Tutorial OpenGL v3.0
Nesse artigo, trago-lhes a biblioteca SFML junto com OpenGL.
[ Hits: 16.614 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 15/06/2015
#include <SFML/OpenGL.hpp> #include <SFML/Graphics.hpp> void desenhaNaTela(sf::RectangleShape retangulo, float r = 255, float g = 0, float b = 0) { glLoadIdentity(); // Pega a posicao do Retangulo sf::Vector2f posicao = retangulo.getPosition(); // Pega o taamanho do retangulo sf::Vector2f tamanho = retangulo.getSize(); // Define a cor para Vermelho glColor3ub ( r, g, b ); // Inicia quadrados glBegin(GL_QUADS); // Primeira posicao: (x,y) glVertex2f(posicao.x,posicao.y); // Segunda posicao: (x+tamanho.x,y) glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y); // Terceira posicao: (x+tamanho.x,y + tamanho.y) glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y + tamanho.y); // Quarta posicao: (x+tamanho.x,y) glVertex2f(posicao.x, posicao.y + tamanho.y); glEnd(); } // Funcao para inicializar o OpenGL void inicializaOpenGL() { // Define a Cor de 'limpar' para Branco usando // Red Blue Green Alpha glClearColor(255.0f, 255.0f, 255.0f, 1.0f); // Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura // afetará a Câmera ( O Observador) glMatrixMode(GL_PROJECTION); // Reinicia todas as transformações e/ou rotações glLoadIdentity(); // Define a projeção cartesiana 2D iniciando de (0,0) // No Lado Superior Esquerdo (ficando igual a projeção do SDL 'puro') gluOrtho2D(0,400,400,0); // Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura // afetará o/os desenho/desenhos glMatrixMode(GL_MODELVIEW); // 'Limpa' a tela usando a cor de 'limpar' a tela glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); } int main(void) { // Cria uma janela de 400x400 com o titulo "Teste com OpenGL" sf::RenderWindow janela (sf::VideoMode(400,400),"Teste com OpenGL"); // Variavel booleana para indicar se o programa "estaRodando" bool estaRodando = true; // Variavel para Eventos sf::Event evento; // Inicializa o OpenGL inicializaOpenGL(); // Main Loop while(estaRodando) { // Se existir eventos coloca na variavel while(janela.pollEvent(evento)) { // Se foi clicado no 'X' da janela if(evento.type == sf::Event::Closed) { // "estaRodando" é falsa estaRodando = false; } } // Comecar o OpenGL aqui // Variavel do Retangulo sf::RectangleShape retangulo; // Tamanho do Retangulo retangulo.setSize(sf::Vector2f(30,30)); // Posicao do Retangulo retangulo.setPosition((400-30)/2,(400-30)/2); // Desenha na tela o Retangulo desenhaNaTela(retangulo); janela.display(); } janela.close(); return 0; }
#include <SFML/OpenGL.hpp> #include <SFML/Graphics.hpp> void desenhaNaTela(sf::RectangleShape retangulo, float r = 255, int g = 0, int b = 0) { glLoadIdentity(); // Pega a posicao do Retangulo sf::Vector2f posicao = retangulo.getPosition(); // Pega o taamanho do retangulo sf::Vector2f tamanho = retangulo.getSize(); // Define a cor para Vermelho glColor3ub ( r, g, b ); // Inicia quadrados glBegin(GL_QUADS); // Primeira posicao: (x,y) glVertex2f(posicao.x,posicao.y); // Segunda posicao: (x+tamanho.x,y) glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y); // Terceira posicao: (x+tamanho.x,y + tamanho.y) glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y + tamanho.y); // Quarta posicao: (x+tamanho.x,y) glVertex2f(posicao.x, posicao.y + tamanho.y); glEnd(); } // Funcao para inicializar o OpenGL void inicializaOpenGL() { // Define a Cor de 'limpar' para Branco usando // Red Blue Green Alpha glClearColor(255.0f, 255.0f, 255.0f, 1.0f); // Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura // afetará a Câmera ( O Observador) glMatrixMode(GL_PROJECTION); // Reinicia todas as transformações e/ou rotações glLoadIdentity(); // Define a projeção cartesiana 2D iniciando de (0,0) // No Lado Superior Esquerdo (ficando igual a projeção do SDL 'puro') gluOrtho2D(0,400,400,0); // Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura // afetará o/os desenho/desenhos glMatrixMode(GL_MODELVIEW); // 'Limpa' a tela usando a cor de 'limpar' a tela glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); } int main(void) { // Cria uma janela de 400x400 com o titulo "Teste com OpenGL" sf::RenderWindow janela (sf::VideoMode(400,400),"Teste com OpenGL"); // Variavel booleana para indicar se o programa "estaRodando" bool estaRodando = true; // Variavel para Eventos sf::Event evento; // Inicializa o OpenGL inicializaOpenGL(); // Main Loop while(estaRodando) { // Se existir eventos coloca na variavel while(janela.pollEvent(evento)) { // Se foi clicado no 'X' da janela if(evento.type == sf::Event::Closed) { // "estaRodando" é falsa estaRodando = false; } } // Comecar o OpenGL aqui // Variavel do Retangulo sf::RectangleShape retangulo; // Tamanho do Retangulo retangulo.setSize(sf::Vector2f(30,30)); // Posicao do Retangulo retangulo.setPosition((400-30)/2,(400-30)/2); // Desenha na tela o Retangulo desenhaNaTela(retangulo); // Salva o estado atual do OpenGL janela.pushGLStates(); // Aqui estamos "livres" para utilizarcomo quisermos o SFML "puro" // Cria uma variavel que contém um "circulo" com raio de 40 sf::CircleShape circulo(40); // Definimos a cor para preta circulo.setFillColor(sf::Color(sf::Color::Black)); // Definimos a posicao circulo.setPosition(200, 100); // Desenhamos a janela janela.draw(circulo); // Pegamos o estado anterior da janela janela.popGLStates(); janela.display(); } janela.close(); return 0; }
Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Ponteiros - Saindo de Pesadelos
Compilando o Mono 2.2 no Ubuntu 8.10
Estudando recursividade direta e indireta
lib cURL - Trabalhe com URLs em C
openCertiface: Biométrica Facial em nuvem baseada em software livre
Melhorando o tempo de boot do Fedora e outras distribuições
Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46
E a guerra contra bots continua
Tradução do artigo do filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz sobre o sistema binário
Conheça o firewall OpenGFW, uma implementação do (Great Firewall of China).
Instalando o FreeOffice no LMDE 6
Anki: Remover Tags de Estilo HTML de Todas as Cartas
Colocando uma opção de redimensionamento de imagem no menu de contexto do KDE
Como adicionar módulo de saúde da bateria dos notebooks Acer ao kernel... (20)
Alguém pode me ajudar porfavor como executar comandos ao iniciar no i3... (1)
[Shell Script] Script para desinstalar pacotes desnecessários no OpenSuse
[Shell Script] Script para criar certificados de forma automatizada no OpenVpn
[Shell Script] Conversor de vídeo com opção de legenda
[C/C++] BRT - Bulk Renaming Tool
[Shell Script] Criação de Usuarios , Grupo e instalação do servidor de arquivos samba