Bluefin - A nova geração de ambientes de trabalho Linux
O Bluefin é uma nova geração de ambientes de trabalho (desktops) Linux, baseada no Fedora Silverblue, projetada para performance, sustentabilidade e confiabilidade. Utiliza atualizações atômicas e automáticas, de forma segura e rápida, sem bagunçar seu sistema. Fedora Silverblue é conhecido por ser estável e confiável, focando em aplicativos conteinerizados.
[ Hits: 1.215 ]
Por: Diego Mendes Rodrigues em 29/12/2025 | Blog: https://www.linkedin.com/in/diegomendesrodrigues/
Bluefin é uma nova geração de ambientes de trabalho (desktops) Linux, baseada no Fedora Silverblue, projetada para performance, sustentabilidade e confiabilidade. Utiliza atualizações atômicas e automáticas, de forma segura e rápida, sem bagunçar seu sistema. Fedora Silverblue é conhecido por ser estável e confiável, focando em aplicativos conteinerizados.
Bluefin utiliza a loja de aplicativos Bazaar, permitindo a fácil instalação e gerenciamento dos aplicativos favoritos do Flathub, além uma lista com curadoria de aplicativos voltada para os mais diversos usuários.
Os primeiros aplicativos que configurei através do Bazaar, foram: ZapZap, Remmina, VLC e o Notepad++.
ujust é um conjunto de comandos de conveniência em sistemas operacionais baseados no Universal Blue (como o Bluefin, Bazzite e Aurora), que automatiza tarefas comuns, permitindo instalar programas, configurar o sistema e aplicar ajustes com um único comando, facilitando a vida do usuário para manutenção e personalização sem a necessidade de múltiplos comandos complexos.
ujust update
ujust jetbrains-toolbox
jetbrains-toolbox, podemos então configurar IDEs como o PyCharm (Python), IntelliJ IDEA (Java) junto com o DataGrip (Banco de Dados).
Homebrew, também conhecido como Brew, é um gerenciador de pacotes de linha de comando gratuito e de código aberto que se tornou bastante popular entre os usuários do macOS à medida que mais desenvolvedores criavam ferramentas de linha de comando que podiam ser facilmente instaladas com o gerenciador.
Toda essa popularidade do Homebrew, resultou na criação de um porte do gerenciador de pacotes para sistemas operacionais baseados em Linux.
brew install neovim nano btop htop eza bat curl wget p7zip git
brew install nome_do_pacote
brew remove nome_do_pacote
brew list
brew autoremove
Bluefin permite que o usuário tenha acesso avançado ao sistema, desbloqueando funções que auxiliam na personalizar e nos ajustes do sistema conforme suas necessidades.
Esse modo é ideal para quem deseja testar novos recursos, ou instalar pacotes que não estão disponíveis no modo padrão. Também facilita o diagnóstico de problemas e ajustes finos no sistema.
Com o modo desenvolvedor ativo, o usuário pode acessar o sistema de arquivos completo e usar comandos mais avançados, permitindo mais liberdade para usuários que têm algum conhecimento técnico. Ele possui fluxos de trabalho focados em contêineres para que o usuário começar a criar, dependendo de onde você está vindo, ou trazer o seu próprio. Existem mais de 15,6 milhões de desenvolvedores nativos da nuvem no mundo, empunhando essas ferramentas líderes do setor com facilidade. Ao ativar esse modo, você terá:
brew install java
java -version
javac -version
ujust update
ujust devmode
reboot
Bazaar para instalar outros aplicativos de desenvolvimento, como: DBeaver, Postman, Notepad++, etc.
Bluefin, pode assistir este vídeo: Project Bluefin: Quick desktop tour and updates! Homebrew, boxbuddy, and ptyxis!: Bluefin, que utilizo nos últimos meses.
Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para comentar, ou fazer sua pergunta.
Instalar o Go (Golang) no Debian e Ubuntu
Ubuntu 18.04 LTS - LAMP - Linux, Apache, MySQL ou MariaDB, PHP 7.2
KeePassXC - Gerenciador de Senhas de Código Aberto Voltado à Comunidade
ISPConfig 3.1 - Instalação no Debian 9
Listando os serviços Linux com o Systemctl
Guia de Instalação do Slackware
Como gerenciar permissões no Linux
Papagaiando o XFCE com temas e recursos
WhatsApp com Chamadas no Linux via Waydroid
XFCE - quase um Gnome ou Plasma mas muito mais leve
LXQT - funcional para máquinas pererecas e usuários menos exigentes
Removendo entradas de boot UEFI "fantasmas" via terminal
Atualizações de Segurança Automáticas no Debian
Como cortar as partes de um vídeo com passagens de áudio em branco
Tiling automático no KDE Plasma
SNMP Scan no OCS Inventory só funciona com HTTPS corretamente configurado
Alguém tem que acabar com ANATEL!!! (2)
Uma pergunta bem simples mas não achei resposta (ainda) (0)
Reflexão sobre a sobrevivência do Gentoo Linux (6)









