Compartilhando sua conexão 3G entre dois computadores

Publicado por Andre Luiz F. Pacheco em 07/10/2011

[ Hits: 5.505 ]

 


Compartilhando sua conexão 3G entre dois computadores



Galera, quem tem um modem 3G em casa como única opção de acesso à Internet, e tem mais de um computador em casa, sofre para negociar com a patroa ou os filhos quem vai usar a Internet. Pois bem... Diante de inúmeros artigos, dicas etc, que infelizmente só complicam mais do que explicam... Segue um passo a passo de como fazer dois notebooks se conectarem.

Nessa dica levo em consideração a existência de uma rede wifi ou cabeada funcionando e que todos os computadores se comuniquem entre si. O compartilhamento do 3G será feito no micro com o Linux (qualquer distro) instalado e com 3G funcionando.

Vou considerar que temos um access point que está configurado com a interface wlan com o IP 192.168.2.254 e a SSID "WIFIHOME" e com o DCHP desabilitado. Não vou falar aqui da parte de segurança de autenticação, mesmo porque não influencia nada no compartilhamento.

Configuração do micro A

Configure o seu micro para sempre que for se conectar a rede WIFIHOME, pegue o IP fixo. Exemplo.: 192.168.2.253, com gateway = 192.168.2.1 , máscara = 255.255.255.0 e DNS = 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (são os DNS do Google).

Pronto, agora você garante que sempre o micro A, ao se conectar na rede WIFIHOME, pegará as configurações que falamos acima. Não vou explicar aqui como fixar IP no Linux ou no Windows pois existem inúmeros artigos e dicas sobre isso.

Configuração do micro B (Linux)

Levo em consideração que seu Linux está com a placa wifi funcionando e o modem 3G também.

Configure o seu micro para sempre que for se conectar a rede WIFIHOME, pegue o IP fixo. Exemplo.: 192.168.2.1, com máscara = 255.255.255.0, DNS = 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (são os DNS do Google).

Obs.: Não coloquei o gateway na configuração.

Faça a conexão do wifi e se conecte com o 3g. Entre no terminal (shell) como root e faça a regra de nat para que todas as conexões vindas da rede 192.168.2.0/24 sejam tratadas:

# iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.2.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Obs.: Na opção '-o ppp0', você coloca o nome da interface que o Linux nomeou para a conexão 3g, utilize o ifconfig para verificar. Geralmente é ppp0.

Depois faz-se necessário habilitar o roteamento entre as interfaces:

# echo "1" > /proc/sys/net/ip/ipv4/ip_forward

Pronto! Se o micro estiver conectado à rede WIFIHOME, já estará navegando sem problemas...

Lembre-se que toda configuração feita no iptables e no ip_forward = 1 são voláteis, ou seja, se o micro for desligado ou reiniciado terá que fazê-las novamente.

Existem N maneiras de automatizar o procedimento. Você pode criar um shell script, por exemplo:

#!/bin/bash
echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.2.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

Salve o arquivo, altere as permissões para executável no dono e pronto. Toda vez que quiser compartilhar o 3g, basta plugar o modem no micro com IP 192.168.2.1 e executar o script.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Modem AIKO 83D para Vivo

Conheça o Desktop 3D do Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn)

Como criptografar um disco usando dm_crypt e LUKS

Slackware Zine

SET (Social Engineer)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por sergiomb em 08/10/2011 - 21:45h

O Networkmanager faz muita coisa dessa de borla,
como também liga o 3g. .

How turn your netbook 3g mobile broadband wifi hotspot

http://magazine.redhat.com/2008/10/16/video-fedora-10-connection-sharing/

Espero que seja um bom contributo para este artigo.


[2] Comentário enviado por andrefpacheco em 09/10/2011 - 10:56h

sergiomb, obrigado pelo cometário!! valeu!

Só uma pergunta... você já testou o tutorial da redhat que vc passou?! Eu não sei das peculiaridades do fedora e nem do redhat mas até onde ja testei <e fiz isso exaustivamente> não vai funcionar por dois detalhes:

1) O micro que está com o 3g não está com o ip_forward habilitado, ou seja nenhuma conexão entrando pela wlanX vai sair para a pppX, concorda?!

2) A maioria dos produtos 3g do brasil dá direito apenas um ip válido, ou seja, somente uma maquina pode acessar o 3g a cada vez, nunca simultâneo, a saída para isso é fazer um NAT após o roteamento.


Esse tutorial vai apenas ligar o micro A ao micro B via wifi e pronto, não vai fazer roteamente e nem nat, detalhes indispensáveis para compartilhar internet com um ip válido.

O legal desse tutorial que você passou é poder ligar o dois micros via wifi, numa conexão ad-hoc. Legal!!
Espero que tenha esclarecido.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts