Usei o NotebookLM para Auditar Logs do Linux

Auditar logs é como procurar uma agulha em um palheiro, entre arquivos de syslog, auth.log e kern.log, a leitura manual é exaustiva, demorada e sujeita a erros, a segunda opção é montar um pipeline de ETL apenas para uma análise de triagem. Resolvi testar o NotebookLM da Google como meu "analista de logs" pessoal, [...] e o resultado foi positivo.

[ Hits: 76 ]

Por: lcnrj em 02/02/2026 | Blog: http://oldrockmustard.blogspot.com/


Introdução



Auditar logs é como procurar uma agulha em um palheiro, entre arquivos de syslog, auth.log e kern.log, a leitura manual é exaustiva, demorada e sujeita a erros, a segunda opção é montar um pipeline de ETL apenas para uma análise de triagem.

Resolvi testar o NotebookLM da Google como meu "analista de logs" pessoal, criei sistema em pendrive para os testes, e usei adaptadores USB antigos de wifi e Bluetooth e o resultado foi positivo.

Ao invés de depender apenas de grep, awk ou ferramentas pesadas de monitoramento para uma auditoria rápida, carreguei os arquivos de log diretamente no NotebookLM. A capacidade de síntese da ferramenta transforma linhas de texto em relatórios estruturados.

Linux: Usei o NotebookLM para Auditar Logs do Linux
Apenas um exemplo

Ele consegue correlacionar eventos que ocorreram em arquivos diferentes, mas no mesmo timestamp. Peço para: "Listar as 5 tentativas de login falhas mais frequentes e seus IPs" e recebo a resposta em segundos.

Para auditorias rápidas e diagnósticos de problemas específicos, você pula a etapa de configuração de bancos de dados e ferramentas de visualização, indo direto para a causa raiz.

Linux: Usei o NotebookLM para Auditar Logs do Linux

Além da produtividade, o NotebookLM se revelou um tutor incrível! Para quem está estudando para certificações (como LPI ou LFCS) ou quer aprender mais sobre o kernel, ou ter novas idéias para solucionar problemas no sistema. Se encontro um erro de difícil interpretação no kernel, pergunto: "O que este erro indica sobre o meu sistema de arquivos?". Ele não apenas aponta o erro, mas explica a arquitetura por trás daquela falha, transformando um incidente técnico em uma lição aprendida.

Posso questionar sobre as melhores práticas para mitigar os problemas encontrados, gerando um plano de ação imediato ou gerar relatórios que levavam horas para serem organizados e estruturados automaticamente.

A inteligência artificial não substitui o conhecimento técnico, mas atua como um catalisador, eliminando o trabalho braçal de formatação e permitindo que o foco seja na tomada de decisão. Além disso, usar IAs em nuvem para analisar logs requer cuidado com as informações sensíveis contidas nos logs que devem ser anonimizados previamente (e pode ser feito via script).

Links relacionados:
   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

ArchBang, o Arch Linux fácil!

Conversão de códigos e sistemas numéricos

Fedora: 5 passos essenciais

Interfaces Gráficas no Linux

Iniciando no Linux

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts