Scripts sugeridos

Juntando tabelas em aquivo texto

Trabalhar com várias tabelas, juntando e combinando resultados, é uma tarefa demorada, chata e, às vezes, dolorosa. Ainda mais se estas estiverem em modo texto, como arquivos CVS ou algo do gênero. Há algum tempo atrás fiz um script para me ajudar nesta tarefa. Ele precisa ser melhorado, mas já me ajudou bastante. Espero que possam aproveitar também, principalmente os usuários de latex de plantão. Aceito sugestões ;-)

Por: Carlos Eduardo de Andrade


Máquina de Turing em Python 3

Este script é uma simples implementação da máquina de Turing, conforme descrito em DIVERIO e MENEZES, 2009. Para utilizá-lo basta baixar o arquivo zip, e descompactar os arquivos em um diretório. Em seguida, executar o script e fornecer as informações solicitadas (caminho do arquivo contendo o programa, estado inicial e estados finais e a entrada do programa). Algumas explanações: - "*": símbolo inicial da fita; - "_": símbolo de fita em branco; - "<" e ">": instrução para a máquina mover a posição de leitura para a esquerda e direita, respectivamente; - O programa "potencia.txt" recebe como entrada um número natural em notação unária (vários "uns" representando os números, por exemplo, 3 em unário é 111) e encerra a execução com o quadrado desse número escrito na fita. - As linhas do programa desta implementação da máquina de Turing, instruem a "máquina" sobre o que fazer: se, por exmplo, o atual estado for "q2", a leitura da fita for "A" a "máquina" deve ir para o estado "q3" escrever "B" na fita e mover para a direita. A notação no programa ficaria, "q2 A q3 B >"; - Para mais detalhes sobre o funcionamento da máquina de Turing, consultar a referência. Referência: DIVERIO, Tiarajú A.; MENEZES, Paulo B. Teoria da Computação--UFRGS: Máquinas Universais e Computabilidade. Bookman Editora, 2009.

Por: Luis Pereira


Criptografia de César

Script que implementa a criptografia de César. Uma criptografia relativamente fraca, porém mostra como é fácil manipular strings em Python.

Por: Diogo V. Kersting


Resolução de Matriz NxM

Esse código escrito em Python resolve uma matriz NxM pelo método Gauss-Jacobi e quando possível aplica Regressão/Eliminação (somente se todos os elementos da diagonal inferior forem igual a 0). É um programa matemático para resolver problemas de Programação Linear (Pesquisa Operacional). Gostaria de agradecer a Aloysio de Paiva Figueiro pelo suporte durante todo o desenvolvimento do programa.

Por: Karl Phillip


Jogo de adivinhar o número aleatório

Jogo desenvolvido em Python 3.2 em que o jogador deve adivinhar um número aleatório de 1 a 1000 em até 10 tentativas, sendo que em cada falha, uma pista indicará se o número secreto é maior ou menor. Observações: Para o jogo rodar sem problemas, é necessário ter instalado o pacote "python3". Execute com o comando: $ python3 jogo.py

Por: Daniel Zaia Manzano





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