QMPlay2 20.12.16 Build para o Deepin 20 - Novo Esquema

Esse script é uma melhoria de um script que eu já tinha postado anteriormente, mas com um método mais atualizado na compilação. Ele basicamente habilita o repositório source do sistema, instala os compiladores e as dependências de compilação, compila o programa e gera o pacote DEB para você instalar e já faz a limpeza das dependências de compilação, arquivos temporários e tudo, deixando apenas o pacote para instalar. Facilita muito e até melhorei a estética.

Por: Mauricio Ferrari


audsw - trocar configurações do ALSA de forma fácil

Há muitos que ainda utilizam apenas o ALSA. Seja porque não gostam do PulseAudio / Pipewire, ou porque não vêem necessidade em utilizá-los, etc. No ALSA, para alterar a saída de áudio padrão é necessário modificar os arquivos de configuração ( /etc/asound.conf ou ~/.asoundrc ). Esse script serve para facilitar essa tarefa. Primeiramente, crie um arquivo de configuração para cada saída de áudio que você quiser ter a possibilidade de usar como padrão. Exemplo: Supondo que hw:0,2 é uma saída HDMI e hw:1,3 é uma saída analógica frontal, você pode criar um arquivo /etc/asound-hdmi que usa hw:0,2 como dispositivo padrão; e depois outro arquivo /etc/asound-analog que usa hw:1,3 como dispositivo padrão. Você configura o script pra usar esses arquivos, e após isso poderá escolher o dispositivo de áudio padrão muito mais facilmente. Antes de usar o script, modifique CARD_DESC para incluir uma descrição de cada dispositivo de áudio e modifique CARD_CONF para que aponte para os arquivos de configuração corretos. Esse script não só pode ser utilizado para alterar os dispositivos de áudio padrão, mas também para outras funções que envolvem modificação do(s) arquivo(s) de configuração do ALSA, como habilitar / desabilitar DMIX, alterar o codec utilizado para resampling, etc. PS: Os programas que usam ALSA só lêem os arquivos de configuração quando são iniciados, portanto, ao alterar o dispositivo de áudio padrão, é necessário reiniciar esses programas para as alterações se manifestarem.

Por: João Gabriel


sysaudit

Script para auditar 2 itens no sistema: 1. Itens com bit SUID|SGID 2. Contas de sistema (com shell false|nologin) Script faz contagem de contas de sistema (com shell false|nologin) e de itens com bit suid|sgid, armazena relatórios detalhados em 2 arquivos. Os relatórios são nomeados com a data no formato "%d%m%y%s", assim que for paranoico pode rodar 1000 vezes no mesmo dia que o script distingue os vários relatórios kk. O script depois de rodar verifica se tem diferenças entre os relatórios atuais e o ultimo relatório e avisa se tiver diferença. Exemplo: 'Número de itens com bit suid|sgid no relatório anterior: ' '5' 'Número de itens com bit suid|sgid no relatório atual: ' '30000' Como o script cria os relatórios detalhados, o usuário pode ver detalhadamente os relatórios. O script se for rodado como root, também ativa o atributo de imutável para os relatórios, mas se for rodado como usuário normal não ativa. Mas roda!!! O script tem 2 variáveis para o usuário configurar que são: BaseRptDir - nesta é para especificar o diretório onde se vai colocar os relatórios. O script cria o diretório, então só precisa de especificar (Caminho Absoluto ok!!) Exemplo: /home/Reports RootUser - nesta coloca 0 ou deixa em branco para rodar script como usuário comum e sem ativar o atributo imutável, ou, coloca 1 para rodar como root e ativar o atributo imutável.

Por: Pedro Fernandes


Seletor de emojis em yad

O seletor de emojis utiliza um arquivo de texto ASCII personalizado para exibi as imagens dos emojis que foram geradas por códigos Unicode hexadecimal podendo as imagens ser copiadas com o mouse e coladas em qualquer editor de texto, planilhas, terminal, etc... de modo bem fácil, e tendo um atalho do script no menu no grupo Acessórios ao descompactar o pacote na raiz do sistema.

Por: Fernando T. Da Silva


Tags de Cores e formatação no Terminal

Esse script permite utilizar tags para formata a saída de texto no terminal. Verifique o código para ver todas as tags disponíveis. Utilização: # Importa a função. . lib-simple-tags # Exemplo 1 cat <<EOF | simple-tags [b]Bold[/b] [i]Italic[/i] [u]Underline[/u] Normal [negative]Negativo[/negative] Normal [red]Vermelho[reset] [red][#white]Vermelho fundo branco[reset] [blink]Piscando[/blink] [reset] EOF # Exemplo 2 simple-tags "[strike]Traçado[/strike]"

Por: Maxwell Aguiar Silva


zSudo v1.1 - Sudo Gráfico Usando Zenity

Esse script é uma alternativa ao gksudo pkexec e outras alternativas que nem sempre são eficientes. Você usa dessa forma: zsudo comando Simples assim.

Por: Mauricio Ferrari






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts