Trabalhando com a interface gráfica em Java

Neste artigo vamos ver um pouco sobre o desenvolvimento com a linguagem Java usando interface gráfica, ou GUI.

[ Hits: 49.848 ]

Por: André em 20/02/2010 | Blog: http://127.0.0.1


Trabalhando com mensagens



Agora que vimos como criar uma simples janela, vamos criar uma showmessage. Para isso digite o código:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Main
{
    public static void main(String args[])
    {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Exibindo uma mensagem");
    }
}

Compile e execute, teremos a seguinte mensagem:
Bom, esse código é mais simples e de um intendimento mais fácil, vamos à explicação.

Na primeira linha eu importei a biblioteca da classe JOptionPane e como estamos trabalhando com gráficos, importei a swing. Na linha 3 eu declarei o nome da classe, que novamente é Main (eu apenas apaguei o código usado anteriormente e fiz esse por cima, usando a mesma classe). Na linha 5 eu declarei o método Main (principal), reparem que eu uso letra maiúscula no método main(principal) e no nome da classe eu uso Main com letra maiúscula na inicial.

E por fim, na linha 7 eu coloquei um JOptionPane dizendo que eu queria uma showMessage, que exibi a mensagem "Exibindo uma mensagem".

Vamos trabalhar mais um pouquinho esse nosso código:

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Exibindo uma mensagem");

Vamos colocar um título nela, para isso vamos usar:

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Exibindo uma mensagem", "Título",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);

Vai ficar assim:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Criando uma janela simples com JFrame
   3. Trabalhando com mensagens
   4. Criando botões
   5. Criando um programa para encerrar
Outros artigos deste autor

Acessando o Linux via SSH através do Android

Linux e Windows: Quebrando Estereótipos

Instalando e utilizando o LimeWire no Debian

Expressões Regulares (POSIX) em C

Introdução aos sistemas operacionais

Leitura recomendada

Trabalhando com classes e métodos em Java (parte 2)

GCJ – Conhecendo o compilador Java Livre

Windowbuilder, o plugin do Google para trabalhar com interface gráfica no Eclipse

Jmeter com qualidade e performance

Testes unitários em Java com JUnit

  
Comentários
[1] Comentário enviado por asdf2 em 20/02/2010 - 18:00h

muito bom o artigo, simples e direto, é vai um 10 aé meu chapa

[2] Comentário enviado por andrezc em 20/02/2010 - 18:23h

Obrigado asdf2, fico feliz que tenha gostado de leitura, e obrigado pelo 10 ;)

Abraços.

[3] Comentário enviado por jthomaz em 21/02/2010 - 10:31h

muito bom cara ... ta de parabens

[4] Comentário enviado por andre_asn em 21/02/2010 - 13:50h

Bom dia ...

Ótimo artigo parabéns mas para te fazer caprichar mais no proximo de dou 9,9

[5] Comentário enviado por andrezc em 21/02/2010 - 19:10h

Obrigado Junior Thomaz & andre_asn


[6] Comentário enviado por luizvieira em 22/02/2010 - 08:58h

Não sou fã de Java, pois prefiro Python, mas tenho que reconhecer que o artigo está muito bom!
Parabéns.
[ ]'s

[7] Comentário enviado por WhiteHawk em 27/02/2010 - 09:04h

Parabéns pelo artigo. Ele explicou um pouco sobre a criação de programas utilizando interface gráfica e foi objetivo. Espero que você continue criando os artigos sobre Java.
Abraços.

[8] Comentário enviado por Paro em 07/03/2010 - 03:58h

Parabéns pelo tutorial!

Para nós que estamos começando no java agora está sendo de bastante utilidade!

Abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts