Torres de Hanói - Versão 2.0

O objetivo deste quebra-cabeça é transferir todos os discos da torre inicial (um de cada vez) para uma das outras torres vazias, sempre respeitando o fato de que, nunca é possível colocar um disco maior em cima de um disco menor. O jogador poderá ir e voltar com os discos em qualquer uma das três torres. De acordo com um cálculo matemático, o número de movimentos minímos necessários para resolver o quebra-cabeça com 10 discos é igual a 1023. Esta nova versão do programa, foi feita com o uso de classes/objetos para a criação das torres e também foi ativado o uso do mouse. Arquivos zipados incluídos no pacote: LEIAME.txt --> este texto hanoi-2.0.py --> prg torresdehanoi.png --> icone do prg Torres de Hanói.desktop --> edite este arquivo, coloque o caminho onde foi salvo o prg e o icone e copie ele dentro da pasta "Área de Trabalho" do kde, para criar um atalho. torre_de_hanoi.pdf --> doc contando a história do jogo(*) (*) pego no link: https://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/labmat/torre_de_hanoi.pdf Observações: Para rodar o programa use o Python3 No Debian e/ou Kubuntu (Ubuntu com KDE) instale o pacote " sox " através do apt-get para poder reproduzir os beep's através do " play " O play é um utilitário de linha de comando (shell), para testar o play direto no terminal copie e cole a linha abaixo: play --no-show-progress --null -t alsa --channels 1 synth .5 sine 1000 No mais então... FELIZ NATAL, divirtam-se, deem um joinha se gostaram e vejam os outros programas no link: https://www.vivaolinux.com.br/~WashingtonLuis/scripts/ Por: Washington Luis de O Santos

Por: Washington Luis de O Santos


Alien Warfare

Um jogo simples em Python inspirado em batalha naval onde você deve defender Marte dos invasores terráqueos. Mais informações no repositório no GitHub: https://github.com/artrabelo/alien-warfare

Por: Artur Rabelo


O Barqueiro (versão 2.0)

Esta é uma nova versão que foi bem melhorada com a eliminação do recurso de threading que na versão 1.0 do prg ( ver link: https://www.vivaolinux.com.br/script/O-Barqueiro/ ) executava a rotina water_display() de tempo em tempo para simular o movimento da água. Infelizmente eu descobri depois de publicado a versão 1.0 que esse recurso sob certas circunstâncias fazia o programa ficar todo maluco. Por isso eu peço desculpas a vocês e estou publicando esta nova versão. Arquivos zipados incluídos no pacote: * LEIAME.txt --> este texto * o_barqueiro-2.0.py --> prg * obarqueiro.png --> ícone do prg * O Barqueiro.desktop --> edite este arquivo, coloque o caminho onde foi salvo o prg e o ícone e copie ele dentro da pasta "Área de Trabalho" do KDE, para criar um atalho. Novamente... não deixe seu barco afundar, você só pode levar um passageiro de cada vez, mas tem um porém, você não pode deixar o Lobo sozinho com a Cabra porque ele vai comer ela e nem pode deixar a Cabra sozinha com o Pasto porque é ele que será comido. Resumindo, deem seus pulos e aproveitem para aprender mais um pouquinho sobre o módulo "ncurses" e o Python. Para selecionar o passageiro use as letras L, C e P. A tecla [ Esc ] aborta o jogo. A tecla [ F1 ] apresenta a tela do autor e qualquer outra tecla faz o barco movimentar. Então é isso... divirtam-se, deem um joinha se gostaram e vejam os outros programas no link: https://www.vivaolinux.com.br/~WashingtonLuis/scripts/

Por: Washington Luis de O Santos


Jogo da Velha com IA (Inteligencia Artificial)

Este é mais um programinha do "Jogo da Velha" que também é conhecido como "Jogo do Galo" e "Tic-Tac Toe". A diferença deste, com a maioria dos outros programas de jogo da velha que eu tenho visto por aí, é que este faz uso da IA (Inteligencia Artificial) e por isso eu o batizei de "jogo_da_veIA-1.0.py". Este programa foi baseado em um outro feito em Basic apresentado na: REVISTA GERAÇÃO PROLÓGICA Nº 3 - PG. 6 publicada em jan/fev de 1984 CP-200 COMPATÍVEL ZX81 - TK-85 Disponível em pdf no link abaixo: https://datassette.org/revistas/geracao-prologica-informatica-revistas/geracao-prologica-no-3 No programa acrescentei cores e contadores para indicar o número de vitórias do usuário, do PC e os empates. É lógico que o programa em Python, devido aos recursos da própria linguagem e depois de uma boa reestruturação, ficou muito mais simples/fácil de entender comparado com o original em Basic. E é isso então... novamente se divirtam e deem um joinha se gostaram e vejam os outros programas no link: https://www.vivaolinux.com.br/~WashingtonLuis/scripts/ PS.: Quem entender o programa original em Basic ganha uma bala.

Por: Washington Luis de O Santos


Gerador de números para Mega-Sena

Código simples que usa random para gerar 6 números mais ou menos aleatórios. Se você usar o código e ganhar, favor me mandar comissão de 30%!

Por: Luis Eduardo Boiko Ferreira


Criador de instalador USB Linux bootável com Python

Mesmo com tantas opções, resolvi por questão de praticar com Python, construir uma aplicação que efetue o download de uma ISO e permita, logo após, gravar a mesma em um dispositivo USB. Requisitos: beautifulsoup4==4.9.0 requests==2.23.0 wget==3.2 https://github.com/markirius/ulmaker

Por: Marcos Fernandes