Uma abordagem ao eGroupware como solução para agendamento

eGroupware é um um software com intuito de ser usado em grupo, permitindo o compartilhamento das suas atividades individualmente ou em grupo. O eGroupware oferece vários módulos, cada qual com sua função específica. Neste focaremos a atenção para os módulos de agendamento, realizando a configuração e integração da agenda com outros aplicativos, como Thunderbird e Sunbird.

[ Hits: 37.427 ]

Por: Rogério Tomassoni em 28/08/2009


Instalações



Não abordarei as instalações a fundo, levando em conta o grande número de artigos pela internet a respeito da instalação dos requisitos funcionais. Darei uma atenção especial ao eGroupware, apontando para o site oficial onde tem todo passo a passo em português para instalação.

PHP

Compilei o PHP com os seguintes parâmetros (é bom configurar com todos eles):

# ./configure --with-ldap --with-gd --with-gettext --libexecdir=/usr/libexec/apache --with-apxs2=/usr/local/apache2/bin/apxs --prefix=/usr/local/php-5.2.9 --with-mysql --enable-sockets --enable-dav --with-pdo-mysql --enable-mbstring --with-imap=/root/app/php-5.2.9/imap-2007e

Lembrando: assumo que o leitor saiba instalar as possíveis dependências.

php.ini

Tive um pequeno incidente na instalação. No site oficial diz que devemos configurar a variável mbstring.func_overload = 7, porém ao fazer isso tive problemas no eGroupware com gerenciador de arquivos, ele não fazia o upload do arquivo de modo correto. Para corrigir, deixei a variável com valor zero, ou seja, mbstring.func_overload = 0. Ressaltando que por enquanto só tenho utilizado os módulos de gerenciamento de arquivos e calendário eGroupware, portanto não sei se isso afetará outros módulos.

apache.conf

Realmente não alterei nada, apenas coloquei o eGroupware dentro do diretório root do Apache e dei permissão para o diretório e subdiretório do eGroupware, com mesmo dono e grupo que o Apache está rodando.

eGroupware

Após seguir o manual do site oficial, instalando com pacote .tar.gz, funcionou corretamente, não obtive nenhum problema. Só encontrei dificuldade quando fui realizar a integração do Thunderbird, faltava um módulo chamado eGroupware-icalsrv-1.6.002.tar.gz, justamente quem faz o eGroupware se tornar um servidor de calendário e se integrar, não só com Thunderbird, mas com outros aplicativos também. Mais informações sobre iCalSrv podem ser obtidas em inglês através do link: icalsrv - xs4all.nl

A verificação da instalação ficou como abaixo. Note que ele reclama da mbstring.func_overload = 7, citada acima.
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento

Instalando módulo

Baixei a versão tar.gz, desempacotei e descompactei no diretório raiz onde está o eGroupware, depois entrei no modo setup do eGroupware, exemplo:

http://meu-servidor/egroupware/setup

No passo 5 - Gerenciamento avançado da instalação, estava lá o icalsrv para ser marcado e instalado, realizei a marcação e salvei.

Lembrando: isso serve para qualquer módulo. Inclusive se quiser receber e-mails via notificação da agenda, não deixe de instalar os módulos (egw-pear). A instalação dos módulos ficou como abaixo:
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Se chegou aqui e tudo está parecido, você já tem o eGroupware com calendário funcionando, tanto no aplicativo, quando já pronto para sincronizar com Thunderbird.

Verificando módulo

Para verificar se o iCalSrv está realmente ativo, utilize a url da seguinte maneira:

http://meu-servidor/egroupware/icalsrv

Deverá ser exibido o about/sobre do módulo.

E para visualizar a listagem por usuário, utilize:

http://meu-servidor/egroupware/icalsrv/icalsrv.php/USUARIO_CADASTRADO/list.html

O navegador solicitará um usuário e senha, que é do usuário cadastrado no eGroupware. Informado os dados e se a autenticação for feita corretamente, será exibida a lista do usuário, como a figura abaixo:
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Serão exibidos mais itens que a imagem acima, na imagem foram colocados os principais. Notamos, então, que para o usuário admin temos: events.ics que é o calendário, tasks.ics para as tarefas e assim segue. No site oficial você encontrará todas as descrições. O que interessa para nós agora nesse momento é o events.ics. Logo, se chegou até aqui está tudo perfeito.

Thunderbird

Para instalar o Thunderbird siga os procedimentos padrão de instalação, estilo NNF (Next-Next-Finish para Windows), o Sunbird segue o processo idêntico. Depois de instalado, baixe o plugin Lightning para Thunderbird, aqui valem duas observações. Primeira, o Lightning e o Sunbird são bem parecidos, portanto seguem a mesma linha de raciocínio; segunda, tem um outro plugin chamado Funambol também para Thunderbird, muito útil para manter o sincronismo entre o Lightning e o eGroupware. Explicarei abaixo como usá-lo.

Configurando agenda remota

Nota: Todas as permissões de uso da agenda são ajustadas no eGroupware.

No Thunderbird já com plugin instalado (para instalar faça no TH: Ferramentas > Complementos > Instalar e selecione o plugin desejado). Após configurado, vá em calendário ao lado esquerdo inferior, já no calendário ao lado esquerdo, clique com botão direito "Novo Calendário":
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Será exibida a janela para novo calendário, escolha na rede:
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
O assistente irá requisitar algumas informações:
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Nosso servidor é iCalSrv, logo selecione a primeira opção e em local colocaremos a url que usamos acima para testar:

http://meu-servidor/egroupware/icalsrv/icalsrv.php/admin/events.ics

Avance, é capaz de ser solicitada a senha do usuário, é só informar e se tudo ocorreu bem você deve estar recebendo a mensagem de sucesso. Pronto agora basta efetuar os testes. Crie, exclua em ambos os lados, modifique, fique a vontade.

Publicando calendário

Existe a possibilidade de estarmos publicando os calendários, dessa forma conseguimos ter várias agendas distintas usando o Thunderbird ou Sunbird com eGroupware - não sei como fazer, fica aí uma brecha a ser preenchida.

Para isso precisamos ter o módulo webdav instalado, vou colocar o link oficial, porém não precisei instalá-lo na mão. E meu Apache foi compilado de modo default sem parametrização alguma a não ser o prefix (lugar onde será instalado).

Para fazer uma verificação pode-se acessar o link direto para o serviço assim:

http://meu-servidor/egroupware/webdav.php/home/admin/

Será realizada a autenticação, o navegador solicitará usuário e senha do respectivo dono, no caso aqui, admin.
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Depois de autenticado pode-se então serem publicados os calendários. Para isso selecione o mesmo e use a opção publicar calendário.
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Podemos verificar através do mesmo processo anterior que será exibido o conteúdo publicado. Lembrando que é possível criar o calendário direto, usando o mesmo link no momento de criação.
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Se verificarmos agora através do módulo de gerenciamento de arquivos, o arquivo do calendário estará presente, logo é possível manipular as permissões.

Funambol

Acima mencionei o Funambol, pois bem, ele agiliza a sincronização, permitindo que seja realizada a atividade de tempos em tempos, assim como você determinar. Instale o plugin exatamente como o anterior, após instalado, vá em:

Ferramentas > Funambol sync ...
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Será exibida a janela do mesmo, em Tools > Options.
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Em opções:
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento
Configure como segue acima. Em location, coloque a caminho completo para seu eGroupware, porém apontando para o rpc.php. Note que la na raiz do eGroupware deverá existir o mesmo e lembre-se de verificar as permissões de acesso, que deverão ser as mesmas do Apache.

As demais configurações são padrões. Nas demais abas você determina o tempo de sincronização, quais serviços quer sincronizar, entre outros. Dica: note os atalhos criados na interface do Thunderbird para facilitar a sincronização.
Linux: Uma abordagem ao eGropware como solução para agendamento

Conclusão

O mundo open source é muito vasto e muitíssimo interessante, essas duas ferramentas caíram com uma luva no meu caso e espero que esses passos possam ser tão úteis para alguém quanto o eGroupware, Thunderbird, os desenvolvedores, e tudo que há por trás do mundo open source foram para mim.

Agradeço sua leitura e qualquer dúvida sugestão, elogio, crítica, correção, inclusão, entre outros, é só deixar o comentário e na medida do possível responderei.

Aproveito este também para indicar a leitura de uma fonte de boa qualidade: Revista Espírito Livre

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalações
Outros artigos deste autor

Squid e firewall em 5 minutos

Introdução ao framework Mentawai

Linux + Samba como PDC

Openfire + Gateway + MSN

Leitura recomendada

DSpace no Ubuntu 12.04 - Instalação via Banco de Dados Oracle 11g

Vyatta, o concorrente livre dos roteadores Cisco

O bom e velho IceWM

MainActor: Edição de vídeo profissional (Adobe Premiere) em Linux

Gravando vídeo aulas no Linux

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts