Tutorial OpenGL v3.0
Nesse artigo, trago-lhes a biblioteca SFML junto com OpenGL.
[ Hits: 18.725 ]
Por: Thiago Henrique Hüpner em 15/06/2015
#include <SFML/OpenGL.hpp>
#include <SFML/Graphics.hpp>
void desenhaNaTela(sf::RectangleShape retangulo, float r = 255, float g = 0, float b = 0) {
glLoadIdentity();
// Pega a posicao do Retangulo
sf::Vector2f posicao = retangulo.getPosition();
// Pega o taamanho do retangulo
sf::Vector2f tamanho = retangulo.getSize();
// Define a cor para Vermelho
glColor3ub ( r, g, b );
// Inicia quadrados
glBegin(GL_QUADS);
// Primeira posicao: (x,y)
glVertex2f(posicao.x,posicao.y);
// Segunda posicao: (x+tamanho.x,y)
glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y);
// Terceira posicao: (x+tamanho.x,y + tamanho.y)
glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y + tamanho.y);
// Quarta posicao: (x+tamanho.x,y)
glVertex2f(posicao.x, posicao.y + tamanho.y);
glEnd();
}
// Funcao para inicializar o OpenGL
void inicializaOpenGL() {
// Define a Cor de 'limpar' para Branco usando
// Red Blue Green Alpha
glClearColor(255.0f, 255.0f, 255.0f, 1.0f);
// Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura
// afetará a Câmera ( O Observador)
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
// Reinicia todas as transformações e/ou rotações
glLoadIdentity();
// Define a projeção cartesiana 2D iniciando de (0,0)
// No Lado Superior Esquerdo (ficando igual a projeção do SDL 'puro')
gluOrtho2D(0,400,400,0);
// Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura
// afetará o/os desenho/desenhos
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
// 'Limpa' a tela usando a cor de 'limpar' a tela
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
}
int main(void) {
// Cria uma janela de 400x400 com o titulo "Teste com OpenGL"
sf::RenderWindow janela (sf::VideoMode(400,400),"Teste com OpenGL");
// Variavel booleana para indicar se o programa "estaRodando"
bool estaRodando = true;
// Variavel para Eventos
sf::Event evento;
// Inicializa o OpenGL
inicializaOpenGL();
// Main Loop
while(estaRodando) {
// Se existir eventos coloca na variavel
while(janela.pollEvent(evento)) {
// Se foi clicado no 'X' da janela
if(evento.type == sf::Event::Closed) {
// "estaRodando" é falsa
estaRodando = false;
}
}
// Comecar o OpenGL aqui
// Variavel do Retangulo
sf::RectangleShape retangulo;
// Tamanho do Retangulo
retangulo.setSize(sf::Vector2f(30,30));
// Posicao do Retangulo
retangulo.setPosition((400-30)/2,(400-30)/2);
// Desenha na tela o Retangulo
desenhaNaTela(retangulo);
janela.display();
}
janela.close();
return 0;
}
#include <SFML/OpenGL.hpp>
#include <SFML/Graphics.hpp>
void desenhaNaTela(sf::RectangleShape retangulo, float r = 255, int g = 0, int b = 0) {
glLoadIdentity();
// Pega a posicao do Retangulo
sf::Vector2f posicao = retangulo.getPosition();
// Pega o taamanho do retangulo
sf::Vector2f tamanho = retangulo.getSize();
// Define a cor para Vermelho
glColor3ub ( r, g, b );
// Inicia quadrados
glBegin(GL_QUADS);
// Primeira posicao: (x,y)
glVertex2f(posicao.x,posicao.y);
// Segunda posicao: (x+tamanho.x,y)
glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y);
// Terceira posicao: (x+tamanho.x,y + tamanho.y)
glVertex2f(posicao.x + tamanho.x, posicao.y + tamanho.y);
// Quarta posicao: (x+tamanho.x,y)
glVertex2f(posicao.x, posicao.y + tamanho.y);
glEnd();
}
// Funcao para inicializar o OpenGL
void inicializaOpenGL() {
// Define a Cor de 'limpar' para Branco usando
// Red Blue Green Alpha
glClearColor(255.0f, 255.0f, 255.0f, 1.0f);
// Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura
// afetará a Câmera ( O Observador)
glMatrixMode(GL_PROJECTION);
// Reinicia todas as transformações e/ou rotações
glLoadIdentity();
// Define a projeção cartesiana 2D iniciando de (0,0)
// No Lado Superior Esquerdo (ficando igual a projeção do SDL 'puro')
gluOrtho2D(0,400,400,0);
// Avisa o OpenGL que qualquer alteração futura
// afetará o/os desenho/desenhos
glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
// 'Limpa' a tela usando a cor de 'limpar' a tela
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
}
int main(void) {
// Cria uma janela de 400x400 com o titulo "Teste com OpenGL"
sf::RenderWindow janela (sf::VideoMode(400,400),"Teste com OpenGL");
// Variavel booleana para indicar se o programa "estaRodando"
bool estaRodando = true;
// Variavel para Eventos
sf::Event evento;
// Inicializa o OpenGL
inicializaOpenGL();
// Main Loop
while(estaRodando) {
// Se existir eventos coloca na variavel
while(janela.pollEvent(evento)) {
// Se foi clicado no 'X' da janela
if(evento.type == sf::Event::Closed) {
// "estaRodando" é falsa
estaRodando = false;
}
}
// Comecar o OpenGL aqui
// Variavel do Retangulo
sf::RectangleShape retangulo;
// Tamanho do Retangulo
retangulo.setSize(sf::Vector2f(30,30));
// Posicao do Retangulo
retangulo.setPosition((400-30)/2,(400-30)/2);
// Desenha na tela o Retangulo
desenhaNaTela(retangulo);
// Salva o estado atual do OpenGL
janela.pushGLStates();
// Aqui estamos "livres" para utilizarcomo quisermos o SFML "puro"
// Cria uma variavel que contém um "circulo" com raio de 40
sf::CircleShape circulo(40);
// Definimos a cor para preta
circulo.setFillColor(sf::Color(sf::Color::Black));
// Definimos a posicao
circulo.setPosition(200, 100);
// Desenhamos a janela
janela.draw(circulo);
// Pegamos o estado anterior da janela
janela.popGLStates();
janela.display();
}
janela.close();
return 0;
}

Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android
Estudando recursividade direta e indireta
lib cURL - Trabalhe com URLs em C
Linguagem C - Funções Variádicas
Acessando a porta paralela via Linux
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Atualizar Linux Mint 22.2 para 22.3 beta
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Duas Pasta Pessoal Aparecendo no Ubuntu 24.04.3 LTS (42)
Assisti Avatar 3: Fogo e Cinzas (1)
Conky, alerta de temperatura alta (7)









