Aplicativos Linux para o dia-a-dia

Este artigo visa informar sobre a grande gama de softwares disponíveis para a plataforma GNU/LINUX nas diversas áreas existentes. Tentarei aqui demonstrar alguns dos mais conhecidos e utilizados, são MAIS DE 140 APLICATIVOS, sendo recomendado a leitura para todos os níveis de usuários, desde iniciantes a profissionais.

[ Hits: 165.098 ]

Por: Robert Lucas em 15/05/2007 | Blog: http://informando.wordpress.com


Som e vídeo



amaroK

Possui uma interface de acesso simples e poderosa, com rápido acesso as bibliotecas de mídia, pequeno player com efeitos, minimiza na bandeja do sistema, sistema de busca de músicas similar ao Juk, busca de stream em servidor online (techno, jazz, bossa nova, clássica...), abaixa automaticamente a letra da música que está sendo tocada, suporte total ao Audioscrobbler (que permite compartilhar seu gosto musical com outras pessoas), suporte ao iPod, integração com o Wikipedia (a maior enciclopédia virtual) e muito mais!

Mp3Blaster

O mais completo reprodutor de MP3 do modo texto, ele reproduz arquivos em formato ogg, wav entre outros, tem suporte a playlist e mixagem de vários canais.

Mount ISO

Ferramenta para trabalhar com imagens de gravação de CD nos formatos ISO, NRG (Nero), UDF (DVD), CUE/BIN, CCD/IMG/SUB (CloneCD) e XDVDFS (XBOX). Ele pode montar e desmontar imagens ISO e CUE/BIN, criar imagens ISO e UDF (DVD) de pastas e CDs, calcular a soma MD5 de uma ISO, e converter imagens CUE/BIN, NRG (Nero) e CloneCD para ISO.

KIso

Cria imagens ISO de CDs, cria imagens ISO, abre e extrai imagens ISO e NRG (nero), edita o conteúdo de imagens ISO e converte imagens BIN/CUE para ISO...

K3B

Um excelente programa para gravar seus cds no Linux. O K3B possui uma interface muito bem acabada, com botões e menus que facilitam achar a melhor opção para gravar seus cds. Crie cds de áudio, VCDs, extraia DVDs, grave imagens, duplique CDs e DVDs com extrema facilidade.

NeroLinux

Versão Linux do famoso programa de gravação Nero. Autodetecta e suporte para todos tipo de gravadores de CDs e DVDs internos suportados pela NeroAPI 6.6. Também autodetecta e suporta todos os tipos de gravadores de CDs e DVDs conectados pela porta USB e suportados pela NeroAPI 6.6. Suporte ultra-buffer, suporte a hot-plug de dispositivos externos USB (sem necessidade de reiniciar qualquer aplicação), suporte Kernels 2.4 e 2.6, etc.

EasyTAG

EasyTag é um utilitário para edição de tag em arquivos como MP3, MP2, FLAC, Ogg Vorbis, MusePack e Monkey's Audio.

Podendo se editar as tag ID3, adicionar imagens aos mp3, renomear arquivos e procurar os nomes no banco de dados do CDDB.

Mixxx

Plataforma virtual para DJs. Com ele você pode mixar mp3, ogg e wave além dos controles habituais para DJs: filtros, crossfader, controle de velocidade, equalizador em 3 bandas, estimativa de batidas e efeitos de áudio. Ainda suporta skins e lista de reprodução.

K9Copy

K9Copy é um pequeno utilitário que permite cópias de DVD no Linux. O stream do video do DVD é comprimido pelo programa Vamps.

DeVeDe

DeVeDe é um software gráfico que facilita a criação de VCDs, SVCDs e DVDs. De forma prática e rápida, é possível adicionar diversos arquivos de vídeo e compilar um DVD. Possui diversos recursos como inserção de tarjas pretas, divisão por episódios, configuração de qualidade e bitrate, dentre outros recursos diretamente pelo programa, que aceita todos os formatos suportados pelo MPlayer da sua máquina (isso significa que quanto mais codecs instalados, maior a compatibilidade). O DeVeDe utiliza as bibliotecas gráficas GTK+ o que torna este um excelente software para Gnome.

KSubtitleRipper

KSubtitleRipper é uma GUI (interface gráfica) para o KDE para ripar legendas de DVD. Ele usa o subtitleripper para extrair as legendas de arquivos .vob e para criar o arquivo .srt, e o gocr para converter imagens de legenda para texto.

Real Player

Assista filmes, shows, tvs e ouça rádios pela internet. Este programa, oficial da Real.com, permite ao usuário assistir todos os filmes no formato real player.

MPlayer

Um dos mais completos reprodutores de vídeos e animações para o Linux. Tem suporte para legendas e para muitos formatos tanto de entrada, quanto para a de saída. Conta com suporte especial para arquivos PNG, GM, MD5sum, Null, OpenDivx e muito mais. Entre os formatos de entrada suportados estão: VCD, DVD, MPEG 1/2 , RIFF AVI, ASF v1.0 e os de saída estão: X11 com extensão SHM, OpenGL, DGA, SDL, AALIB, SVGA, FBDEV. Altamente recomendado.

Kaffeine

Kaffeine é um reprodutor de vídeo para o KDE3 baseado no Xine. Reproduz rádios online, sistema de favoritos, títulos em OSD, acesso simples aos menus de DVD, plugin para o Konqueror, salva stream como arquivo local se desejado, suporte a múltiplos arquivos de legenda...

Xine

Um excelente player de vídeo para Linux / Unix. Pode tocar MPEG-2, MPEG-1 (audio + vídeo), Vídeo CDs (VCD), SVCDs e DVDs, além de MPEG-4, WMV e AVI (usando DLLs Win32). Possui muitas opções e suporte a skins.

Cinelerra

Software completo para composição e edição de vídeo em tempo real. Edita áudio, vídeo e pode trabalhar como um nó numa rede de renderização. Otimizado para trabalhar com processadores Itanium, Alpha e Pentium. Não é indicado para usuários que desejam facilidade de uso, simplicidade e conveniência. Software muito complexo.

Jahshaka

Jahshaka é uma ferramenta open source e multiplataforma para composição, animação edição e efeitos especiais, como o After Effects. Trabalha com aceleração de hardware por openGL e OpenMl. Pode-se criar texto 3D e importar objetos no formato 3ds. Possui também sistema de partículas e módulo de pintura. Já conta com parceria da HP, nVidia, SGI, entre outras.

Kino

O Kino permite capturar, criar, editar e reproduzir vídeos capturados a partir de sua placa.

Você pode carregar múltiplos videos, cortar e colar porções de vídeo/áudio, etc. Kino também pode exportar filmes compostos em um número de formatos: DV sobre IEEE 1394, Raw DV, DV AVI, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG-1, MPEG-2, e MPEG-4.

LiVES

LiVES (LiVES is a Video Editing System) é um editor de vídeo e ferramenta para VJ livre e de código aberto.

LiVES permite que você comece a editar e fazer vídeos imediatamente, sem se preocupar com formatos, tamanho de frames o framerates. LiVES permite você criar suas próprias ferramentas, utilitários e efeitos através do RFX builder.

LiVES é direcionado ao artista de vídeo digital que quer criar seu próprio conteúdo, o editor de vídeo que quer criar um vídeo profissional, e o VJ que quer cativar com imagens expetaculares.

É um software de edição não linear que faz edição de vídeo ao vivo e em estúdio. Seus comandos podem ser via menu ou via atalhos do teclado, o que diminui muito o tempo de trabalho, mas acentua a curva de conhecimento necessário para se operar o programa.

Pode ser utilizado para capturar vídeos via IEEE1394, tocar arquivos de áudio e vídeo, tocar um stream via Internet ou YUV. Não trabalha com edição de áudio, mas tem ferramentas que torna fácil o trabalho de edição de clips.

Lame

Encoder gratuito e de qualidade excepcional. Sem dúvida o Lame encoder é o mais recomendado para quem quer transformar seus cds ou arquivos WAV em MP3. Além de ser opensource, ele é pequeno e garante uma excelente qualidade para os MP3 gerados. Tudo isso com bastante rapidez na hora de transformar os arquivos. Ultimamente quase todos os programas para ripar CDs estão introduzindo o Lame como principal encoder.

KoverArtist

KoverArtist é um programa para criação rápida de capas para CD/DVD, tanto nos de caixa (DVD) como os normais (CD).

ZoneMinder

O ZoneMinder é um soft para controlar cameras de vídeo, ele é usado em projetos de segurança pois o ZoneMinder é capaz de detectar movimento na camera e tomar atitudes dependendo do tipo de movimento, como por exemplo, se alguem passar na frente da camera ele começa a gravar. Você pode usar mais de uma camera, aliás, pode usar uma rede de cameras ligadas a um server Linux e com isso ter um sistema de segurança profissional.

Avidemux

O Avidemux é um gerador de VCDs, SVCDs, DVDs...com todas as ferramentas necessárias reunidas numa interface amigável, com alguns clicks, configura-se um projeto para codificar o seu filme/anime preferidos num VCD (o mpg!)

Audacity

Excelente programa para edição de som. Possui vários efeitos pré configurados, filtros e uma série de opções.

Conta ainda com uma interface muito amigável que lembra bastante o famoso "Sound Forge" do Windows.

Sem dúvida uma fantástica ferramenta para edição de som.
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Administração
   3. Imagem
   4. Programação
   5. Rede e Internet
   6. Segurança
   7. Som e vídeo
   8. Utilitários
Outros artigos deste autor

Desktop 3D - XGL + Compiz + KDE

Ubuntu 10.04 no Notebook Acer 5532

Ubuntu Studio 10.04 conheça e instale

OpenSUSE 10.2 sempre atualizado

Avaliando Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon (Ubuntu Studio)

Leitura recomendada

Internet Explorer no Linux 100% funcional

Desvendando o Abiword

Reconstruindo um pacote RPM

Sabayon Linux - O Gentoo fácil!

DeVeDe - Produzindo discos de vídeo

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wysiwyg em 15/05/2007 - 15:01h

====================================
Muito obrigada pela iniciativa e parabéns! :)
====================================

[2] Comentário enviado por calaff2 em 15/05/2007 - 15:20h

Muito bom man!!!

[3] Comentário enviado por flipe em 15/05/2007 - 17:10h

alguns que poderiam ser adiacionados na lista

audacious
beep media player
pidgin(antigo gaim)
gqview
mrxvt
seamonkey
clamav
tagtool
transmission - cliente torrent
gnormalize
sdlmame
xmame
comix
nicotine
paco
exaile

e alguns outros.

[4] Comentário enviado por lennon.jesus em 15/05/2007 - 17:13h

Boa lista de softwares!

Abraços.

[5] Comentário enviado por tenchi em 15/05/2007 - 17:38h

Ficou muito bom o artigo, embora eu ainda o ache incompleto.
"Mas como assim incompleto?, são mais de 140 programas!"
Incompleto pela infinidade de aplicativos que há para o linux. Tá, é impossível listar todos eles ;-)
Outra coisa. Acho que vc misturou muito as categorias. Seria legal de separasse alguns programas entre tipo, KDE,GNOME,CLI,independentes,etc.

Obs: foi um comentário de um chato. rsrs

A questão é: aonde achar? Indo direto à fonte:

http://www.sf.net/
http://www.freedesktop.org/
http://www.berlios.de/
http://freshmeat.net/
http://codigolivre.org.br/
http://www.kde-apps.org/
http://qt-apps.org/
http://www.gnomefiles.org/
http://www.happypenguin.org (só jogos)

Seria legal se criássemos um site, estilo wiki, somente sobre programas. Descrição, uso, etc. Em português. Sei que há muitos sites por aí que fazem isso (o vol mesmo), mas falta uma centralização das informações. Pois sempre há quem conheça (ou tenha feito) algum outro programa útil (ou não), e queira adicioná-lo à lista. Num wiki isto é possível.
(Por falar nisso, vc se esqueceu do kivio, do songbird, do ... rsrsr)
Alguém aí se habilita?



[6] Comentário enviado por bicalho em 15/05/2007 - 17:44h

Seria uma boa criar uma tabela (Open Office), com todas as aplicações. E disponibiliza-la. Com o tempo cada um criaria um item a mais e mandaria para vc gerenciar. E mante-la atualizada.

[7] Comentário enviado por edex em 15/05/2007 - 18:38h

Fatou citar o virtualbox como opção para virtualização!! Mas foi um dos melhores artigos que ja li1 Parabens!

[8] Comentário enviado por removido em 15/05/2007 - 21:13h

que fantastico, parabens mesmo
+favoritos
muito bom.

[9] Comentário enviado por Metalbolic em 15/05/2007 - 22:54h

bela dica....parabens...

[10] Comentário enviado por robertlucas em 15/05/2007 - 23:26h

Pessoal,
Muito obrigado pelos comentários, espero que tenham gostado mesmo...
Obviamente ficaram de fora inumeros e incontaveis aplicativos, mas como temos aplicativos para cada gosto, tentei reduzir ao máximo a lista adicionando nomes mais conhecidos pela comunidade (e principalmente por mim), já que não tenho conhecimentos de todos os aplicativos disponiveis, e também pelo fato de eu não utilizar nem 10% dos aplicativos que citei (afinal, quem é que usa né? acho que ninguém).
Fico agradecido demais pela opinião, dica, comentário e iniciativas tomadas.
E se souberem de mais nomes para acrescentar a lista, disponibilizem aqui para que outros possam ler. POR FAVOR =]
Valeu pessoal... ;]

E Viva O Linux SEMPRE!!!

[11] Comentário enviado por jalexandre em 16/05/2007 - 00:33h

Ethereal mudou de nome, agora é wireshark =D
Não li a lista inteira, se já contiver os software que vou citar, perdooe-me, caso contrário, aqui vão meus 2 centavos:

Redes/Administração de sistemas:
Munin, Zabbix - ótimos softwares "nagios like"
SSH, Rsync, NetCat - A trinca para administração remota, sincronização, criação de serviços via rede e o que mais você desejar.

My 2 cents.

[ ] 's

[12] Comentário enviado por dark_slack em 16/05/2007 - 02:34h

são tantos os programas úteis que na hora q um winlooser pergunta "mais não existem muitos programas para linux iguais q tem no windows" eu penso, "poxa, se eu fosse te falar agora eu ficaria te explicando os programas q demoraria dias falando".

:p

[13] Comentário enviado por dark_slack em 16/05/2007 - 02:35h

o gaim virou pidgin

[14] Comentário enviado por jordano em 16/05/2007 - 08:37h

Sensacional! Excelente sua lista, muitos softwares que vc relacionou eu conhecia, mas tem muita coisa que ainda preciso dar uma olhada e instalar. Esta é uma excelente iniciativa, parabens!

[15] Comentário enviado por juliaojunior em 16/05/2007 - 12:18h

muito bom! útil mesmo.

[16] Comentário enviado por Ed_slacker em 16/05/2007 - 16:49h

Excelente artigo!!!
Excelente lista!!!
Excelente iniciativa!!!
Claro que ainda falta muitos programas! Mas levando em consideração os vários programas que temos para Linux e os principais que você colocou em seu artigo o mesmo está em altíssimo nível!!

Parabéns pelo trabalho!! Ficou muito bom...

[17] Comentário enviado por GilsonDeElt em 17/05/2007 - 14:57h

Simplesmente d+!!!

Como disse o dei_oliver:
Excelente artigo!!!
Excelente lista!!!
Excelente iniciativa!!!

Pra aumentar a lista de programas, cito:

KTechlab - Simulador de circuitos eletrônicos, que pode programar CIs (FlowCode e Microbe), gera código em Assembly e C, e exporta os circuitos como imagens PNG.

EAGLE - tem a mesma proposta do KiCad. Prefiro o KiCad :-)

Há vários outros, que não dá pra citar todos agora.

Parabéns a todos pelo artigo e pelos comentários!!!
E Viva O Linux!!!

[18] Comentário enviado por dezao em 24/05/2007 - 09:42h

Cara...

Parabens pelo artigo ..

Mto bom

[19] Comentário enviado por removido em 30/05/2007 - 13:15h

Muito boa a iniciativa, você está de parabéns! Creio que na próxima edição do artigo tenha que realizar algumas atualizações, como os amigos acima escreveram!
Alguns softwares não conhecia, como é o caso do griffith e hoje em dia utilizo p/ catalogar meus filmes!

Favoritos concerteza!

Att

RaFaBRA

[20] Comentário enviado por riick em 08/06/2007 - 20:31h

Otima iniciativa, parabéns cara.

[21] Comentário enviado por Ana Cássia em 10/01/2008 - 20:03h

Obrigada pela ajuda ! Foi muito boa a sua iniciativa de tirar as dúvidas de quem ainda está engatinhando nesse mundo virtual.

Abraços!

[22] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 12/02/2008 - 23:24h

muito bom.


[23] Comentário enviado por tassianed em 22/09/2008 - 22:49h

muito bom..

mas vcê sabe algum aplicativo para gerenciador de e-mail no Linux:?
obrigada!


deixo meu e-mail para respostaS! aguardo..
( [email protected] )

[24] Comentário enviado por doradu em 03/02/2010 - 17:33h

vou testar o Jext


Contribuir com comentário