Uma abordagem ao eGroupware como solução para agendamento

eGroupware é um um software com intuito de ser usado em grupo, permitindo o compartilhamento das suas atividades individualmente ou em grupo. O eGroupware oferece vários módulos, cada qual com sua função específica. Neste focaremos a atenção para os módulos de agendamento, realizando a configuração e integração da agenda com outros aplicativos, como Thunderbird e Sunbird.

[ Hits: 37.284 ]

Por: Rogério Tomassoni em 28/08/2009


Introdução



Objetivos

eGroupware é um um software com intuito de ser usado em grupo, isso permite o compartilhamento das suas atividades com outros participantes, seja individualmente ou em grupo. O eGroupware oferece vários módulos, cada qual com sua função específica.

Neste, focaremos a atenção para a agenda, com intuito de proporcionar ao leitor um aprendizado e uma solução open source para rotinas que requerem o uso de agendas. Para isso utilizaremos o eGroupware e o Thunderbird, mas vale a leitura do manual oficial para conhecer os outros módulos. Abaixo seguem os links.

Ambos os softwares utilizados aqui foram instalados em um sistema Linux, a medida que a escrita for desenvolvida descreverei o que foi utilizado. Lembre-se: tudo que dissermos aqui pode ser usado individualmente ou em grupo, fique atento às permissões.

Publico alvo: administradores e técnicos.

Missão

Dar suporte ao cenário desenvolvido adiante, proporcionando aos usuários um mecanismo ágil, de fácil utilização, que seja seguro e disponível. Aos administradores, a centralização, que por consequência facilita backups, atualizações e manutenções lógicas em geral.

O cenário

Tudo seguirá com base em uma organização onde há departamentos e onde os colaboradores fazem o uso constante de agendas, tanto individual como em grupo.

Alguns colaboradores já fazem o uso do Thunderbird como gerenciador de e-mails com o plugin Lightning, que proporciona a funcionalidade de agenda para o Thunderbird.

Sendo assim, nada melhor que proporcionar, aos que ainda não usam o Thunderbird, meios de manter uma compatibilidade sem afetar a produtividade e coletividade, para isso usaremos o eGroupware como solução principal e o Thunderbird mais o Lightning como solução integrada e sincronizada, permitindo ao usuário mais facilidade ainda.

Também existe a possibilidade de uma única pessoa precisar ter mais de um calendário. Alguns podem ser particulares, outros compartilhados - cada um com uma pessoa ou grupo diferente.

O servidor


Os clientes


    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalações
Outros artigos deste autor

Squid e firewall em 5 minutos

Linux + Samba como PDC

Introdução ao framework Mentawai

Openfire + Gateway + MSN

Leitura recomendada

Rodando o Mac OS X 10 no Linux

Gerando pacotes no Slack com o checkinstall

Como utilizar o repositório SlackBuilds

Arch Linux - Instalação completa

Projeto Sentinela

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts