Pular para o conteúdo

Zabbix 2.2 no CentOS 6 via repositório EPEL - Instalação e configuração

Esse artigo é para quem precisa instalar um servidor de Zabbix em ambiente pequeno e até médio/pequeno, visando rapidez, praticidade e melhor gerenciamento.
Perfil removido removido
Hits: 17.162 Categoria: Linux Subcategoria: Software
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Introdução

Para ter ideia do que é uma pequena, média e grande instalação, existe uma tabela na documentação do Zabbix para dar noção da configuração do hardware necessário para o servidor.

Não é específica, para saber até que ponto usar a instalação através dos fontes ou dos pacotes pré-compilados (repositórios), mas é só pra ter uma ideia. Até por que, depende da quantidade de itens, tempo e tipo da checagem.
A máquina que utilizei para fazer os testes para este texto é virtual, com a instalação mínima do CentOS 6.5, i686, com Firewall e SELinux desabilitados. A alocação de espaço nas partições depende de quanto você tem disponível, do que será e como será monitorado.

Recomendo instalar o CentOS 6 x86_64, separar o /var e utilizar LVM. Para maiores informações, releiam o que está no link acima.

Escolhi o repositório EPEL, devido algumas empresas que usam CentOS o adotarem e por ser bastante confiável:
   1. Introdução
   2. Instalação e configuração
   3. Configurando o front-end

Dynamic libraries com libtool

Instalando o OpenOffice

Definição de hacker

Migrando para Linux sem medo (parte 2)

TCollection e Generics no Free Pascal - Uma breve visão sobre lista de objetos com o Lazarus

Acesso seguro a um desktop remoto utilizando Linux, OpenVPN e Nxserver

Usando o SlackPorts

Um tour pelos visualizadores de imagem para Linux

Kivy no Fedora 25/26 com auxílio do Virtualenv

Uma breve introdução ao Audacity

#1 Comentário enviado por flaviog em 03/01/2015 - 08:39h
Olá amigo.

Parabéns pelo artigo.

Obrigado...
#2 Comentário enviado por removido em 05/01/2015 - 17:55h
Obrigado Flaviog ;D

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.