Um tour pelos players de vídeo para Linux

Neste artigo descrevo alguns players de vídeo para Linux para que você possa escolher o que mais lhe agrada para assistir seus filmes.

[ Hits: 56.993 ]

Por: Perfil removido em 15/11/2006


Kaffeine, KMplayer e KPlayer



Kaffeine


Kaffeine é um reprodutor de vídeo para o KDE baseado no Xine. Reproduz rádios online, sistema de favoritos, títulos em OSD, acesso simples aos menus de DVD, plugin para o Konqueror, salva stream como arquivo local se desejado, suporte a múltiplos arquivos de legenda. Vem instalado por padrão na maioria das distribuições.


Mais informações acesse:

KMplayer


Reprodutor de vídeo, front-end para o Mplayer e Xine. Reproduz filmes a partir de arquivo e URL, DVD, VCD... Também se integra com o Konqueror.


Mais informações acesse:

KPlayer


Player de áudio e vídeo para o KDE baseado no MPlayer. Ele toca vídeos, áudio e legendas de arquivos, endereços da Internet, DVDs, VCDs e CDs de áudio, isso com várias opções de controle de playback e suporte à playlists.


Maiores informações acesse:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Kaffeine, KMplayer e KPlayer
   2. MPlayer e RealPlayer
   3. Totem e VLC Media Player
   4. XMovie, Xine e Gxine
Outros artigos deste autor

Usando tabelas no editor de textos do OpenOffice

Criando Arrays, Arrays Multidimensionais e Hashes em BASH Script

Avaliando as dicas de segurança do Banco do Brasil

Configurando várias contas de e-mail no Thunderbird

Migrando para Linux sem medo (parte 2)

Leitura recomendada

O comando LS de A a Z

Free Animation e Game Developer com Linux

Configurando o OpenOffice

Controlando projetos com o Subversion

Compilando PHP 5 com suporte a Oracle sem mistérios

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 15/11/2006 - 11:30h

rox cara,vlw mesmo

[2] Comentário enviado por Raptor em 15/11/2006 - 18:30h

Parabéns pelo artigo.
Você saberia me dizer como faço para assistir DVD no Kurumin, da mesma forma que faço para assistir no Windows?
No Windows consigo assistir DVD's utilizando o PowerDVD 5, mas no Kurumin os DVD's ficam extremamente lentos, não consigo assistí-los de forma alguma.
Já utilizei o Kaffeine, Mplayer, Amarok, Xine, etc... e nenhum deles executa DVD da mesma forma que o PowerDVD 5 no Windows.

[3] Comentário enviado por lulu.campos em 15/11/2006 - 21:49h

parabéns ricardo. belo artigo. tenho o kaffeine instalado e naum abre nem a pau meus dvds. só dá erro. só consigo ver meus videos no mplayer. vc poderia me dizer o que devo fazer pra ver meus videos no kaffeine?

[4] Comentário enviado por humbertofranco em 15/11/2006 - 21:50h

Ricardo, antes de mais nada, foi realmente um belo post. Sou Novato, estou migrando agora, e tenho como paixão fazer conversão de formatos digitais, passar meus filmes q baixo em avi, ou divx e converte-los para para Mpeg, ou DVD. Teria voce conhecimento de algum programa para este tipo de conversão? Estou com Ubuntu 6.06 e peço desculpas por estar abusando. Um Abraço, Humberto.

[5] Comentário enviado por sombriks em 15/11/2006 - 23:57h

Raptor, acredito que você ainda non tenha instalado (ou meramente configurado) um módulo adequado para a sua placa de vídeo; eu não enfrente tal problema graças à perfeita configuração do meu vídeo, no caso uma nvidia.

tente modificar seu xorg.conf (ou o outro lah, esqueci o nome... eh xfree86.conf, acredito eu) para melho utilizar sua placa de vídeo, ok?

[6] Comentário enviado por removido em 16/11/2006 - 03:39h

Olá...

1) Raptor...

Quando eu usava o Kurumin, jamais passei por este problema. Ao instalar o Kurumin no micro de um colega de trabalho, ele realmente passou por este problema que você está passando. No caso dele, a solução foi adicionar mais memória RAM porque só possuía 256 MB compartilhando com vídeo on-board. O micro dele também rodava sem problemas no Windows, mesmo com 256 de RAM. Outro caso que pode ocorrer é a memória swap baixa. Quando instalo o Linux no micro de algum colega, deixo o swap a 1 GB. Pode ser exagerado, mas é melhor sobrar do que faltar. Veja se você instalou os codecs que rodam DVD's protegidos digitando apenas o seguinte comando como usuário normal mesmo:

$ instalar-w32codecs

2) lulu.campos...

Não sei quantos leitor de CD e/ou DVD você possui e muito menos quem é Master e quem é Slave, pois faltou especificar aqui para tentar solucioná-lo. Vamos as etapas seguindo um exemplo, para quem usa o Kurumin (foi o teste que fiz)

Se você tem o CD e/ou DVD em Master, então é /dev/cdrom
Se você tem o CD e/ou DVD em Slave, então é /dev/cdrom1

Segue o passo-a-passo para tentar ver se resolve fazê-lo funcionar no Kaffeine.

- Abra o Kaffeine;
- Clique em Configurações
- Clique em Parâmetros do xine
- No lado esquerdo, selecione Media
- No lado direito, localize

dvd.device
device used for DVD playback

Observe se está configurado como /dev/dvd. Subistitua-o pelo exemplo indicado acima, no caso, /dev/cdrom ou /dev/cdrom1 (apenas quem é o drive de DVD e onde encontra-se, em Master ou Slave). Clique em Aplicar, Ok, e clique no ícone Abrir DVD. Foi desta forma que funcionou comigo.

3) humbertofranco ...

Não cheguei a trabalhar com conversões de vídeos no Linux. Pela pesquisa que fiz, encontrei 2 (dois) excelentes programas para esta finalidade.

- Konverter : converte aquivos de vídeo nos formatos mais comuns, permitindo alterar o tamanho, volume, codec, entre outras funções.

http://www.kraus.tk/projects/konverter/

- gbDVDenc : transforma DVD em arquivo mpeg4.

http://sakya.altervista.org/gbdvdenc/index_eng.html#downloads

:::... Viva o Linux ...:::


[7] Comentário enviado por agk em 16/11/2006 - 08:50h

Belo artigo, realemente temos bastante opções de players para Linux. Usando o kde eu prefiro o Kaffeine que é muito bom e rápido, já usando o gnome prefiro o totem.

Raptor:
Eu tive um problema também de lentidão ao assistir DVD's no Linux e o problema era a configuração de DMA do leitor de DVDs. Para reproduzir DVDs você precisa estar com o DMA habilitado no seu drive, quem faz esse suporte é o kernel do Linux, eu resolvi o problema colocando meu drive de DVD separado do HD onde eu tinha o sistema instalado.

Lulu.campos:
O kaffeine é bastante simples, se você tiver algum problema pode checar e ver se as configurações estão ok, vá em executar (alt+f2) e digite:
kaffeine -w
Vai abrir um janela de checagem e você poderá ver o que o kaffeine não conseguiu configurar corretamente.

[8] Comentário enviado por tenchi em 16/11/2006 - 15:43h

Seria legal vc falar para os usuários mais novos que embora exista essa variedade de playes, eles se resumam a algumas poucas engines, que no caso são o mplayer, o xine e o vlc.
O realplayer e do xmovie sçao casos a parte.

Mas muito bom, esclarecedor.

E para assistir dvd, tem tbm o ogle , que é um de meus preferidos)...

Valew

[9] Comentário enviado por lulu.campos em 19/11/2006 - 15:55h

olá rychardi. deu certo aqui. era justamente isso que vc descreveu como /dev/cdrom pq eu so tenho um leitor de dvd. vlw.

[10] Comentário enviado por Raptor em 19/11/2006 - 23:30h

rychard, verifiquei aqui usando seu comando e está tudo instalado e atualizado.

agk, você quer dizer pra mim usar outro computador ou um drive externo, é isso? Mas como faço para habilitar o DMA no leitor de DVD, pois o HD está com ele habilitado, pelo menos na instação do Kurumin é dito que ele foi habilitado por padrão.

[11] Comentário enviado por ANDRE FERREIRA em 21/06/2008 - 18:10h

TENTEI ASSISTIR UM FILME PELO REPRODUTOR DE FILMES DO LINUX E ME APARECE UMA MENSSAGEM: NÃO FOI POSSIVEL DETERMINAR UM TIPO DE FLUXO O QUE DEVO FAZER?

[12] Comentário enviado por victor_linux em 10/10/2008 - 12:28h

muito bom esse artigo ajuda muito


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts