Iniciando no Linux

Muitas pessoas se quer já ouviram falar de Linux, e se já ouviram, acham que é um programa muito complicado e que só serve para servidores. Tenho vários amigos que querem aprender, mas não sabem por onde começar. Se você também tem essa dificuldade, vou tentar ajudá-lo, pois este será um mini-curso voltado para pessoas que querem iniciar no Linux e não acham estímulo.

[ Hits: 18.159 ]

Por: Diego em 30/11/2007


Iniciando no Linux



Muitas pessoas sequer já ouviram falar de Linux, e se já ouviram, acham que é um programa muito complicado e que só serve para servidores.

Tenho vários amigos que querem aprender, mas não sabem por onde começar.

Se você também tem essa dificuldade, eu vou tentar ajudá-lo, pois este será um mini-curso voltado para pessoas que querem iniciar no Linux e não acham estímulo e tem muitas dificuldades para iniciar. Aqui comentarei os pontos onde há maior dificuldade do usuário final em iniciar o uso do Linux.

Comparando

Em primeiro lugar o Linux é um sistema operacional assim como o Windows também é. Porem, diferente do Windows, o Linux tem recursos bem diferentes, mas que solucionam as principais necessidades do nosso dia a dia, além de ter várias outros não encontrados no Windows.

O que eu gosto de destacar no Linux e á variedade de programas existentes para uma mesma função. Por exemplo: Se você quer digitar um simples texto que digitaria no bloco de notas do Windows, teria dezenas de opções no Linux para digitá-lo, podendo assim escolher aquele que melhor te agrada.

Outro destaque é que no Linux você não fica preso a uma área de trabalho, você tem várias áreas de trabalho, onde as mais conhecidas são Gnome e KDE, por serem mais amigáveis, além dos IceWM, FluxBox e Window Maker que são mais leves e funcionam melhor em máquinas antigas, que não suportam bem o Gnome e KDE.

Além destes dois exemplos acima, temos as DISTRIBUIÇÕES.

Para entender melhor o que são distribuições Linux, imagine um carro, o Linux é o centro do sistema, ou seja, o motor, mas como todo carro, temos modelos mais robustos e outros mais simples e específicos. Sendo assim, as distribuições são o Linux com um monte de programas agrupados de acordo o objetivo da mesma.

Temos no mercado hoje distribuições profissionais como Debian, Mandriva, SuSE, Ubuntu, Red Hat, Slackware entre outras, sendo estas distribuições bem completas e com muitos recursos.

Existem também distribuições que não precisam ser instaladas no PC, bastando colocar o CD e configurar o computador para da boot no cdrom. Isso é suficiente para você poder utilizar um sistema Linux completo sem mexer em nada do que estiver gravado em seu hd, e poder conhecer melhor o Linux antes de instalá-lo no computador.

Para quem gosta do ambiente do Windows XP, existe a distribuição Famelix, que já testei e é bem atrativa e amigável, sendo que você pode testá-la antes de instalar no computador.

O Kurumin é outra distribuição que acho bem completa e que roda direto no cd, como o famelix. O Kurumin tem por padrão o KDE, que é bem fácil de ser usado.

Algumas vantagens

Costumo dizer que o Linux já vem completo. Ao instalar o Linux, geralmente as distribuições já trazem o OpenOffice (Editor de textos, Planilha, Apresentação, Matemática, etc.), gMplayer (Leitor de Vídeos), XMMS (Leitor de MP3), Gimp (Editor de imagens), Firefox (Navegador de internet), Inkscape (estilo Corel) e dezenas de outros programas que pretendo comentar nos próximos artigos.

Se você ainda não usa Linux, tenha certeza que não vai perder nada em experimentá-lo. O Linux tem licença GNU e por isso pode ser baixado, copiado, usado e modificado desde que sejam mantidos os direitos autorais.

Mande-me seus comentários, sugestões e principalmente dificuldades para que tenhamos um trabalho melhor e mais condicionado a você. E-mail: ounetmail@gmail.com.

Abraços e até a próxima semana.

Por Diego Azevedo

Conheça também o site que estou desenvolvendo e dê sugestões de como posso melhorá-lo, ficarei grato pelas contribuições.

http://www.linux.x-ou.info
http://www.x-ou.info

   

Páginas do artigo
   1. Iniciando no Linux
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Zabbix 2.4 no CentOS 6.6

Jack, Rosegarden, midi e áudio no Debian/Ubuntu

Inicialização e interrupção do sistema (Debian)

Snapshots de pacotes para o Debian

Onde os iniciantes devem buscar soluções para os seus problemas

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fulllinux em 30/11/2007 - 07:55h

Interesante!

Parabens... pela iniciativa!

[2] Comentário enviado por removido em 30/11/2007 - 08:37h

Boa iniciativa

[3] Comentário enviado por removido em 30/11/2007 - 09:57h

Ótimo pra quem está iniciando

[4] Comentário enviado por galmeida07 em 30/11/2007 - 11:07h

Ótima iniciativa! Já recomendei para dois amigos meus que estão iniciando neste novo mundo...Quanto ao artigo, ficou bem explicativo. Um Abraço!

[5] Comentário enviado por jvcg67@yahoo.com em 30/11/2007 - 11:23h

ótimo,mais a única coisa,que me incomoda e na hora de instalar um programa.
baixo os programas,leio atentamente ás instruções. mais não vai.

[6] Comentário enviado por mmany23 em 30/11/2007 - 14:27h

muito bom!!!

[7] Comentário enviado por lmarcosleite em 30/11/2007 - 17:55h

Parabéns pela iniciativa Ounet. Quando vi a chamada deste artigo não resisti e vim dar uma olhada nele. Gostaria de acrescentar o seguinte para os novatos:
- Se vc está cansado de ser contaminado por vírus, trojans, worms, spywares e tantas outras pragas use LINUX.
- Se vc ainda se sente atraído pelo visual ou gostaria de conhecer o Windows Vista procure conhecer distribuições como Famelix Hasta la Vista ou Ubuntu Ultimate.
- Se vc acha que tudo está perdido porque não consegue recuperar dados que está no seu Windows corrompido tente fazê-lo com o LINUX.

[8] Comentário enviado por ricknavarro em 30/11/2007 - 21:22h

Ola Diego, sou inciante, espero aprender logo
Ricardo

[9] Comentário enviado por dkappel em 01/12/2007 - 10:55h

O problema é que as pessoas têm preconceito com o Linux. Já cansei de ver gente dizendo que o Linux é uma porcaria e daí eu faço a simples pergunta: Mas tu já usou? E me respondem com a maior cara de pau: Não.
Sem comentários. Mas daí começam a dizer: Ah, mas é que eu conheço alguem que usou e disse que era ruim, por aí vai.
O pior é que tem muito técnico de informática que não sabe usar e fala pros mais leigos que é uma porcaria e é melhor tirar e botar o Windows.
Já tentei convercer outras pessoas que ele é bom, que dá pra fazer tudo que tu faz no Windows, mas não querem ouvir, vão lá e compram um piratão do Windows.

[10] Comentário enviado por f_Candido em 01/12/2007 - 19:31h

Muito Bom. Esclarecedor. É sempre bom ter materias com estes.
Abraços

[11] Comentário enviado por arauto das artes em 02/12/2007 - 16:16h

nossa cara di mais, obrigado e quero me embrenhar nesse aprendizado mas meu tempo agora esta curto prometo que depois lerei com mais calma e adentro neste emaranhado de 0 e 1 esse linguajar pra mim ainda é mistério mas aos poucos vou degustando VALEU MESMO OBRIGADO E PARABENS PELA INCICATIVA....

[12] Comentário enviado por suarphi em 02/12/2007 - 17:33h

Muito boa a iniciativa, espero que muita gente aproveite essa oportunidade de aprender mais sobre o Linux.

[13] Comentário enviado por vitorvieira em 12/04/2009 - 12:10h

Eu desejo encontrar alguém que se disponha a me ajudar a instalar e compreender o Linux, inclusive a usá-lo e entrar na internet e manijpular fotos e vidoclips que minha máquinazinha consegue , mas que não sei usá-la ou copiar e depois apreciar no PC. esta pessoa terá que ter a generosidade e paciência pois sou iniciante em tudo de informática. Amém!

[14] Comentário enviado por heitor.mejias em 15/04/2009 - 10:57h

Os caras vem falar que o linux é dificil, que não da para fazer nada.....
Só uma pergunta, alguem ja tentou mexer no windos98 agora??? ta todo mundo acustumado com XP e vista neh, agora eu jogo uma questão, tenta voltar a usar o windos98, e voce vai ver que linux é mtoooo fácilll...

Abrax,,,

[15] Comentário enviado por ounet em 15/04/2009 - 14:03h

Isso é verdade, eu usava o rWindows só por causa do Corew, mais agora só uso Linux desde que aprendi o Inkscape,

Há não tenho mais este site .info agora é www.x-ou.com, e estou escrevendo para o site www.realityshow.com.br, pretendo criar vários artigos sobre como iniciar no Linux e estou aberto a sugestões, meu email é sac@x-ou.com

Colocarei meus artigos em ambos os site vivaolinux e realityshow, e se souberem outros sites que eu possa colocar os artigos.

Que se cadastrar no reality show só é procurar por diego, vlw.

Agradeço todos os comentários e contribuições.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts