizo p/ catalogar meus filmes!

Favoritos concerteza!

Att

RaFaBRA

[20] Comentário enviado por riick em 08/06/2007 - 20:31h

Otima iniciativa, parabéns cara.

[21] Comentário enviado por Ana Cássia em 10/01/2008 - 20:03h

Obrigada pela ajuda ! Foi muito boa a sua iniciativa de tirar as dúvidas de quem ainda está engatinhando nesse mundo virtual.

Abraços!

[22] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 12/02/2008 - 23:24h

muito bom.


[23] Comentário enviado por tassianed em 22/09/2008 - 22:49h

muito bom..

mas vcê sabe algum aplicativo para gerenciador de e-mail no Linux:?
obrigada!


deixo meu e-mail para respostaS! aguardo..
( [email protected] )

[24] Comentário enviado por doradu em 03/02/2010 - 17:33h

vou testar o Jext


Contribuir com comentário