TCollection e Generics no Free Pascal - Uma breve visão sobre lista de objetos com o Lazarus

O Free Pascal pode não ser tão poderoso quanto o C++, mas em seus termos, está bem madura e tem evoluído - e para aplicações simples pode representar um excelente custo benefício, numa prova de que com ele é possível conciliar recursos poderosos com simplicidade.

[ Hits: 21.922 ]

Por: Perfil removido em 05/05/2010


Apresentação



Bem, pra começar, falar sobre os benefícios da programação orientada a objeto passa do trivial, todo programador sabe disso, e pra quem já sofreu em projetos em que o conceito não tinha prioridade, principalmente prática, nem precisa comentar, já basta o sofrimento, a certo nível desnecessário, porém inerente, à profissão. Tudo bem que nem sempre é possível primar pelos melhores métodos no nosso dia-a-dia, ainda mais num mundo em que tempo é dinheiro, mas, já que aqui a gente pode desfrutar da dádiva do open source em que as prioridades felizmente são diferentes da indústria capitalista de software, parafraseando a ironia da oposição, a gente não ganha milhões mas é feliz.

Por falar em tempo, o meu anda "mais curto que coice de porco" (ditado do pessoal aqui da minha região), mas (por falar em ser feliz) eu não iria mais conseguir dormir sem compartilhar com vocês uma nova opção que descobri, lançamento não tão recente, mas que me fez tirar o chapéu pro pessoal do projeto Free Pascal e da IDE Lazarus. Bem, todos sabem que o Lazarus é uma ferramenta open source semelhante, inclusive na aparência, ao conhecido Delphi, que muitos usam ou já usaram (inclusive eu), pra desenvolver sistemas pra Win32.

Além de ser free, o Lazarus tem a vantagem de ser multi-plataforma, e ele pode ser até mais simples e talvez ter bem menos recursos que o 'concorrente' proprietário (a propósito, um tempo atrás a empresa então dona do Delphi tinha lançado o irmão Kylix pra Linux, só que não deu muito certo), mas também o Lazarus é mais leve, etc... E não deixa de ser uma ótima opção pra programação dentro da ideia de RAD (desenvolvimento rápido). Eu sei que a linguagem Pascal em si sofre um pouco de preconceito, mas eu gosto dela - ela pode não ser tão poderosa quanto o C++ mas do Free Pascal, em seus termos, posso dizer que está bem madura e tem evoluído - e pra aplicações simples pode representar um excelente custo benefício.

Bem, deixando os circunlóquios e indo pra prática, uma prova de que com ele é possível conciliar recursos poderosos com simplicidade é quando precisamos trabalhar com listas de objetos. Vou citar dois exemplos, um mais 'arcaico' e outro bem recente e que é destaque (influência de linguagens como Java e C#) - o primeiro é o uso de coleções e o outro são os chamados generics.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação
   2. Coleções (TCollection)
   3. Usando generics
   4. Interface e código completo do exemplo
Outros artigos deste autor

Conheça o Project Bossanova

Multiterminais e Userful Multiplier nas escolas públicas: Uma solução barata que sai caro

Introduzindo um pouco mais a fundo o shell script (revisado)

FreeRADIUS - Noções básicas - Parte I

Conhecendo a planilha do OpenOffice

Leitura recomendada

Criando aplicação para detectar informações do sistema em Kylix

Criando uma aplicação que mostra os processos em execução

Cross-compile Lazarus: Gerando executáveis Win32 estando no Linux

Integrando saídas de comandos shell com sua aplicação Kylix

Aprendendo a modelar forms no Kylix

  
Comentários
[1] Comentário enviado por barao em 06/05/2010 - 11:23h

Bom artigo Pedro, tambem gosto muito da linguagem pascal e do c ,mais com as facilidades que o Lazaros vem incroporando a cada dia ele fica melhor.
Meu blog www.blig.ig.com.br/mauriciobaron

[2] Comentário enviado por andrezc em 07/05/2010 - 20:02h

Parabéns pelo artigo! Mas serei sincero com você, odeio Pascal, rs, isso é mais pq eu não gostei da sintaze, foi odio a primeira vista, em um curso que eu fiz.

Um abraço, parabéns pelo artigo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts