Bom, como eu havia dito, neste artigo eu estarei usando a IDE
NetBeans 6.0.1, mas você pode usar o Eclipse ou qualquer outra IDE para desenvolver, e nós não usaremos Drag and Drop por enquanto.
Vamos começar fazendo uma simples tela, para isso crie um projeto e uma classe. A minha classe vai se chamar Main.
Vamos ver o código e logo após eu vou explicá-lo:
import javax.swing.JFrame;
public class Main extends JFrame{
public Main()
{
super("Janela básica, JFrame");
this.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
this.setSize(270,200);
this.setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
new Main();
}
}
Depois de compilá-lo e executá-lo vamos ver a seguinte tela:
Vamos às explicações:
Na primeira linha vemos um import, nós tivemos de importar a JFrame, pois ela não faz parte da Java.lang. Na terceira linha (public class...) declaramos a classe "Main", onde você pode pôr o nome da sua classe. Na mesma linha o extends, vamos dizer à JVM (Java Virtual Machine) que a nossa classe "Main" é secundária a outra classe, JFrame.
Na linha 4 (public Main()) estamos declarando o método que vai "fazer" a classe. Na linha 6 (super...) damos nome ao título da nossa janela, que no caso é "Janela básica, JFrame".
Na linha 8 você pode notar que temos o this (também na linha 9 e 10). O this é como uma referência para a própria classe, o DefaultCloseOperation diz o que acontece quando clicamos no botão X que fecha a janela, no caso ele usou um valor inteiro.
Na linha 9 definimos o tamanho da nossa janela e o setVisible tem como função mostrar a janela.
Na linha 12 citamos o método main (não é o nome da minha classe e sim o método principal, que deve estar presente em todos os seus projetos). E por fim a linha 13 setando o nosso Main().