Tutorial OpenGL v3.0
Nesse artigo, trago-lhes a biblioteca SFML junto com OpenGL.
[ Hits: 18.625 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 15/06/2015
#include <SFML/OpenGL.hpp>
#include <SFML/Graphics.hpp>
void desenhaNaTela(sf::RectangleShape retangulo, float r = 255, int g = 0, int b = 0) {
glLoadIdentity();
// Pega a posicao do Retangulo
sf::Vector2f posicao = retangulo.getPosition();
// Pega o taamanho do retangulo
sf::Vector2f tamanho = retangulo.getSize();
// Define a cor para Vermelho
glColor3ub ( r, g, b );
// Inicia quadrados
glBegin(GL_QUADS);
// Primeira posicao: (x,y)
glVertex2f(posicao.x,posicao.y);
// Segunda posicao: (x+tamanho.x,y)
glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y);
// Terceira posicao: (x+tamanho.x,y + tamanho.y)
glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y + tamanho.y);
// Quarta posicao: (x+tamanho.x,y)
glVertex2f(posicao.x, posicao.y + tamanho.y);
glEnd();
}
// Funcao para inicializar o OpenGL
void inicializaOpenGL() {
// Define a Cor de 'limpar' para Branco usando
// Red Blue Green Alpha
glClearColor(255.0f, 255.0f, 255.0f, 1.0f);
// Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura
// afetará a Câmera ( O Observador)
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
// Reinicia todas as transformações e/ou rotações
glLoadIdentity();
// Define a projeção cartesiana 2D iniciando de (0,0)
// No Lado Superior Esquerdo (ficando igual a projeção do SDL 'puro')
gluOrtho2D(0,400,400,0);
// Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura
// afetará o/os desenho/desenhos
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
// 'Limpa' a tela usando a cor de 'limpar' a tela
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
}
int main(void) {
// Cria uma janela de 400x400 com o titulo "Teste com OpenGL"
sf::RenderWindow janela (sf::VideoMode(400,400),"Teste com OpenGL");
// Variavel booleana para indicar se o programa "estaRodando"
bool estaRodando = true;
// Variavel para Eventos
sf::Event evento;
// Inicializa o OpenGL
inicializaOpenGL();
// Variavel para armazenar a fonte
sf::Font fonte;
// As fontes geralmente ficam nessa localizacao "UBUNTU!"
if(!fonte.loadFromFile("/usr/share/fonts/truetype/ubuntu-font-family/Ubuntu-B.ttf")) {
// Erro ao carregar a fonte
exit(EXIT_FAILURE);
}
// Variavel para armazenar o texto e manipular o a fonte
sf::Text texto;
// Define a fonte a ser utilizada (foi carregada logo em cima)
texto.setFont(fonte);
// Define o Texto
texto.setString("Hello world");
// Define a posicao
texto.setPosition(30,20);
// Define o tamanho em pixels
texto.setCharacterSize(24);
// Define a cor
texto.setColor(sf::Color::Red);
// Define alguns estilos para a fonte
texto.setStyle(sf::Text::Bold | sf::Text::Underlined);
int x = 0, y = 0;
sf::Vector2i posicaoMouse;
// Main Loop
while(estaRodando) {
// Se existir eventos coloca na variavel
while(janela.pollEvent(evento)) {
// Se foi clicado no 'X' da janela
if(evento.type == sf::Event::Closed) {
// "estaRodando" é falsa
estaRodando = false;
}
posicaoMouse = sf::Mouse::getPosition(janela);
x = posicaoMouse.x;
y = posicaoMouse.y;
}
// Comecar o OpenGL aqui
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
// Variavel do Retangulo
sf::RectangleShape retangulo;
retangulo.setSize(sf::Vector2f(30,30));
retangulo.setPosition((400-30)/2,(400-30)/2);
desenhaNaTela(retangulo);
janela.pushGLStates();
// Desenha o Texto
janela.draw(texto);
janela.popGLStates();
janela.display();
}
janela.close();
return 0;
}

Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
SDL - Ótimo para criação de jogos
Algum humor e C++ Design Patterns (parte 2)
Linguagem C - Funções Variádicas
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Instalando partes faltantes do Plasma 6
Adicionar botão "mostrar área de trabalho" no Zorin OS
Como montar um servidor de backup no linux
Estou tentando ser legalista, mas tá complicado! (9)
espelhar monitores nao funciona (2)
SQLITE não quer funcionar no LINUX LMDE6 64 com Lazaruz 4.2 64bit (n... (1)









