Importando um arquivo de áudio
Quando iniciamos um novo projeto de áudio, o
Audacity será aberto sem nenhuma trilha de áudio. Observe a imagem abaixo.
Clique em "Project" / "Import Audio".
Nesta etapa é só escolher um arquivo de áudio que você tenha aí em seu micro. No meu caso estava em /home/casa/Roupa Nova - Nascente (Com Luciana Mello).mp3. Se o processo de importação for bem sucedido, a área número 5 (listada na primeira imagem) será ocupada pelas 2 trilhas da música. Lembre-se que é uma música em dois canais, estéreo.
Entendendo as primeiras funções do Audacity
O Audacity importou o arquivo, portanto já é hora de colocá-lo pra tocar. Observe a imagem abaixo.
Essa barra é igual à do CD player. As funções do player são:
- First - Ir para o início da música;
- Play - Inicia a execução da música;
- REC - Inicia a gravação de um áudio; (veremos isso nas próximas aulas)
- Pause - Pára momentaneamente e reinicia execução da música;
- STOP - Pára definitivamente a execução da música;
- Last - Vai para o fim da música.
Observe a próxima imagem.
A função destas duas barras é mostrar o nível de som do arquivo musical. Antigamente nos antigos equipamentos 3-em-1 sempre tinha um medidor assim, às vezes mecânico, dois ponteiros que se moviam exibindo as informações da música. Observe que as barras não seguem o mesmo padrão, não são iguais pois o áudio é gravado em 2 trilhas, no formato estéreo.
Continuando a entender as informações que o Audacity nos dá, observe a próxima imagem.
Esta barra mostra mais algumas informações da música. O nome da música, o formato (mono/estéreo), a qualidade em Hertz, quantos bits, o ganho e o balanço. Esta música foi gravada em formato estéreo, 44100 Hz (qualidade de CD), 32 bits, o ganho é zero e o balanço também é zero. O ganho é um volume dado artificialmente à música, um problema no ganho é que se você aumentar demais ele irá distorcer a música.
Algumas considerações
É muito simples trabalhar no Audacity. Grande parte dos recursos nós instintivamente já conhecemos. Através de nossa experiência previamente adquirida, muitos dos recursos da edição de áudio são parte de nosso cotidiano.
Veremos em outros artigos como usar o Audacity para editar e criar nossos áudios digitais.
Sobre o autor
Hermes Nunes Pereira Júnior, o
hnpjunior, trabalha com Linux desde 1997, quando conheceu o Conectiva 3, cujo codinome era "Guarani". Hoje trabalha com o Debian Etch. Tem artigos escritos no Viva o Linux, na
Revista Fedora Brasil, além de ser editor do site
GNU-Lia, que aborda o uso de softwares livres para edição de áudio e vídeo. Está desenvolvendo um curso de teoria e prática musical a distância usando softwares livres.