Aprenda Linux sem gastar nada, inclusive LPI

Publicado por Francisco Jarbas Teixeira Matos em 30/01/2007

[ Hits: 25.875 ]

Blog: http://www.jarbasteixeira.pro.br

 


Aprenda Linux sem gastar nada, inclusive LPI



Cursos presenciais são caros e mesmos os treinamentos a distância são um pouco mais em conta. Então, se você tem muita determinação de aprender sozinho sendo autodidata, vou está passando uma dica para vocês sobre dois sites:

IBM - http://www.redbooks.ibm.com/

No site da IBM você encontra todo tipo de documentação referente aos seus produtos é claro, mas também muita informação sobre Linux. Consulte:
Faça uma consulta por Linux e serão exibidas dezenas de links sobre documentação Linux.

Documentação sobre LPI

1. Acesse este link:
2. Clique em Linux certification tutorials: Prepare for Linux certification.

Nesta página, será exibida links para vários documentos sobre LPI nível 101, 102, 201 e 202. Bem. O ideal é navegar e pesquisar. Você vai encontrar muita documentação mesmo.

OBS: Toda a documentação está em inglês.

Red Hat

A RED Hat não fica atrás e disponibiliza uma vasta documentação sobre Linux, claro que voltado para o próprio Red HAT.

1. Acesse o link:
2. Em Products:, selecione o produto desejado. O default é Red Hat Enterprise Linux.

3. Clique em Go.

Será exibida uma página com várias documentações.

4. Agora é fazer o download e estudar.

No site em português, existem alguns documentos traduzidos.

Claro que a Debian e outros distros, também tem informações completas. O ideal é pesquisar no site da própria distribuição.

Boa-leitura.

Outras dicas deste autor

Instalar um segunda placa de rede no Conectiva 10

Obtendo os CDs do Ubuntu "de grátis"

LPI - Mudanças na certificação

Download do Firefox 2.0

APT no modo texto com proxy autenticado

Leitura recomendada

Synergy-Plus - Controle 2 computadores ou mais com 1 teclado + mouse

Inserindo uma imagem no Grub 2

O comando history

Localizando IP de seu servidor Linux (inclusive IP dinâmico)

Como resolver o erro "structure needs cleaning"

  

Comentários
[1] Comentário enviado por tiagotavares em 30/01/2007 - 08:15h

Belo trabalho Jarbas! Inclusive já tinhas algumas documentações da IBM em meu computador! =)
Mas há outras alternativas para estas documentações, e em português. Por exemplo temos o Guia BozoLinux, http://guiabozolinux.sourceforge.net/Especial:Allpages, e o Foca Linux,
http://focalinux.cipsga.org.br

[]'s


[2] Comentário enviado por thelinux em 30/01/2007 - 09:40h

Valeu obrigado.

[3] Comentário enviado por tenchi em 30/01/2007 - 12:11h

Muito boas as recomendações....
Eu tenho mais de 200 páginas impressas, só de shell script, só pra ter uma idéia...
Tá certo que não saíram de graça....
Metade peguei da internet, e outra metade, comprei (R$22,00, mais 2 reais do boleto.. rsrss).

Aliás, muito bom o livro que comprei, que foi feito pelo Aurélio (http://aurelio.net). O conteúdo é bem avançado, então eu to meio que penando pra pegar.. rsrsrs. Mas mesmo assim é muito bom..

Eu ainda tô criando coragem pra imprimir o FocaLinux.. rsrs. Vai folha pra karamba, mas vale a pena...
Há um material muito bom, para o slackware, chamado guiadolinux
http://codigolivre.org.br/frs/download.php/5472/guiadolinux-04-pdf.zip

Vou pesquisar nesses que vc citou.

Valew

Nota 10! (dez fatorial?. rsrs)



[4] Comentário enviado por thelinux em 30/01/2007 - 13:24h

Valeu.

O que eu sempre faço é comprar um livro bom para ter como referência e ler os pdf e manuais na tela, pois a impressão sai.

Sucesso para nós.

[5] Comentário enviado por thelinux em 30/01/2007 - 13:32h

Acesse http://aurelio.net/er - Muito bom. o Aurelio faz a diferença.

[6] Comentário enviado por emersonpadilha em 31/01/2007 - 08:32h

Pra quem prefere em portugues:
no site da distro Red Hat. Tem mais, é só procurar na busca no propio site, ou navegar por ele...
http://www.redhat.com/docs/manuals/enterprise/RHEL-4-Manual/pt_br/

E o Focalinux:
http://focalinux.cipsga.org.br/

[7] Comentário enviado por tiagotavares em 31/01/2007 - 10:55h

.

[8] Comentário enviado por agnaldo15 em 21/08/2009 - 17:46h

ai quem tiver interesse em fazer a prova tem um blog muito bom que fla a respeito da prova com simulados atualizados e artigos referente a prova acessa a ai http://certificacaolinuxlpi.blogspot.com



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts