Aplicativos Linux para o dia-a-dia

Este artigo visa informar sobre a grande gama de softwares disponíveis para a plataforma GNU/LINUX nas diversas áreas existentes. Tentarei aqui demonstrar alguns dos mais conhecidos e utilizados, são MAIS DE 140 APLICATIVOS, sendo recomendado a leitura para todos os níveis de usuários, desde iniciantes a profissionais.

[ Hits: 165.092 ]

Por: Robert Lucas em 15/05/2007 | Blog: http://informando.wordpress.com


Imagem



Gimp

Um excelente editor de imagens com diversas ferramentas e filtros. Trabalha com camadas semelhante ao photoshop. Um programa muito poderoso e completo. Altamente recomendado! Consegue abrir arquivos PSD (perde efeitos dados nas camadas) e salva também, além de abrir todos os formatos mais conhecidos de imagens.

Inkscape

Ferramenta de ilustração vetorial com capacidades semelhantes ao Illustrator, CorelDraw, Visio, etc. Entre suas características de gráficos vetoriais escaláveis estão incluídas formas básicas, caminhos (paths), texto, alpha blending, transformações, gradientes, edição de nós, exportação de SVG para PNG, agrupamento, e muito mais.

Krita

Krita é uma aplicação de edição de imagens que faz parte da Suite Koffice. Krita possui uma interface muito intuitiva, como os mais famosos editores de imagens, possui muitas características e plugins bem legais. Suporta imagens de 16bit, CMYK e também imagens OpenEXR HDR. No site oficial também há tutoriais em vídeo.

KToon

KToon é um programa de animação 2D vetorial, tendo todas as características básicas de um bom programa de animação. Sua interface lembra muito a do Flash MX, e é capaz de exportar para swf.

sodipodi

O sodipodi é um software para criação de desenhos vetoriais, além de ser leve tem muitos recursos e integra-se com o KDE e o Gnome.

Xarax Xtreme

O Xara Xtreme é um software para desenho, ilustração e edição de fotos, para ser usado em material impresso ou em websites. Como ferramenta para desenho, o Xara Xtreme permite criar desde logotipos até ilustrações detalhadas com complexidade e realismo.

Para uso com fotos, inclui ferramentas para correção e aperfeiçoamento, e permite criar cartões, posters, panfletos, etc. Possui ferramentas para criar todos os gráficos necessários para websites, como botões de navegação e GIFs animados.

Adobe Acrobat Reader

Programa que permite visualizar e imprimir arquivos .pdf. O pdf é um formato estilo ebook muito popular pela internet.

A nova versão 7.0 teve uma evolução surpreendente em termos de recursos e velocidade, quando comparada com a antiga versão. Nesta versão ele agora usa a biblioteca GTK

CompuPic

CompuPic é um programa para visualização de imagens. Algumas características suas principais são a rápida criação de miniaturas, suporte a centenas de tipos de arquivos, barra de endereços integrada para facilitar a navegação, exibe arquivos Zip como pastas, pré-visualização em tempo real, zoom com incrível qualidade, etc.

Earth3D

Earth3D é um programa para visualizar o planeta Terra em tempo real em visão 3D. Ele usa dados da NASA, USGS, a CIA e a cidade de Osnabrück. Tem a mesma proposta do famoso GoogleEarth, de poder ver o mundo todo através de seu computador.

Google Earth

Com o Google Earth você poderá explorar o mundo através de fotografias de altíssima resolução tiradas por satélites. É possível visualizar desde a Terra inteira até o telhado de sua casa ampliando o nível de zoom. Digite um endereço, localize um lugar, adicione suas próprias anotações para cada ponto do planeta. Rotacione para visualizar construções tridimensionais.

Em alguns lugares do planeta (nos EUA por exemplo) é possível localizar inclusive diversos serviços perto de determinada localização como pizzarias, bancos, etc.

Gthumb

Simples visualizador de imagens e de edição. É possível criar um álbum de imagens para a web, convertê-las para outros tipos de formatos, adicionar comentários nas imagens e muito mais.

Picasa 2

O Picasa é um software que o ajuda a encontrar, editar e compartilhar instantaneamente todas as imagens no PC. Sempre que você abre o Picasa, ele localiza automaticamente todas as imagens (inclusive aquelas que você nem lembrava mais) e classifica-as em álbuns visuais organizados por data com nomes de pastas facilmente reconhecidos. Arraste e solte imagens para organizar os álbuns e defina marcadores para criar novos grupos. O Picasa garante que as imagens estarão sempre organizadas.

O Picasa também simplifica a edição avançada de imagens com botões de correção e efeitos poderosos aplicáveis com um clique. Além disso, com o Picasa é muito fácil compartilhar imagens – você pode enviá-las por e-mail, imprimir fotos em casa, criar CDs para presente e até publicar fotos no seu blog.

WW2D

WW2D é um aplicativo open-source similar ao NASA World Wind e Google Earth, ou seja, com ele é possível explorar a Terra usando imagens de satélite.

Suporta ao formato de arquivo de dados do NASA World Wind, plugins para estender sua funcionalidades e além da Terra, também é possível explorar a Lua e Marte

AutoQ3D

AutoQ3D é um editor de modelagem em 3D, escrito em QT (biblioteca do KDE) para Linux.

Blender

Pacote para renderização, modelagem e animação em 3D e em tempo real. Pode ser usado para criação de games e seus arquivos podem ser visualizados em qualquer plataforma.

Kicad

Kicad é um programa Open Source (GPL) para a criação de esquemas eletrônicos e circuitos impressos. O Kicad é um conjunto de quatro programas e um gerenciador de projetos:
  • Eeschema: Criação de esquemas
  • PcbNew: Edição de circuitos
  • Gerbview: Visualizador GERBER (documentos de fotoplotagem)
  • Cvpcb: Escolha de componentes que serão utilizados no circuito
  • Kicad: Gerenciador de projetos

http://iut-tice.ujf-grenoble.fr/kicad/

LabPlot

LabPlot é um aplicativo KDE para plotagem de dados e análises de função. Suporta plotagens 2D e 3D e tenta emular a maioria das funções suportadas por programas como o Microcal Origin ou SPSS Sigmaplot.

digiKam

digiKam é um gerenciador de fotos digitais para o KDE, que importa e organiza suas fotos digitais. As fotos podem ser organizadas em álbuns em ordem cronológica, por diretório ou por coleções customizadas. Possui uma interface fácil e intuitiva, que possibilita conectar sua câmera, e ter uma previsão das fotos, baixá-las da câmera ou deletá-las.

gLabels

gLabels é um programa para criar capas para CDs/DVDs e cartões. Projetado para trabalhar com impressoras a laser e jato de tinta, com suporte a inúmeros tipos de disposições e tamanhos dos cartões/capas na impressão na folha.

Scribus

O Scribus é um software de editoração eletrônica (DTP) feito em QT e GPL, que tenta reproduzir no Linux as capacidades tão famosas dos clássicos Adobe PageMaker, QuarkXPress ou Adobe InDesign. Estes, para Windows. Seus arquivos são em XML e ele suporta todo tipo moderno de imagens, além de SVG, PDF, PS, fontes Type1 e True Type. Uma lida na lista de recursos do Scribus em seu site dá detalhes mais interessantes
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Administração
   3. Imagem
   4. Programação
   5. Rede e Internet
   6. Segurança
   7. Som e vídeo
   8. Utilitários
Outros artigos deste autor

Desktop 3D - XGL + Compiz + KDE

Avaliando Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon (Ubuntu Studio)

Ubuntu Studio 10.04 conheça e instale

Ubuntu 10.04 no Notebook Acer 5532

Convocação da Seleção Brasileira do Software Livre

Leitura recomendada

Editando trilhas de GPS no formato de arquivo GPX no Linux

VMD no Debian - Instalação e configuração

GLPI - Implantação de Central de Serviços

VLC Media Player

K3b - Gravando CDs no Slackware

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wysiwyg em 15/05/2007 - 15:01h

====================================
Muito obrigada pela iniciativa e parabéns! :)
====================================

[2] Comentário enviado por calaff2 em 15/05/2007 - 15:20h

Muito bom man!!!

[3] Comentário enviado por flipe em 15/05/2007 - 17:10h

alguns que poderiam ser adiacionados na lista

audacious
beep media player
pidgin(antigo gaim)
gqview
mrxvt
seamonkey
clamav
tagtool
transmission - cliente torrent
gnormalize
sdlmame
xmame
comix
nicotine
paco
exaile

e alguns outros.

[4] Comentário enviado por lennon.jesus em 15/05/2007 - 17:13h

Boa lista de softwares!

Abraços.

[5] Comentário enviado por tenchi em 15/05/2007 - 17:38h

Ficou muito bom o artigo, embora eu ainda o ache incompleto.
"Mas como assim incompleto?, são mais de 140 programas!"
Incompleto pela infinidade de aplicativos que há para o linux. Tá, é impossível listar todos eles ;-)
Outra coisa. Acho que vc misturou muito as categorias. Seria legal de separasse alguns programas entre tipo, KDE,GNOME,CLI,independentes,etc.

Obs: foi um comentário de um chato. rsrs

A questão é: aonde achar? Indo direto à fonte:

http://www.sf.net/
http://www.freedesktop.org/
http://www.berlios.de/
http://freshmeat.net/
http://codigolivre.org.br/
http://www.kde-apps.org/
http://qt-apps.org/
http://www.gnomefiles.org/
http://www.happypenguin.org (só jogos)

Seria legal se criássemos um site, estilo wiki, somente sobre programas. Descrição, uso, etc. Em português. Sei que há muitos sites por aí que fazem isso (o vol mesmo), mas falta uma centralização das informações. Pois sempre há quem conheça (ou tenha feito) algum outro programa útil (ou não), e queira adicioná-lo à lista. Num wiki isto é possível.
(Por falar nisso, vc se esqueceu do kivio, do songbird, do ... rsrsr)
Alguém aí se habilita?



[6] Comentário enviado por bicalho em 15/05/2007 - 17:44h

Seria uma boa criar uma tabela (Open Office), com todas as aplicações. E disponibiliza-la. Com o tempo cada um criaria um item a mais e mandaria para vc gerenciar. E mante-la atualizada.

[7] Comentário enviado por edex em 15/05/2007 - 18:38h

Fatou citar o virtualbox como opção para virtualização!! Mas foi um dos melhores artigos que ja li1 Parabens!

[8] Comentário enviado por removido em 15/05/2007 - 21:13h

que fantastico, parabens mesmo
+favoritos
muito bom.

[9] Comentário enviado por Metalbolic em 15/05/2007 - 22:54h

bela dica....parabens...

[10] Comentário enviado por robertlucas em 15/05/2007 - 23:26h

Pessoal,
Muito obrigado pelos comentários, espero que tenham gostado mesmo...
Obviamente ficaram de fora inumeros e incontaveis aplicativos, mas como temos aplicativos para cada gosto, tentei reduzir ao máximo a lista adicionando nomes mais conhecidos pela comunidade (e principalmente por mim), já que não tenho conhecimentos de todos os aplicativos disponiveis, e também pelo fato de eu não utilizar nem 10% dos aplicativos que citei (afinal, quem é que usa né? acho que ninguém).
Fico agradecido demais pela opinião, dica, comentário e iniciativas tomadas.
E se souberem de mais nomes para acrescentar a lista, disponibilizem aqui para que outros possam ler. POR FAVOR =]
Valeu pessoal... ;]

E Viva O Linux SEMPRE!!!

[11] Comentário enviado por jalexandre em 16/05/2007 - 00:33h

Ethereal mudou de nome, agora é wireshark =D
Não li a lista inteira, se já contiver os software que vou citar, perdooe-me, caso contrário, aqui vão meus 2 centavos:

Redes/Administração de sistemas:
Munin, Zabbix - ótimos softwares "nagios like"
SSH, Rsync, NetCat - A trinca para administração remota, sincronização, criação de serviços via rede e o que mais você desejar.

My 2 cents.

[ ] 's

[12] Comentário enviado por dark_slack em 16/05/2007 - 02:34h

são tantos os programas úteis que na hora q um winlooser pergunta "mais não existem muitos programas para linux iguais q tem no windows" eu penso, "poxa, se eu fosse te falar agora eu ficaria te explicando os programas q demoraria dias falando".

:p

[13] Comentário enviado por dark_slack em 16/05/2007 - 02:35h

o gaim virou pidgin

[14] Comentário enviado por jordano em 16/05/2007 - 08:37h

Sensacional! Excelente sua lista, muitos softwares que vc relacionou eu conhecia, mas tem muita coisa que ainda preciso dar uma olhada e instalar. Esta é uma excelente iniciativa, parabens!

[15] Comentário enviado por juliaojunior em 16/05/2007 - 12:18h

muito bom! útil mesmo.

[16] Comentário enviado por Ed_slacker em 16/05/2007 - 16:49h

Excelente artigo!!!
Excelente lista!!!
Excelente iniciativa!!!
Claro que ainda falta muitos programas! Mas levando em consideração os vários programas que temos para Linux e os principais que você colocou em seu artigo o mesmo está em altíssimo nível!!

Parabéns pelo trabalho!! Ficou muito bom...

[17] Comentário enviado por GilsonDeElt em 17/05/2007 - 14:57h

Simplesmente d+!!!

Como disse o dei_oliver:
Excelente artigo!!!
Excelente lista!!!
Excelente iniciativa!!!

Pra aumentar a lista de programas, cito:

KTechlab - Simulador de circuitos eletrônicos, que pode programar CIs (FlowCode e Microbe), gera código em Assembly e C, e exporta os circuitos como imagens PNG.

EAGLE - tem a mesma proposta do KiCad. Prefiro o KiCad :-)

Há vários outros, que não dá pra citar todos agora.

Parabéns a todos pelo artigo e pelos comentários!!!
E Viva O Linux!!!

[18] Comentário enviado por dezao em 24/05/2007 - 09:42h

Cara...

Parabens pelo artigo ..

Mto bom

[19] Comentário enviado por removido em 30/05/2007 - 13:15h

Muito boa a iniciativa, você está de parabéns! Creio que na próxima edição do artigo tenha que realizar algumas atualizações, como os amigos acima escreveram!
Alguns softwares não conhecia, como é o caso do griffith e hoje em dia utilizo p/ catalogar meus filmes!

Favoritos concerteza!

Att

RaFaBRA

[20] Comentário enviado por riick em 08/06/2007 - 20:31h

Otima iniciativa, parabéns cara.

[21] Comentário enviado por Ana Cássia em 10/01/2008 - 20:03h

Obrigada pela ajuda ! Foi muito boa a sua iniciativa de tirar as dúvidas de quem ainda está engatinhando nesse mundo virtual.

Abraços!

[22] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 12/02/2008 - 23:24h

muito bom.


[23] Comentário enviado por tassianed em 22/09/2008 - 22:49h

muito bom..

mas vcê sabe algum aplicativo para gerenciador de e-mail no Linux:?
obrigada!


deixo meu e-mail para respostaS! aguardo..
( [email protected] )

[24] Comentário enviado por doradu em 03/02/2010 - 17:33h

vou testar o Jext


Contribuir com comentário