Água e submersos?

Sim, é isto mesmo, agora iremos aprender a literalmente "afogar" coisas na água, por exemplo: o efeito de alguém mergulhado em uma banheira (podemos ver a pessoa embaixo d'água). O software? Claro que é o GIMP.

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Por: Guilherme RazGriz em 20/06/2006 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Reflexos na água



Muito bem, agora vamos aprender a fazer reflexos na água, para tanto vejamos o nosso material:


e respectivamente:


"Por quê não um mar ou algo só com a luz?

Porque se não for complicado não tem graça."

Muito bem, vamos primeiro "criar" uma vegetação da florestinha no teto do prédio da piscina.

A primeira coisa é copiar e colar (como nova camada) a imagem da floresta ao contrário, para tanto utilize a ferramenta para inverter a figura, para colocá-la de cabeça para baixo, pressione a tecla "control" e clique na imagem.

Para ajustar o ângulo de reflexo, utilize a ferramenta que é responsável pela mudança de perspectiva de objetos, ela está representada pelo ícone .

Na figura abaixo podemos ver a a nossa floresta já de cabeça para baixo sendo preparada para sofrer a ação da ferramenta responsável pela perspectiva.


Agora é hora de "harmonizar", para tanto vamos terminar o nosso novo teto adicionando pedaços da nossa vegetação nova, a fim de compor um novo ambiente.


Agora que já praticamente concluímos nosso teto, vem a parte "menos complicada" por assim dizer, vamos adicionar o reflexo a água.

Copie e cole como uma nova camada, as imagens (claro que presumi que você não simplesmente as colou, mas sim que você salvou cada uma como uma camada independente.) do teto que você fez, na imagem original e com a ferramenta que usamos para inverter a posição da textura, coloque-a de novo na posição original. Além disso, caso seja necessário faça uso da ferramenta de perspectiva para deixar o mais realista possível o reflexo, pois sabemos que a água não é um "espelho preciso".


Em alguns casos também se faz necessária a duplicação de camadas e aplicações em lugares distintos da mesma em face da explicação anterior. A "Opacidade" também deve ser ajusta de acordo com o grau de luminosidade e se for o caso o efeito de camada pode ser trocado a seu critério.

Aqui já podemos ver o nosso reflexo aplicado esperando apenas alguns ajustes de cor.


Agora, você pode optar por mexer na luminosidade a fim de dar mais realismo ou simplesmente tornar literalmente surreal o seu trabalho. Para este caso utilizarei o "Mapeamento alien 2" para ganhar tempo, mas existem várias formas de executar esse procedimento e encorajo você a pesquisá-las.

A aplicação dessa ferramenta pode ser individual por camada ou você pode juntar todas e aplicar direto.


E aqui temos nosso exemplo pronto.


Não é preciso lembrar que quem desejar ser original ainda pode acrescentar objetos ao fundo da piscina já que aprendemos isso na página anterior.

Concluindo


Não acho que quem acompanhou meus artigos anteriores vai ter dificuldade com este, mas ao mesmo tempo fico me perguntando se alguém por acaso já se beneficiou profissionalmente com isso, é só uma curiosidade mesmo. Se sim, que tal retribuir doando conhecimento para todos escrevendo o seu conhecimento em forma de artigo ou ajudando financeiramente algum projeto que ajude a sua carreira? É apenas um pensamento, mas fica aí no ar.

Espero que se faça bom uso deste documento.

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Páginas do artigo
   1. Água.
   2. Adicionando o objeto
   3. Reflexos na água
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Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 20/06/2006 - 14:36h

Somente uma palavra: Uau!!

Vendo coisas como essa dá muito mais gosto de trabalhar com imagens!

[2] Comentário enviado por poleto em 20/06/2006 - 17:00h

razgriz,

Parabéns. Todos os seus artigos sobre o Gimp são excelentes!
Além de sempre ter um tópico legal, a sua didática é muito boa.

Parabéns e continue com o bom trabalho.
A comunidade agradece... ;-]

[]'s
Poleto

[3] Comentário enviado por gotslack em 21/06/2006 - 00:00h

excelente mesmo.
principalmente para quem admira o GIMP mas não consegue fazer nada com ele.. ainda! ;D

abraços!

[4] Comentário enviado por drausio em 21/06/2006 - 08:07h

Nosssa, show de bola!

Parabéns, muito bom o artigo!

Abraço

[5] Comentário enviado por f360c4 em 21/06/2006 - 08:33h

TOTALMENTE PERFEITO, agora me respondam, pq tem gente que usa o PHOTOSHOP?

tudo bem, é bom ? é , sei que é .

mas é caro, e fechado e assim por diante.

adoro linux, adoro nossa liberdade e união.

quero ver alguem ficar ensinando mexer no photo desse jeito sem cobrar um tustão. mas nem entra o caso do dinheiro e sim da ajuda SOCIAL . . .

VAMOS NOS PARABENIZAR, pois isso é uma forma de ajuda o VOL é uma forma de manifesto, IGUALDADE, de AJUDA e PRICIPALMENTE é uma escola . . ..

PARABENS MAIS UMA VEZ RAZGRIZ, desculpe até a palavra mas vc é PHoda, com PH maiusculo que é mais PHodastico ainda :D:D:D:D

abraços

[6] Comentário enviado por leoberbert em 21/06/2006 - 10:45h

Aki.. ta de parabéns o artigo.. aonde vc prova que a edição de imagens no LINUX é tão perfeita quanto qualquer programa pra windows.. adorei a estrutura e aplicação das imagens. Muito bacana msm. Ja ta nos meus favoritos.

Parabéns e continue assim.

[7] Comentário enviado por jragomes em 21/06/2006 - 14:53h

Ótimo artigo. Parabéns.

Daqui há algum tempo, juntando todos os artigos sobre edição de imagem no GIMP dá pra fazer um livro.

[8] Comentário enviado por razgriz em 21/06/2006 - 17:26h

O livro ja foi escrito no ano passado. http://br.bozolinux.org/Guia/O_GIMP_para_Mentes_Criativas

[9] Comentário enviado por the question em 30/11/2006 - 21:19h

Cara, d+
Parabéns


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